quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Gavião luta para completar 6 anos sem dengue


A Secretaria de Saúde de Gavião Peixoto, através do Controle de Vetores, intensificou os trabalhos neste verão para garantir que o município complete 6 anos sem casos autóctones da dengue.

Além da colaboração da população, um Plano de Contingência foi elaborado e já foi colocado em prática para garantir que o município não retorne a ter uma epidemia, como a de maio de 2005, em que o exército foi acionado para auxiliar a cidade na luta contra doença. 

Segundo José Roberto Borato, secretário de Saúde, o Plano de Contingência, exigido pela Secretaria Estadual de Saúde para municípios com mais de 50 mil habitantes, ou que atravessarem epidemias no último ano, contém uma programação especial para 2011, ano que indica grandes possibilidades de uma epidemia da doença na Região Central. 

“Mesmo não sendo exigido para nosso município estamos realizando diversas ações para garantir a eliminação de criadouros e com ações previstas em caso de uma epidemia, tendo organizado desde os hospitais de referência que serão encaminhados os pacientes, organização de leitos no PS, prevendo contratações emergenciais de médicos e equipe exclusivos para a ação,”, afirma. 

Na última amostragem da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada na semana passada, a cidade apresentou o índice zero. A avaliação é realizada a cada quatro meses. “Entre janeiro e abril são os meses mais críticos. Temos visto nestes dias altas temperaturas após pancadas de chuva, ou seja, ambientes propícios para criadouros. Hoje, temos uma equipe completa, com um agente de vetor para cada 700 imóveis”, explica.

Nenhum comentário: