sábado, 19 de março de 2011

Empresários se mobilizam pela internacionalização do aeroporto

Objetivo é facilitar exportação e importação na cidade

São Carlos

Visando o mercado externo, vários empresários de São Carlos se mobilizam para internacionalizar o aeroporto Mário Pereira Lopes.
Construído na década de 1970, o aeroporto ainda é usado apenas para vôos executivos. É pouco para a cidade que só em 2009 exportou US$ 304 milhões e importou US$ 121 milhões.
Em uma empresa que fabrica equipamento a base de raio laser, 40% da matéria prima vêm de fora e 7% da produção tem como destino outros países. “A meta é chegar a 40% da nossa produção ser exportada. A infraestrutura para isso vai fazer uma grande diferença”, disse o diretor presidente Jarbas Castro.

A Companhia aérea que realiza manutenção do aeroporto também perde tempo atualmente. As aeronaves têm que descer primeiro em outras cidades antes de pousar em São Carlos.
O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) informou que não existe uma previsão para transformar o aeroporto de São Carlos em internacional. Primeiro é preciso fazer algumas adaptações como ampliar o tamanho da pista e instalar postos da Polícia e da Receita Federal.

O pedido tem que ser feito ao Ministério da Fazenda. O prefeito Oswaldo Barba esteve em Brasília onde encaminhou estudos que mostram a necessidade. “Nós estamos no começo de uma luta, mas eu tenho certeza que com o apoio da sociedade e das forças produtivas nós vamos conseguir a internacionalização.
Apesar disso, apenas o interesse da cidade não vai resolver. “Tem que ter todo mundo na mesma direção, o governo federal, estadual e municipal”, destacou o professor de engenharia aeronáutica da USP São Carlos Fernando Catalano.
Fonte: EPTV

Nenhum comentário: