Luiz Marcelino dos Santos Palone(PSB), e Aparecido Donizete Galhardo(PSB), vereadores que assinaram Projeto de Resolução de autoria do vereador José Luiz Mascaro(PT), que altera nomes das salas na nova sede do Legislativo de Ribeirão Bonito, voltam em suas decisões, votando pela permanência do nome de Emygdio Lucato para o plenário. O documento foi protocolado na Câmara Municipal com as duas assinaturas e aguarda a leitura em sessão próxima.
Paralelamente a isso, corre na cidade, um abaixo assinado popular em repúdio à alteração de nome do Plenário que até o momento leva o nome do ex-prefeito, já falecido, Emygdio Lucato. A própria família Lucato, está elaborando um documento com várias assinaturas de seus membros em repúdio ao Projeto de Resolução.
" Eu reconheço o meu erro, nada mais justo que voltar em minha decisão", disse Marcelino Palone ao Blog do Ronco.
Para o vereador Galhardo, foi uma questão de melhor avaliação para voltar em sua decisão.
Fonte do Blog do Ronco revelou que a família Lucato não permitirá que o nome de Emygdio Lucato seja homenageado em outro local do Legislativo que não seja o do plenário. Caso a Câmara não volte em sua decisão e, com essa possível decisão da família Lucato em não autorizar a homenagem em outro local, a placa confeccionada perderá seu objetivo.
Por informações, as placas que deverão representar os homenageados já foram confeccionadas e já estariam afixadas em prédio de propriedade do Banco do Brasil, em Ribeirão Bonito no andar superior.
21 comentários:
Eu peço a atenção dos amigos(as) do Blog do Ronco:
As notas publicadas neste espaço tem por finalidade levar até o internauta o que ocorre na região e, principalmente, focando Ribeirão Bonito. O espaço que escrevo, tem o ojetivo de colher comentários sobre o assunto postado. Às vezes o que ocorre, é um internauta responder a outro internauta fugindo do tema proposto. E esse "jogo" de respostas segue desenfreado como algo de âmbito particular que acaba por funcionar como mensageiro entre duas ou mais pessoas. Determinantemente, não é esse o nosso objetivo. O trabalho de moderação acaba ficando muito difícil e muitas vezes criando embaraço. Peço a compreensão de todos nesse sentido. O Blog do Ronco está produzindo algumas regras para as devidas postagens, e essa é uma delas: a proibição de respostas entre internautas, atentando apenas e tão somente ao fato noticiado. Muitos Blogs agem dessa forma para que seja evitado maiores problemas. Outro fato que acontece, é com relação à denúncias e a citação de nomes. Jamais este blog publicará denuncias mesmo que esteja disfarçada nas entre-linhas. Quando você perceber que seu comentário não foi postado é porque está fora dos padrões admitidos por este blog.
Muito obrigado pela compreensão
Ronco
Parabéns aos senhores vereadores que reconheceram em tempo que alguma coisa estava errada.abraços
ines camilo
Sérgio e demais.
Agora vou fazer o papel de advogado do diabo. Uma vez já confeccionadas as placas, inclusive o memorial que homenageará os ilustres que hoje tem seu nome nas dependências da Casa, não seria mais um ônus aos cofres públicos ter que dispor de mais uma quantia para a confecção de novas placas?
Sim, porque a placa do memorial já pronta contém o nome de Emygdio Lucato e, uma vez aprovado o proposto pelos parlamentares, uma nova placa para o plenário deveria ser feita também.
Concordo com Marcel... mais ônus para o Município. Entendo que os vereadores assumiram um erro, mas pelo que tenho lido e me informado, o tal projeto ficou um tempão em pauta para discussão, todos foram unânimes...
O vereador Marcelo só achou que estava errado depois de tanta algazarra, pois ele sempre está atento aos projetos. Por que votou favorável?
E o vereador Branco, sem querer ofender, mas parece que foi influenciado!
Pensem bem! O gasto será de 3 placas, acho que isso não deve ser barato!!!
Fiz um comentário aqui elogiando a atitude dos vereadores e não feri nenhuma das regras do blog e simplesmente não foi publicada, gostaria de saber porque.
Da mesma forma, fiz também um comentário elogiando a ação voluntárias dos administradores, provedor, etc. da Santa Casa e novamente minha postagem foi tolhida, gostaria de saber onde infringi as novas regras do blog? Minhas postagens sempre foram pautadas em ética, respeito, conteúdo, apesar de postar como anonimo. Se o senhor checar as respectivas postagens saberá as quais me refiro, foram postadas ontem hoje é 04/01/11.
Meu nome é Luiz Carlos
Como diz o velho ditado, " agora não adianta chorar o leite derramado".
A Resolução foi aprovada por unanimidade e não é porque 2 vereaores voltam atraz. que alguma coisa vai mudar.
Agora, eu entendo que a familia tem todo o direito de não permitir que o nome de seu familiar seja exposto.
