sábado, 8 de janeiro de 2011

O Rádio, companheiro de todas as horas

O Rádio é o pai da televisão. O invento do italianinho Guglielmo Marconi, nascido em Bolonha - Itália, em 25 de abril de 1874 e tendo falecido em 20 de junho de 1937, revolucionou o mundo com o seu invento. A partir de 1919 começa a chamada Era do Rádio.
 
O microfone surge através da ampliação dos recursos do bocal do telefone, conseguidos em 1920, nos Estados Unidos, por engenheiro da Westinghouse. Na década de 40 entra no ar o primeiro jornal falado do rádio brasileiro: o "Grande Jornal Falado Tupi", de São Paulo. Surge o noticiário mais importante do rádio brasileiro: o "Repórter Esso".

A primeira transmissão aconteceu às 12h45min do dia 28 de agosto de 1941, quando a voz de Romeu Fernandez anunciou o ataque de aviões da Alemanha à Normandia, durante a 2ª Guerra Mundial.  O gaúcho Heron Domingues marcou a história do rádio apresentando durante anos o "Repórter Esso". Em São Paulo a transmissão era feita pela Record PRB-9. 

O rádio é o companheiro inseparável do homem. Onde quer que ele esteja, pode estar sendo informado  através de minusculos aparelherinhos que cabem na palma da mão. A dona de casa é a prova maior do companheirismo do rádio. Esteja ela em qualquer cômodo da casa o áudio do rádio se faz presente.

No jornalismo, o rádio é a forma mais rápida de transmitir o que acontece. Um celular e pronto. Quando trabalhava na Rádio Bandeirantes em São Paulo diziamos que o rádio era uma cachaça e das boas. Quem gosta de rádio não o esquece mesmo estando fora dele. 

Rádio, boas lembranças....

Dedico este post a uma das vozes mais bonitas que o rádio brasileiro já ouviu: Ramos Calhelha.  Calhelha foi um dos narradores da Metro Golden Goldwin Mayer. Tive o privilégio de conhecê-lo  nos idos de 70/8, quando Hélio Ribeiro o contratou para integrar a equipe de locutores da Rádio Bandeirantes.

Ouçam a narração de"Jonathan Gaivota", na bela voz de Ramos Calhelha
 CLIQUE AQUI

2 comentários:

Blog do Tachinha disse...

Prezado Sérgio, como você falou sobre o rádio, convido-o a visitar esta minha página com links para rádios de mais de 200 países: www.gregoriano.org.br/portinha/005.htm

Angelo disse...

Há controvérsias quanto ao verdadeiro inventor do rádio. Para mim foi Nikola Tesla. Ele nasceu na Croácia, em 1856, na cidade de Smijlan. http://www.pbs.org/tesla/

Um breve relato de sua vida:
O mais importante trabalho de Tesla ao final do século dezenove foi um sistema original de transmissão de energia através de antena. Em 1900, Tesla obteve suas duas patentes fundamentais sobre transmissão de energia sem fio, que envolviam o uso de quatro circuitos sintonizados. Em 1943, a Suprema Corte dos Estados Unidos concedeu a Nikola Tesla plenos direitos sobre a patente de invenção do rádio, substituindo e anulando qualquer reclamação anterior de Marconi e outros, em relação à "patente fundamental do rádio". É interessante notar que Tesla, em 1898, descreveu não somente a transmissão da voz humana, mas também de imagens, e posteriormente projetou e patenteou dispositivos que envolviam as fontes de energia que fazem funcionar os tubos de TV atuais. As primeiras e primitivas instalações de radar, em 1934, foram construídas seguindo os princípios, principalmente os relativos a freqüência e potência, já descritos por ele em 1917.