segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Qual será o próximo Tema???

OPINIÃO

Com relação à reunião sobre Segurança Pública realizada no último dia 24, tenho a dizer que não houve perdedores. Ganhamos todos nós: População, Prefeito, Vereadores, Policiais Militares e demais autoridades que estiveram presentes. É humanamente impossível administrar uma cidade sem ouvir os anseios e os reclamos da população. Talvez esse furor todo em torno da realização de uma reunião seja pela própria falta de costume. 

Vejam os senhores: em Ribeirão Bonito audiências públicas são normais: Saúde, Ensino, Segurança e outros temas. A própria Câmara Municipal de Ribeirão Bonito promove audiências itinerantes. O que isso significa? Significa que a estrutura da Câmara é toda deslocada para os bairros onde são realizadas essas reuniões. Quanto à presença ou não do munícipe, fica a cargo do próprio munícipe. 

Eu já assisti audiências públicas com número reduzido de participantes, porém com nível de discussão muito bom. Em Ribeirão Bonito ninguém pode reclamar que o prefeito Paulo Veiga(PPS) não promove debates e discussões. Quando convidado à participar de programa , na única rádio da cidade, não hesita em aceitar. E os programas com a presença do prefeito são verdadeiros "pinga-fogo". O telefone da emissora fica aberto para questionamentos da população, e quando isso acontece, quem ganha é o coletivo. Dialogar, questionar, debater, discutir, cobrar, tudo isso faz parte de um governo participativo e transparente.

O que foi feito para reunir perto de 200 pessoas em um salão de festas? Absolutamente nada além do trivial. Apenas divulgar com antecedência, se utilizando dos meios básicos para tanto:  distribuir folhetos pela cidade, pedir o apoio das emissoras da cidade, anunciar em blogs e mais nada. Percebem que é muito fácil? Por outro lado o número de participantes foi considerável, pelo fato do tema ter sua importância e a população querer debater profundamente o assunto.

Quando os políticos entenderem que a população tem as suas obrigações, mas também tem os seus direitos, tudo ficará mais claro e fácil de compreender.

Os comentários que seguem após a reunião, também são positivos, pois cria a educação e o costume de discutir os rumos que são tomados politicamente na cidade.

Ninguém é dono absoluto da verdade. O cidadão precisa se expressar, precisa ser ouvido.
Não acredito que os políticos de Dourado não tenham gostado da referida reunião,. Afinal, são ou não democratas? Acredito que sim! Instala-se portanto,  uma nova fase em Dourado: Ouvir os anseios e os reclamos da população. Qual será o próximo Tema???

Em Tempo: Em Ribeirão Bonito, a Oscip Amarribo durante a campanha eleitoral convida os candidatos a prefeito a assinarem compromisso público com a população.
 Vejam:

1. Adotar transparência total na administração, fornecendo prontamente todas as informações requeridas pelos cidadãos, organizações não governamentais,  Ministério Público.
2. Coibir o uso de quaisquer recursos públicos em benefício próprio ou de terceiros a título de favorecimento.
3. Fornecer mensalmente a lista de todos os pagamentos feitos, individualmente, pelos órgãos da prefeitura, incluindo verbas de Saúde, FUNDEF, mesmo que a origem da verba tenha vinculações com a administração estadual ou federal, com valores, nome dos beneficiários, CNPJ ou CPF, e a título de que foi feito o pagamento.
4. Levar ao Ministério Público e às autoridades constituídas a apuração de qualquer suspeita de desvio de recursos que recaia sobre membros da administração pública ou dos órgãos sob o meu comando direto ou indireto.
5. Colocar à disposição da população, até dois anos após assumir o mandato, em site próprio para acesso via Internet todas as informações requeridas pelos órgãos fiscalizadores da administração pública, e a listagem revista no item 3.
6. Promover uma reestruturação administrativa na Prefeitura para dar melhor eficiência aos serviços e reduzir os custos da máquina administrativa.
7. Não favorecer parentes, amigos e apaniguados em aquisições e licitações de qualquer órgão da prefeitura.
8. Não contratar parentes até terceiro grau em cargos de confiança.
9. Adotar orçamento democrático, promovendo audiências para priorização na alocação dos recursos da prefeitura.
10. Apoiar a alteração da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal para adoção do voto aberto pela Câmara Municipal em todas as matérias.
11. Utilizar os serviços de entidades qualificadas e independentes na eventualidade de realização de concursos públicos para contratação de funcionários.
12. Não utilizar órgãos, funcionários, e equipamentos da administração pública em proveito próprio, ou de terceiros.
13. Permitir a qualquer momento a realização de auditorias solicitadas pelo Ministério Público, Câmara de Vereadores, e entidades representativas da sociedade para verificação de contas e documentos.
14. Declaro conhecer o conteúdo da publicação o combate a corrupção nas prefeituras do Brasil e me comprometo a tomar medidas administrativas para prevenir no futuro

4 comentários:

José Carlos disse...

Assino em baixo Ronco. Temos que cria esse hábito

G.M. disse...

São diversos os temas de necessidade da população tanto em Ribeirão Bonito como em Dourado, e todos eles devem ser abordados, mas cada um em seu devido tempo, para que haja uma discussão coerente e um início de ações planejadas, evitando assim que isso se torne uma bola de neve de problemas jogada nas mãos dos Governantes que acabam por sua vez sem resolver nada. Novamente entramos nos eixos, caminhando rumo ao progresso, passo a passo, com a melhor forma de gestão: apoio total dos munícipes que trabalham em conjunto com as Prefeituras. Se tomarmos como exemplo cidades vizinhas, como São Carlos e Araraquara, onde nota-se a participação ativa da população, tanto em reuniões de bairros, como nas de Orçamento Participativo, podmos perceber que estamos no caminho certo mais uma vez.

EU disse...

O PRÓXIMO TEMA DEVERIA SER "MUDANÇA NO TRÂNSITO"....

JR disse...

INERNET GRATIS PARA DOURADO ( igual boa esperança do sul) (*_*)