sexta-feira, 18 de março de 2011

Estado transfere aos poucos mais responsabilidades aos municípios

OPINIÃO

Lamentavelmente a notícia da reestruturação da Segurança Pública no Estado de São Paulo e que atinge em cheio as pequenas cidades do interior, principalmente as com menos de 10 mil habitantes. A medida governamental  pegou mais uma vez a população de surpresa. No caso de Dourado, no último dia 24 de fevereiro, foi realizada uma reunião com autoridades exatamente para discutir o tema Segurança. Compareceram perto de 200 pessoas que se interessaram no assunto e que de certa forma estão preocupadas com a segurança pública.

O Blog do Ronco recentemente mostrou as péssimas condições da delegacia de Dourado, que graças aos funcionários, fazem de tudo para atender à demanda. Citamos o caso  do escrivão Silvio Dictoro que sabidamente, está asoberbado com serviços relacionados à delegacia local.

A proposta era de mais funcionários para a delegacia para que pudesse agilizar os trabalhos. Na contra-mão disso, vem a palavra do governo do Estado em fechar as Delegacias em cidades com menos de 10 mil habitantes. Ora, se estávamos reclamando justamente o contrário, muito serviço para poucos funcionários, com o possível  fechamento dessa delegacia como ficará a população?

Sabemos que a PM está com o seu efetivo diminuido. Agora virá mais tarefa para a própria PM, no caso de registros de ocorrências. Em Ribeirão Bonito a situação não é muito diferente. Os poucos funcionários da delegacia local se desdobram para atender a demanda. Pelo que temos de informação até o momento, poderá sobrar mais tarefa para a delegacia de Ribeirão Bonito.

O governo do Estado, ao meu ver, está fazendo economia deixando a população insegura. Vejo essa medida com muita preocupação. A transferência de responsabilidade aos municípios está clara em mais essa atitude do governo de São Paulo.
Ronco

9 comentários:

Andre Lucato disse...

Neste link, pode-se ver qual a filosofia de gerência do Estado aplicada pelo PSDB.
Receita crescendo quase 100%, despesa com segurança CAINDO.
Não adianta reclamar agora. 3 de outubro já ficou para trás.

http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com/2010/10/08/serra-o-desastre-da-seguranca-publica-em-numeros/

Maneco disse...

Mais uma vez o PSDB prejudicando os funcionários públicos, neste caso os policiais, e consequentemente a população em geral. As coisas ao invés de progredir (com o aumento do número de policiais) estão ficando cada vez pior. Essa conversa de economia não colou não Sr. Governador.

joaquim disse...

O GOVERNO ENXUGA AS CONTAS NAS COSTAS DA POPULAÇÃO O EFETIVO DA PM JA E PEQUENO NÃO ATENDE A DEMANDA, AGORA FECHANDO AS DELEGACIAS VAI VIRAR UM CAOS

SNIPER disse...

Policiais Civis e militares vem sofrendo muito com os atos desse governo, já há 16 anos no Estado de SP! Salários baixissimos, condiçôes precarias de equipamentos e excesso de trabalho devido a falta de policiais! No entanto, após a ousadia de policiais civis que fizeram greve por melhores salarios e condições de trabalhho no estado de são paulo estes se tornaram alvo preferencial do governo, que não mede esforços para prejudica-los! Seja através de atos, digamos pouco convencionais de sua corregedoria (por ex: caso amplamente divulgado pela midia em que uma Escrivã foi desnudada por policiais da corregedoria e tais imagens foram divulgadas pela Internet e TV.) e agora a extinção de Delegacias de Policia! A crise na segurança do estado mais importante do país é grave e infelizmente não há perspectivas de melhoras em curto prazo! O pior que as consequencias ficaram com a população!

Nenê disse...

Concordo com o comentário acima e lembro que no governo Serra, em 2009, a base de cálculo do Adicional de Insalubridade foi congelada (calculada no salário mínimo daquele ano), prejudicando os políciais.

Luciana disse...

Ronco, a Amarribo vai tomar alguma providência para protestar contra essa decisão do Estado? obrigada

Luciana disse...

Outra notícia do jornal afirma que algus deputados enviaram um requerimento ao governador Alckmin quesionando o fechamento das delegacias.

Procurei os nomes dos deputados e enviei emails a eles, para dizer que apoio o questionamento.

Anônimo disse...

Tudo isto não me assusta, só falta o governo privatizar a segurança pública, fechar as Delegacias e se colocar banner na porta pedindo desculpas a população por incompetência.
RAMONA

Laurilia Veiga e Carlos Hansen disse...

Razão assiste a todos os comentários aqui postados, pois a violência é assustadora. Assistimos todos os dias o noticiário divulgando casos e casos de violência tanto na grandes como nas pequenas cidades, motivo mais que suficiente para para o Governo do Estado implementar melhores politicas para melhorar a segurança do cidadão. Mas, não. Na contramão este diminui o acervo técnico da policia, que seguramente irá refletir na falta de segurança a populoação. Isso é descaso, omissão e irresponsabilidade.