sexta-feira, 4 de março de 2011

CPFL diz que em maio os problemas dos apagões estarão sanados na região

Prefeitos de Ribeirão Bonito e de Dourado se reúnem com Diretores da CPFL
Da Esquerda para Direita: Prefeito de Dourado Edmur Buzzá, Diretor de Operações da CPFL Antonio Carlos Cyrino,Prefeito de Ribeirão Bonito Paulo Veiga e Gerente de Poder Público da CPFL Mauro Forgerini

Ribeirão Bonito
Especial Blog do Ronco
No gabinete do Prefeito de Ribeirão Bonito(PPS), estava a alta cúpula da CPFL regional., alguns convidados da cidade e também o Prefeito de Dourado Edmur Pereira Buzzá(PT). Antonio Carlos Cyrino, Diretor de Operações da CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, e mais cinco outros diretores se deslocaram de Campinas para posicionar, principlamente os chefes dos Executivos de Ribeirão Bonito e de Dourado, dos problemas que a CPFL vem enfrentando na região e suas soluções.

Com o auxílio de um retro-projetor, Cyrino pode explicar aos presentes, o por que  dos constantes piques de energia e até mesmo os prolongados apagões. Cyrino afirma categoricamente que não há gargalo no fornecimento de energia. Para o diretor, de 70 a 80% dos apagões registrados,  as causas são os constantes roubos de cabos e as descargas elétricas que caem nesta região. Os dados da companhia mostram que os roubos desde 2008 tiveram um aumento acentuado, chegando em 2010 com 19 ocorrências. Perguntado pelo Blog do Ronco o por que a CPFL não previu o que poderia acontecer, evitando-se  assim os apagões. Cyrino respondeu que quando o problema é identificado é necessário um tempo de maturação para a sua solução. 

A CPFL está investindo R$ 6,2 milhões em nova subestação que a partir de agora recebe uma nova denominação: "Ribeirão Bonito 1". De acordo com Cyrino, essa subestação entrará em funcionamento no mes de maio. Questionado se seria no ínicio, apenas disse que o mes de maio é a data para funcionar.

O Prefeito de Dourado Edmur Buzzá quis saber se a   CPFL tinha uma previsão de quantos anos a frente essa subestação suportará a demanda das cidades de Dourado e Ribeirão. Para Cyrino, o investimento é praticamente para solucionar o problema para sempre, uma vez que realizado esse investimento, quando a demanda de energia for maior, será apenas uma questão de adqua-la às novas necessidades.

"Não houve em momento algum desleixo da compnahia", disse Cyrino, voltando a afirmar que o tempo percebido pela empresa, que estavam com problemas e o investimento em nova subestação foram normais. Para o executivo da CPFL, é o mesmo que um paciente reclamar de algo ao médico, e esse paciente ser tratado com remédios até que perceba que existe algo de mais grave e necessite de uma cirurgia, referindo-se à demora em solucionar os problemas na região.

O Prefeito de Ribeirão Bonito Paulo Veiga reclamou muito do atendimento da companhia quando há problemas com a energia. "Você liga no 0800 da CPFL e pergunta qual o prazo de religação e há informações divergentes de funcionário para fiuncionário. Cada um diz uma coisa", disse Veiga.

Cyrino respondeu ao prefeito Veiga que tanto ele quanto o prefeito Edmur, tinham informações privilegiadas em casos de falta de energia ou até mesmo quando a companhia faz reparos em suas linhas. Os dois prefeitos negaram essa informação, o que fez Cyrino olhar para o Gerente de Poder Público Mauro Forgerini, como se estivesse cobrando uma atitude.

Quanto aos "picos" de energia, o chamado pisca, foi informado que com a nova subestação irá melhorar muito.

O Blog do Ronco informou ao Diretor Cyrino que um grupo de vereadores de 4 cidades da região estavam prestes a ingressar na justiça exigindo que a CPFL faça o devido ressarcimento aos consumidores prejudicados,. Cyrino respondeu que esse movimento não é necessário, basta que esse grupo apresente a lista dos possíveis prejudicados e de seus prejuízos e que seja entregue a ele mesmo.

A palavra final da reunião, veio através da diretoria da CPFL aos consumidores , para que tenham um pouco mais de paciência pois o problema será solucionado no mes de maio com a nova subestação " Ribeirão Bonito1", em funcionamento.

10 comentários:

LUIZ disse...

Acho que infelizmente não nos resta outra alternativa a não ser esperar . Tomara que realmente resolva , pois está muito dificil aguentar esta situação .......

Sou Muuuuuito Ribeirão disse...

Muito obrigado por manter o POVO informado sobre o assunto , é por essas e outras que VOCÊ merece esse milhão de acessos .... PARABÉNS pelo seu trabalho maravilhoso ...

Anônimo disse...

È o FINAL FELIZ. Sairam todos contentes e satisfeitos.
Temos que pedir desculpas à CPFL.
Zé povinho

Wal disse...

Sou como São Tomé. Só acredito vendo.
Tempos atraz houve um comentário aqui no blog sobre o mesmo assunto, de uma pessoa que trabalhou na CPFL 30 anos.
Segundo ele, o problema em Ribeirão Bonito não será resolvido com a nova estação já que é aqui que está o problema, com equipamentos muito antigos. Cabos, transformadores e outras coisas.
Acredito mais na palavra do ex funcionário do que nos diretores da empresa, que estão apenas e tão somente no seu papel de defendê-la.

Marcos Baldavira disse...

Ah! Agora estou bem mais tranquilo, vou até esperar sentado pela solução dos problemas pela CPFL.

Ines disse...

Quanto aos Prefeitos estão se empenhando só temos que agradecer
muito obrigada Paulo ,se não der certo ao menos vcs tentaram,portanto fizeram a sua parte
Ines

joaquim disse...

se der certo não estão fazendo mais que a obrigação, se não der
que as autoridades competentes não descanse.
no minimo que merecemos é respeito.

Anônimo disse...

Eu até já acostumei com o escuro. Caso as coisas melhorem eu vou estranhar.
Quanto riso, quanta alegria, quase 20 mil palhaços na escuridão.
Nos fazem de palhaços.
Privatização é o que há de mais moderno no mundo.
Araquem.

Frederico disse...

D.Wal, para a senhora ter uma idéia o alimentador FSA-02 (linha que leva energia da S/E de Ferras Sales à Ribeirão Bonito) foi construida em 1969. É um fusca 1969.
Pode até estar razoavel, mais foi feita para atender a realidade da época ( nas residencia não existiam tantos aparelhos elétrico e o nº de consumidores era bem menor). Nela existem muitas fazendas ligadas, o que a torna vulnerável.
A nova subestação vai melhorar, mas não creio que vá resolver totalmente o problema.
Já Douraqdo, o alimentador é novo e a rêde bem melhor, com melhores opções de manobra, com possibilidade de ligar hospital e parte da cidade por Brotas, o que Rib.Bonito não tem.
Para Bôa Esperamça. Trabijú e Gavião Peixoto essa subestação nova não resolverá nada.

Maria José Prior disse...

Ronco,

A CPFL diz que o problema esta no furto de cabos e descarga eletrica.
Agora pergunto: quantos BO FORAM FEITO DE FURTO DE FIOS? ONDE FORAM FEITOS? E QUANDO NÃO CHOVE QUE ACABA A ENERGIA, ONDE ESTA A DESCARGA ELETRICA? CPFL faz me rir...

Maria José Prior