terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O que queremos para Dourado??? Somente qualidade de vida???

Opinião

Vendo a matéria veiculada pela afiliada da TV Gobo, a EPTV, com a pauta sobre a confrontação dos dois últimos censos, onde Dourado em 10 anos teve aumento de apenas 1 habitante, confesso que fiquei preocupado com o depoimento do Prefeito Edmur Buzzá. Na matéria, o Prefeito Edumr disse: "  Quando você não tem uma estrutura de emprego, uma estrutura de saúde, estrutura de educação...é melhor que se estabilize,  pois vai ganhando em qualidade de vida".

Foto aérea de Dourado
Foto: Edson Fraga

Concordo plenamente com o Prefeito Edmur que é muito importante termos qualidade de vida. Mas como poderemos ter qualidade de vida, sem empregos? Talvez o prefeito tenha se referido para aqueles que já alcançaram uma certa estabilidade na vida e podem se dar ao luxo de apenas desfrutar do que o bom município de Dourado oferece em termos de tranquilidade, população ordeira, cidade bem cuidada etc. 

Para aqueles que ainda estão em busca de um "pé de meia", a cidade oferece quase nada. Penso que deveria partir dos próprios administradores a iniciativa de correr atrás e acharem um meio termo que pudesse balancear essa situação. Como? Em busca de geradores de empregos, seja lá qual for o ramo: o de serviços, pequenas empresas, turismo etc. Esse é o grande desafio para os administradores de cidades do porte de Dourado. 

Não estou aqui criticando o prefeito Edmur, pois acho que em vários aspectos houve avanço positivo em Dourado sob sua administração. Esse avanço ficou mais claro no aspecto beleza, ordem, estrutura de atendimento etc. Faltou a busca de geradores de emprego.

Quando o Prefeito Edmur falou da falta de estrutura das áreas da saúde, educação, é uma questão de adequá-las ao crescimento. Isso faz parte de um planejamento. O que queremos para Dourado? Será que se fizermos uma pesquisa com a população em geral, ela responderia que qualidade de vida é o suficiente? Qual o perfil de Dourado hoje? Não é uma cidade de serviços, não é industrial, não é turismo.  Será que podemos falar que é agrícola com a mono-cultura da cana de açúcar? Talvez por esse motivo que estejamos empobrecidos. Não temos mais a diversificação como no passado.  Se não é nem uma coisa nem outra, o que é então? Como será Dourado nos próximos 30 anos, pensando somente em qualidade de vida? Como será proporcionada essa qualidade de vida sem ganhos?

Vejamos, o comércio de Dourado está capengando, ou estou errado? Mais empregos, mais movimento. Regra básica! Tirando duas ou três empresas de grande porte, as demais são pequenas que acabam tendo um custo grande de manutenção. 

As regras que estão sendo impostas aos pequenos comerciantes e micro-empresários com: nota fiscal eletrônica, credenciamento em vários órgãos de entidades, custos com sindicatos, autorizações  de funcionamento em geral, impostos  etc.. etc, estão castigando o pequeno comerciante. Se não houver movimento, cada vez mais iremos assistir ao fechamento de pequenas empresas no município.

É humanamente impossível viver somente de benefícios sem trabalho. Todos nós queremos a estabilidade e procuramos por ela, mas não há caminho que leve à tranquilidade sem  passar pelo trabalho. A não ser, como falei, aos que já conseguiram uma certa estabilidade na vida. Até mesmo para a maioria dos aposentados a situação está ruim, como vamos pensar somente em qualidade de vida?

Quantos aposentados têm que trabalhar para que possam somar o salário com a aposentadoria somente para sobreviver?
Não quero crer que o projeto dos que aqui vivem, seja apenas deitar em berço esplêndido. A cidade tem potencial, as pessoas querem trabalhar e produzir. Os jovens necessitam de abertura de novas vagas empregatícias., acreditam no futuro, necessitam e querem  trabalhar.

Com todo o respeito que V.Excia merece, Prefeito Edmur, discordo do seu ponto de vista. Não sou douradense, mas estou com comércio por aqui, há exatos 20 anos. Penso que tenho muita lenha para queimar ainda. Quero trabalhar, quero produzir, ainda não chegou a hora de pendurar as chuteiras e deitar-me  em uma rede apreciando e admirando a bela Dourado. Se Deus quiser, um dia ainda farei isso, mas confesso que é cedo demais,  ainda não consegui a estabilidade para tanto.
Ronco

16 comentários:

Sergio Ronco disse...