É o que dá não consultar as partes interessadas antes de tomar alguma atitude.
Quanto a placa, fazer o que?
Quando a cabeça não pensa o bolso dos contribuintes padece.
Errar é humano, não reconhecer o erro é uma tolice. Parabéns Branco e Marcelo.
joseane disse:será que as familias dos homenageados(novos)tbm não estão tristes com o pedido de retirada dos nomes de seus familiares?achei que o assunto tivesse encerrado,mas ja vi que vai longe.pq não conversam o ex presidente pessoalmente,e esclarecem o caso?
acompanhei pela BJ á quase todas as sessões, devo confessar que em alguns pelo zelo P,ublicomomentos fiquei triste com algumas atitudes, discussões infundadas, choques entre vereadores que na verdade nunca somaram nada, mas devo adimitir, essa CÂMARA tem rspeitado as opiniões, tem seguido e pautado pelo zêlo Publico, mas me desculpem Vereadores Marcelo e Aparecido, em nenhum momento vi voces serem contra o tal projéto, nem argumentaram, agora não da pra fazer média com todos, achei inoportuna a decisão, impensada eu diria, mas todos votaram e sem declaração de voto, o que mostra a coletividade no projeto, concordo, reconhecer um erro é muito é um dos sentimentos mais nobres que eu conheço, mas matar também é errado e até hoje somente Jesus Cristo conseguiu ressuscir alguem, portanto Nobres Vereadores, Marcelo e Aparecido, ainda acho que os senhores não tem esse poder, esse é meu ponto de vista, lamentável, mas concreto.
e
Na verdade estão tirando uma homenagem. Essa questão está claríssima. Essa históris de colocar o nome do Emidio em galeria é prêmio de consolaçao. Tem tantas outras formas de homenagem sem criar polêmicas. Os vereadores tem toda a liberdade de homenagear quem quer que seja sem retirar homenagens já realizadas.
Marcio
Voltar a tras não é desmerito para ninguém. Quem não já fez isso na vida.
Prezados(a).
Concordo com as manifestão contrárias as mudanças dos nomes. Porém fico indignado com a posição de alguns vereadores (Marcelo e Galhardo), de que num primeiro momento aprovaram o projeto e num segundo voltaram atraz. Argumentar que não apreciou bem o projeto ou dizer que errar é humano, isso só mostra o quanto esta Câmara esta desorientada. Daqui a pouco vão aprovar o orçamento de um município e vão argumentar que não apreciaram bem ou que gostaria de voltar atraz. A moralidade vem mudando alguns conceitos de nossa quarida ceidade, mais essas atitudes de vereadores não podemos aceitar. Mudando de assunto, neste momento, os vereadores também não apreciaram bem a questão dos atestados falsos em nosso município.
Discordo, não apreciaram NADA! Por que hein? Algum vereador sabe dizer?
Alguém já experimentou perguntar como esse projeto foi apresentado para os vereadores?
Marcel, não é o tamanho da placa que indica o valor da homenagem. Nem mesmo precisaria fazer outra placa, uma vez que já existe uma(Emidio Lucato e outros) na sede atual(ao lado da prefeitura)
Eu vou fazer outra pergunta: por que fazer novas placas com os mesmos nomes, sabendo-se que já existem as antigas? Quanto se gastou na confecção dessa placas, garanto que mais de R$ 2 mil reais no mínimo. Vamos aguardar a camara mostrar os gastos, aí voce que é inteligente fara uma analise mais completa. Sou su fã e do seu blo.
Obrigado Chico, mas os valores já são de conhecimento de muitos. Acredito que as homenagens não são ou não devem ser valorizadas pelo tamanho ou beleza de placas, mas sim pela intensão com que foram feitas. Mas a discussão é a respeito do novo projeto, do qual já me posiciono em público como contrário. Acredito que a resolução já foi aprovada com observância de todos os parlamentares, eu mesmo já sabia dos detalhes antes de ser apresentado em plenário. De toda e qualquer forma, vão jogar as novas placas? Não deixa de ser dinheiro público já gasto.
Se vc sabe quais os valores, declare-os. Eu como cidadão não sei os valores gastos com essas homenagens. O fato de ser de conhecimento de muitos não altera o direito de mudança de posição. Você é jovem ainda não deve ter visto projetos que mudam ou alteram o teor do principal. Eu já vi muitos e muitos, é corriqueiro isso. O que irão fazer com as placas já confeccionadas e possivelmente não utilizadas é problema da camara. Mesmo a maioria votando pela alteração de nomes, pelo que se vê, a família não irá permitir que o nome do Emídio seja homenageado em outro local. Como vc pode ver, de qualquer forma a placa não deverá ser utilizada. E a não utilização da placa não poderá ser debitada a culpa nos dois vereadores do novo projeto. É a propria família que assim decidirá. Dinheiro público é sagrado. Os gestores do dinheiro público têm obrigação de gastá-lo bem. Casa tostão tem que ser muito bem gato para que não haja um mal uso. As vezes uma simples homenagem vale mais que aquelas que são dispensados altos valores. Não estou dizendo que é o caso, pois não sei o quanto foi gasto, quando souber darei a minha opinião. Continuo achando que ficou muito ruim essa história de retirar do plenário o nome de um cidadão que fez por merecer a homenagem. Ponha-se no lugar do homenageado(Emídio) e de sua família. Pense com carinho, será que vc não mudará de idéia. Feliza do homem que volta atrás em suas decisões.
