segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pisa: melhores salários a professores dão mais resultados que turmas menores

Rafael Targino
Em São Paulo
O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2009, divulgado na semana passada pela OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), chegou à conclusão, depois da análise dos resultados, que sistemas considerados de sucesso gastam muito dinheiro em educação e tendem a priorizar o salário docente à formação de classes menores.
De acordo com a pesquisa, o melhor desempenho dos estudantes está relacionado aos salários mais altos dos professores e não a turmas com menos alunos. Para a OCDE, os sistemas que fazem isso comprovam pesquisas que “afirmam que aumentar a qualidade do professor é uma rota mais efetiva para melhorar os resultados dos estudantes do que criar turmas menores”.

5 comentários:

Ines Camilo disse...

Só que eu vi no jornal Agora de sabado dia 11 de dezembro 2010
que haverá um corte de RS 1 bilhão e 400 milhões de reais no orçamento da Educação para o ano de 2011
como ficará a Educação a partir do próximo ano ?
Ines Camilo

Anônimo disse...

Um maior salário atrae pessoas mais bem preparadas e isso a médio e longo prazo faz a diferença.É necessário melhorar o nível das escolas que formam esses professores, para que êles estejam melhor capacitados para exercerem essa profissão.

Anônimo disse...

Turmas menores, menores salários.É fato.

Anônimo disse...

Pois é... salas menores também fazem a diferença, especialmente quando falamos de Brasil e de uma cidade na qual diversidade cultural é imensa... O que significa salas cheias nesta pesquisa realizada na Europa??? No Brasil é complicado falar em salas cheias, pois isto quer dizer aproximadamente 45 alunos, ainda mais quando se trata de escolas de periferias, que além de possuir estrutura precária, precisa conviver com a criminalidade em seu redor.
É obvio que salários maiores podem melhorar a educaçào, mas acho que esta pesquisa está muito longe da realidade do Brasil.

Anônimo disse...

A melhora do ensino está diretamente ligada a melhora na qualidade do professor. Melhores salarios vão atrair pessoas com maior potencial de qualidade. Sem isso é impossível melhorar o ensino. Quanto ao tamanho da classe é mais fácil se chegar ao numero ideal. Um salario de R$1.050,00 dá R$35,00 por dia. Não dá para pagar a diária de uma faxineira.