Amigos, a democracia nos dá o privilégio de discordamos de opiniões, isso não quer dizer que não as respeitamos. Palavras que destoam das discussões, jamais serão publicadas. Pedimos a gentileza de excluirem de seus comentários termos ofensivos que não acrescemtam absolutamente nada. O Blog tem alertado para isso, com o único objetivo de discutirmos em bom nível, nada mais que isso.
agradeço
Ronco

Emilio Minutti disse...

Ronco
Parabéns, reforço o seu coro e assino embaixo de tudo o que escreveu, mesmo quanto a qualidade um tanto abalada, afinal caixas eletronicos,lojas e sitios estão sendo assaltados.Hospital fechado,avenidas esburacadas.
Bem como voce mesmo disse uma cidade que esta se fechando pra poucos.Daqui a 30 anos me reservo o direito de dizer que sera uma cidade praticamente fantasma.
Podemos sugerir tambem a união das prefeituras de Dourado,Trabiju e Ribeirão Bonito a fazer uma cooperativa de reciclagem unica assim geramos empregos e resolvemos os problemas de destino de lixo não organico.
Mais uma vez ...belas palavras na matéria...continue assim.

Marly disse...

Eu entendo a possição do dr. Edmur, pois estamos cercados por cidades grandes que acabam canibalizando as pequenas. É muito difícil a situação de uma cidade como Dourado. Isso não quer dizer que não gostaria de vê-la crescer e abrir vagas de empregos aos seu moradores

Maria Aparecida disse...

Realmente a falta de empregos em Dourado é marcante. Meus filhos estão a procura faz tempo e nada.

EMILIO MINUTTI disse...

Não estamos cercados por grandes cidades,afinal para qualquer cidade (S.Carlos,Jaú ou Araraquara) são no minimo 48 km de distancia, o que dificulta sim a disputas por vagas de emprego nestas cidades.Muitas vezes se omitem os endereços ou usam endereços de parentes nessas cidades para que possamos ter algumas chances de emprego.Temos sim que cobrar da força publica agilidade no recutramento de novas empresas,ou até mesmo, incentivar quem esta na cidade a crescer.Exemplos estão ai o poder publico ajuda o pequeno empresário a crescer na obrigatoriedade deste empresário empregar uma quantidade X de funconários novos.

MARIA disse...

PARABÉN SERGIO RONCO PELO SEU TEXTO ACHO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO ESTÁ DE ACORDO E ASINA EMBAIXO. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE EM EPOCA DE CAMPANHA POLITICA O DISCURSO FOI OUTRO ... LEMBRA UMA DA PRIORIDADE ERA TRAZER EMPRESA PARA O MUNICIPIO

Marcos disse...

Essa tal tranquilidade Ronco, não é mais a mesma hoje mesmo uma comerciante foi agredida e assaltada em plena luz do dia perto da Praça. Três motoqueiros adentraram em um comércio levaram lep-top e outros perteces e assaltaram uma outra comerciante que estava no local e fugiuram. Adeus tranquidade em Dourado. Espero ver a materia no seu blog Ronco

Patricia Camilo disse...

Qdo trabalhei em Dourado como professora de educação infantil (em Ddo sou conhecida como Patricia Oliveira por ser a terra do meu pai!)sempre chamou minha atenção o clima da cidade: friozinho gostoso em algumas épocas do ano, friozão em outras... Pq não investir em turismo? Pq não aproveitar o carro-chefe da fazenda Santa Clara e expandir esta área? E os artesãos-marceneiros? Pq não investir? Ddo tem várias possibilidades! É só abrir o olho e começar por algum lugar... Vejamos o exemplo de Barretos, onde a principal fonte de renda é a festa do peão... É só ter vontade política que a coisa anda!
Um abç apaixonado à terra do meu pai!

adriano medeiros disse...