Porque os vereadores Baldan, Benedita e Nelson de Souza não assinaram esse documento?
Consta em conversa telefônica entre Josmar e Baldan em 20/11/2010, que os três vereadores são contra a substituição dos nomes e que juntos irião pedir ao presidente do legislativo para que não houvesse a troca.
É Juca, acho que mais uma vez o Sr. Baldan colocou palavras na boca dos outros!!! E ainda quis sair por cima, fazendo moral com Josmar, tentando mudar algo que ele, como todos os outros votaram!
Acho que Marcel Rofeal e Claudete estão certos, neste momento o melhor é analisar qual é a melhor maneira de se economizar dinheiro público!! Todos votaram e agora para corrigir vai se gastar mais ainda!!! Pensassem antes de votar, vcs foram eleitos pra isso!!! É nosso dinheiro!!!!
Por que ninguém faz projeto, indicação requerimento para melhoria da água de Ribeirão Bonito??? já está virando caso de saúde pública!!! Até começarem a surgir doenças como meningite, cólera, dengue, leptospirose, por que verminoses já temos aos montes!!!
Alguns vereadores deveriam se preocupar mais com as condições de infra-estrutura básica, como saúde, moradia, meio ambiente e educação para a população ao inves de ficarem voltando atrás do que votaram (e ainda dizem que foi desatenção).
Vamos acordar gente!! Acho essa Câmara melhor que as outras, mas acho que vcs podem melhorar muito mais se pensarem na população em geral e não ficar querendo fazer média com uma ou outra família pensando em votos futuros!!!
Sejam a bola da vez e trabalhem efetivamente pensando nos quesitos que citei acima. Acho que todos só têm a ganhar .
Joana, acho que de qualquer forma o dinheiro já foi mal gasto no que se refere a placa que foi confecciona, pois de acordo com o blog, há informações de que a família poderá não permitir que a homenagem seja de outra forma senão a que está em vigencia. O que faltou foi uma comunicação com membros da família antes de autorizar a confecção da mesmas. Não adianta agora querer procurar ou apontar o culpado. Mesmo tendo unanimidade dos votos dos vereadores, a família poderia não aceitar a homenagem (trocando os nomes das salas. Não tem como economizar neste momento, a placa pelo que sei já está feita e a família poderá vetar o seu uso. É só isso! Não são os 2 vereadores que repensaram e votaram contra que farão a família mudar de idéia. É como eu penso. Vejo que a mudança dos 2 vereadores foram no sentindo de reconhecer o que fizeram. Nem mesmo os demais são obrigados a acompanhar essa decisaõ. Cada qual age de acordo com a sua consciência e pronto. Eles são soberanos em suas decisões. A nós cabe a simples análise e omitir nossa opinião. Assim é a democracia. Gostei do seu comentário joana.
Os nobres vereadores não admitiram o erro apenas sentiram que tal fato não passou despercebido pela opinião publica,deixandos os em uma pécima situação junto à comunidade local.
Esse tipo de acontecimento é o que mais ocorre no legislativo e no executivo.
Sempre, ocorrendo fatos de forma pouca divulgada para que não haja reação popular.
Muitas das vezes, quando sabemos de algum fato importante o mesmo já aconteceu a um certo tempo.
Coisas da Politica senhores Municipes!!
O mais importante para eles é não esquecermos o dia da eleição e, dai para frente passamos a ser coadjuvantes de uma breve história,neste caso da homenagem o tiro saio pela culatra.
Outra coisa que me espanta são os custos para termos um prédio novo para o legislativo,Será que vale a pena investir tanto em algo que não é da gente!
A necessidade com certeza existe,realmente precisamos de um novo prédio para o legislativo,mas a concepção de se adquirir um terreno e construir aos poucos um prédio de propriedade difinitiva não teria sido um opção melhor.
Como é facil gastar nossos preciosos recursos, regado de muito suor e fadiga.
Como o anonimato esta acabando!
O que na minha opinião é uma forma de silênciar aqueles que querem se manifestar de forma livre e sem posterior perseguição de vários mandatários locais.
Isso deixa bastante visível que a intenção é, que determinadas opiniões não sejem vinculadas no blog, ou ,que as pessoas, deem, a cara a tapa,pois todos sabem que declarar opinião própria em cidade pequena não é conviniente.
Postar um comentário