AMARRIBO - 11 anos promovendo a probidade na
Admistração Pública
Sede social
Tenho recebido muitos e-mails e mesmo comentários no Blog do Ronco de interessados na formação de uma ONG em Dourado. Vejo isso com bons olhos. Aliás no passado fundaram uma ONG na cidade. Penso que está desativada.Como já falei, participo de uma ONG, hoje elevada ao nível de OSCIP, que é a AMARRIBO. Faz 11 anos que dela participo, ou seja, desde a sua fundação que teve como primeiro Presidente o amigo José Paulo Lucato.
Fui presidente em 2007 e hoje sou conselheiro. A história da AMARRIBO é muito interessante. Na realidade ela foi criada por filhos da cidade, que cresceram em Ribeirão Bonito e seguiram cada qual a sua carreira. Em determinado momento, se reuniram com o objetivo de devolver à cidade o que ela havia oferecido de bom a eles: ensino, educação, a infância e a adolescencia bem vivida etc.
Formaram a AMARRIBO com a ajuda do pároco da cidade Padre Morales e com a determinação e o incentivo do "Zé" Paulo Lucato. No início era uma ONG para alavancar projetos para a cidade, o que foi feito. O primeiro projeto foi a reforma do Morro Bom Jesus, principal ponto turístico do município.
Escritório da AMARRIBO em Ribeirão Bonito
Após essa refoma que na época custou em torno de R$ 50 mil, a entidade começou a receber informações de que o prefeito à época estava desviando recursos públicos do município. Em uma reunião de urgência e extraordinária, a Amarribo resolveu que iria fiscalizar os órgãos públicos, pois o pensamento dos seus integrantes foi no sentido de que nada adiantaria estar ajudando a cidade, se do outro lado o administrador público desvia recursos do município.
Grupo de Ribeirão que muito trabalhou pela cidade
O estatudo da AMARRIBO foi alterado e a partir de então a ONG teve duplo trabalho: continuar ajudando a cidade com projetos e também fiscalizar o Executivo e o Legislativo. A partir daí todos sabem o desfecho.
Hoje a AMARRIBO conta com uma rede de mais de 200 ONGs que trabalham com os mesmo objetivos e pricípios, promover a probidade na administração pública. A edição da cartilha: "O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil" já está na 5ª edição com mais de 130 mil cartilhas distribuídas por todo o país e até fora dele. Uma versão dessa cartilha foi editada em espanhol.
A AMARRIBO foi convidada e aceitou ser a organizadora da 15ª Conferência Anti-Corrupção que será realalizada no Brasil em 2012. A 14ª foi realizada na Tailândia com a participação da AMARRIBO.
Estou à disposição para mais detalhes sobre a formação de uma ONG em Dourado. Como conselheiro da AMARRIBO, digo que teremos o maior prazer em ajudá-los.
Dizem que a AMARRIBO é uma pedra no sapato dos políticos. Digo que não é verdade, pelo menos em parte. Àqueles que realmente agem de forma correta merecem o nosso apoio e até mesmo a nossa parceria. Agora para os corruptos, e mal intencionados, para esses somos um paralelepido em seus sapatos. Eu arrisco a falar, que político que não gosta da AMARRIBO tem que ser mais vigiado, é um grande indício...
Ronco
7 comentários:
Ronco
Acompanho a AMARRIBO a algum tempo e será muito interessante a fundação de uma ONG na cidade, a principio tudo o que eu vi que não foi voltado a politica em dourado ja fechou, porém , uma ONG para funcionar tem que ser imparcial.Outra percepção minha é que os que estão interessados em ajudar não são da cidade, isto é um problema devido a distancia, e o não conhecimento da realidade da cidade.Você pode ser mais especifico em outra matéria ou até mesmo no cometário de qual seria os passos para formação de uma ONG.
Volto a lembrar da falta de senso de urgência em nossa cidade, um exemplo é que até agora foi feito, falado, reunião realizada em 24/02 e nada se viu efetivamente sobre a operação delegada e o convênio da prefeitura com a PM para multas de trasito.Para isso precisamos sim de uma ONG com aoio direto de quem ja tem experincia para poder trilhar o caminho mais certo possivel.
Grande Abraço.
Minutti,
ONG parcial é nat-morto. Tem que ser mesmo imparcial. Para que você tenha uma idéia, na AMARRIBO quem quiser se candidatar a cargos no Legislativo ou Executivo, se estiver na ONG, tem que se retirar. O envolvimento em politica-partidartia não combina com o trabalho da ONG. Quanto às pessoas que moram fora da cidade, não vejo problemas. Na AMARRIBO temos muitos que são de fora, porém temos outro tanto que reside na cidade. O primeiro passo é a formação de uma Diretoria Executiva e de um Conselho de Administração. Veja que é muito importante(MUITO MESMO) que o Presidente Executivo e o Presidente do Conselho sejam ativos e de provada liderança. Essa liderança faz a diferença. Sem lider, sem ONG! A escolha de uma Diretoria ativa é a base do sucesso da entidade.
Ronco
Ai em Dourado tem ao menos umas seis(6) cartilhas da Amarribo que eu mesma encaminhei quando minha filha trabalhava nesta cidade perguntem para o Sr.Miltinho onde ou com quem elas estão. é só ler que dá pra montar uma ONG
Sergio sou a favor da ONG em dourado e estarei desposto a participar porque tem que ser como a de Ribeirão bonito levado a serio e arrumar um presidente igual a o JOSMAR que é uma pessoa de punho firme e sabe o que fala.
A sergio igual a o JOSMAR não vai ser facio achar,kkkkkkkkkkk.
valeu sergio pode contar comigo.
Acho que é preciso repetir muito essa questão colocada pelo sr. Munitti e pelo Ronco: uma ONG NÃO É UM PARTIDO POLÍTICO. É apartidária por princípio.
Uma ONG ou uma associação de bairro trabalham pela defesa de interesses das pessoas!
Outra sugestão: as rádios de Dourado poderiam se oferecer para passar (e repetir) entrevistas curtas com pessoas que pudessem esclarecer esses princípios básicos: o que é uma ONG (ou associação); o que faz; porque é preciso participar. Nem todo mundo tem internet e as rádios poderiam ajudar.
Só posso dizer aos amigos de Dourado e outras cidades do Brasil que a simples existência de uma Ong de Controle Social na cidade já gera mudanças: maior participação popular, maior cuidado do executivo e do legislativo no trato da coisa pública, ajuda ao executivo uma vez que leva até ele os anseios da cidade, a certeza de não estar sozinho pois a Amarribo nos dá, prontamente, toda a retaguarda de que precisamos.
O trabalho de conscientização, apresentando à sociedade as ferramentas que possibilitam o acompanhamento do orçamento, receitas e despesas, regras de licitação, torna o cidadão mais preparado e todos ganham com isso.
Tenho constatado isso em Águas da Prata e na maioria das cidades da Rede. Parabéns e sejam bem vindos.
Gostei da explicação Ronco, obrigado, será que tem como o blog fazer uma enquete de quem seria um bom nome para presidente desta ONG ?
Postar um comentário