BOM, ACABI DE LER ESTA MATERIA DE SOBRE DOURADO,QUE SÓ TEVE 1 HABITANTE, BOM GOSTARIA DE FALAR QUE DOURADO TEVE DOIS HABITANTES NOVOS, UM SOU EU E OUTRO UM AMIGO QUE TRABALHAVA NA ENCALSO E ESTAMOS MORANDO EM DOURADO A 2 ANOS, E MAIS A PREFEITURA NÃO AJUDA MUITO OS TIMES DE FUTEBOL DA CIDADE, FUTEBOL É ESPORTE, E MUITAS PESSOAS VAM NO ESTADIO NOS DOMINGOS VER FUTEBOL, E NOIS ESTAMOS COBRANDO 1 REAL A ENTRADA COMO AJUDA A SANTA CASA DE DOURADO, PRA QUE UM ESTADIO MARAVILHOSO SI A PREFEITURA FAZ POUCO CAUSO DOS MORADORES QUE GOSTAM DE FUTEBOL, UMA CIDADE MARAVILHOSA COMO DOURADO TEM MUITA GENTE QUE AJUDA MUITO POUCO AQUI, EU ATE AJUDEI VARIAS VESES COM DOAÇÃO P CRIANÇAS E FAMILIAS CARENTES DA CIDADE, AQUI NÃO TEM MUITO O QUE FAZER, ENTAO DEIXA QUE O ESPORTE DE UM POUCO DE ALEGRIA E O QUE FAZER NESTA CIDADE.ADRIANO ENCALSO

João disse...

De acordo com o cometario de nosso amigo Marcos a tranquilidade em Dourado está sendo invadida. Como descrito o ocorrido ocorreu perto da Praça sendo assim perto da Policia, e cada nossa segurança?
Acorda autoridades douradenses a população confia em vcs e paga impostos tb......

Rafael disse...

Concordo com o comentario do nosso amigo Ronco, não há como existir qualidade de vida, sem os outros "pilares": emprego e saúde.
Dourado esta atrasado uns 50 anos no setor industrial, será que ninguem ve isso, cade a politica coesa? os vereadores? Não há emprego para a populaçao jovem!!!
A qualidade de vida é para poucos que ja estão estabilizados como nosso prefeito

Leandro disse...

É difícl saber que existe qualidade de vida mais não existe se quer uma estrutura e nem recursos, nossos jovens estão saindo de Dourado para morar em outra cidade maior da região, a procura de estudos, empregos ou seja uma vida melhor. Será que podemos mesmo dizer que em Dourado existe qualidade de vida? E os jovens onde ficam nessa história?

Precisamos se um alguém que faça algo pela cidade, que mexam os dedinhos e comecem a trabalhar, o povo sempre foi honesto e humilde que tal esses colarinhos brancos tbm começarem a ser?

Grande abraço á todos.

Atenciosamente,

Leandro Quintino
Publicitário

cristiane disse...

Educação e saude não só bastam para se ter uma cidade com qualidade de vida!!!É nescessario envestir em emprego...trazendo empresas para nossa cidade afinal nossos pais nos ensinaram estuda estuda...e pra que???aqui em dourado ou é concurso publico ou é tonão e maluf!!!!!!Quem tiver a chance de sair da cidade tem sorte e quem não tem onde fica?????

jose disse...

È realmente dourado esta ficando dificil de se morar,pra começar o hospital fechou é uma vergonha,ñ sabemos onde isso vai parar,é uma pena pra dourado que é cidade tao bonita mais mal estruturada.O que fazer prefeito Edmur?

Marcos Aparecido Smith disse...

Olá Sergio, gostei muito de suas palavras, muita coisa melhorou mais achar que está bom é brincadeira, cada vez mais nossa cidade fica dependendo de Ribeirão Bonito, desse jeito vamos virar colônia de outra cidade, qualidade vida sem lazer como cinema, teatro e esporte.etc.
Sem trabalho, saúde e segurança !
Estou mais de 18 anos no comércio em Dourado, vi essa cidade cada vez parada no tempo, sem nenhum progresso, sem expectativa de crescimento e para os jovem de Dourado não a outra opção a não ser ir embora desta cidade e começar outra vida, só vindo para ver seus parentes e entes queridos.
Precisamos de pessoas empreendedoras para administrar nossa cidade !
Smith

Pedro disse...

Sinceramente não vejo muita saída para cidades pequenas no campo trabalho.