terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Empresa de São Carlos cria semáforos inovadores no país

Equipamentos contam com lâmpadas de Led em menor número, mais econômicas, com maior durabilidade e que inibem a ação reflexiva do sol nas lentes

A empresa DirectLight, de São Carlos (SP), criou semáforos inovadores com lâmpadas de Diodos Emissores de Luz (Led) de alta potência. O projeto ótico é inédito no Brasil e foi desenvolvido em apenas dois anos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa para o Estado de São Paulo (FAPESP).

Estes novos modelos de semáforos têm como principal diferencial inibir a ação do sol, pois nos semáforos comuns os raios solares incidentes nos refletores são projetados de volta criando a sensação de falso aceso (efeito fantasma), dificultando a visibilidade das cores vermelha, verde e, principalmente, a amarela. “Com esses semáforos, devido ao conjunto das lentes utilizadas o efeito fantasma não aparece e é possível enxergar a cor nitidamente, além de dispensarmos as chamadas pestanas”, compara Luis Fernando Bettio Galli, engenheiro elétrico e diretor da DirectLight.

Nenhum comentário: