quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Apagão provoca explosão no Café Ribeirão Bonito

Funcionário quase foi atingido; outras empresas tiveram prejuízos

Marcel Rofeal, da Redação
www.marcelrofeal.blogspot.com

Fotos: Marcel Rofeal
Ribeirão Bonito
 
Uma explosão na tarde desta quarta-feira (2) provocou prejuízos e assustou os funcionários do Café Ribeirão Bonito, localizada na entrada da cidade. O vazamento de gás causado pelo corte no fornecimento de energia elétrica é apontado como a principal causa do acidente que, por sorte, não deixou feridos. Outra empresa que também teve perdas é a Têxtil Godoy, também na entrada da cidade.

Por volta das duas e quinze da tarde, uma segunda interrupção no serviço atingiu o município. Isto porque de manhã, Ribeirão Bonito passou pouco mais de uma hora sem energia. Assim que a luz acabou, uma das máquinas da empresa de café apresentou problemas.

Aquecido por gás, o equipamento é movido por energia elétrica. Com o corte no fornecimento, a máquina interrompeu a ventilação e a pressão gerada pelo vazamento de gás ocasionou em uma explosão. Neste momento, um dos funcionários tentava controlar a situação fazendo uso de uma manivela e por pouco não acabou ferido.

Três funcionários tentaram conter as chamas, porém, a bomba d’água também é movida à energia elétrica. Extintores de incêndio foram usados e o fogo foi controlado. Segundo os proprietários, houve um prejuízo de R$ 2.340,00 somente em café, mas o valor poderia aumentar se a máquina também fosse comprometida.

Na indústria Têxtil Godoy, a poucos metros do local, o blecaute de quase uma hora também causou transtornos. Segundo o empresário Sérgio Godoy, o prejuízo foi incalculável. Godoy ainda afirmou que deverá ingressar na justiça para obter a reparação dos danos causados pelo corte na energia. Outros empresários e comerciantes devem fazer o mesmo.

De acordo com a advogada Maria José Prior, há a intenção de se mover uma ação popular contra a concessionária fornecedora de energia na região, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A advogada esteve na tarde desta quarta-feira no Fórum de Ribeirão Bonito onde consultou o Promotor Público sobre uma ação.

Maria José ainda afirmou que estudará um ingresso judicial e que também sofreu com o blecaute, pois perdeu arquivos em seu computador. Segundo ela, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) também foi acionada, porém não apresentou nenhuma solução ao problema. Nossas lentes captaram o trabalho da CPFL há poucos metros da extinta Manaus. Ainda não sabemos o motivo do apagão.

7 comentários:

Angelo disse...

antigamente, quando a citada compania ia fazer alguma manutenção em sua rede elétrica, tinha a delicadeza e respeito pelos consumidores avisando-os previamente. Infelizmente, mesmo com a facilidade de utilizar diversos meios de comunicação, como por exemplo este blog que possui um grande alcance, radio comunitária ou até mesmo o sistema externo de som da igreja matriz, preferem o descaso.

Elvio disse...

Esse descaso com que a CPFL vem tratando os consumidores da cidade já ultrapassou o limite tolerável. Não temos um Ministério Público em nossa cidade? Será que essa empresa é tão inatingível que não possa ser responsabilizada? A Prefeitura não pode entrar com uma ação coletiva, bem embasada, gerando multas milionárias à empresa em prol do município e repassar essa indenização em nosso IPTU? Ou vamos ficar mais uma vez indignados e sentados!

LUIZ disse...

Será que alguem vai ter que morrer para se fazer alguma coisa contra esse descaso da CPFL ??????? Graças á DEUS ainda não foi dessa vez.........

Glória disse...

Então povo fico pensando no gerador de energia para a santa casa será tão caro assim,que um boi no rolete ganho em uma doação não resolveria o problema ?

Rosangela Garcia disse...

Pois é a gente fica sem saber o q fazer. O q fazer comprar um gerador no caso do nosso trabalho q é a sorveteria O SENHOR GERADOR ou fica + barato mudar de cidade? Não vejo isso acontecer em São Carlos e nem Araraquara, será q é pq por tem grandes indústrias? Seraaaá? Ou outra opção, vai ter q morrer alguém!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sergio,

Como poderíamos fazer uma ação popular contra a empresa, algum advogado poderia liderar a ação?

Ou algo parecido.

Edson Fraga

chopp disse...

Incrível!! E a CPFL?