Imagens feitas pela Guarda Civil de Araraquara mostram jovens consumindo a droga nas ruas da cidade
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Municípios em 3.950 cidades, constatou que 98% enfrentam problemas com o crack. A estimativa é de que hoje existam 1,2 milhões de usuários no país. Imagens feitas pela Guarda Civil de Araraquara mostram jovens consumindo a droga nas ruas da cidade.
“Antigamente o crack estava restrito à periferia das cidades hoje ele está em todas as camadas sociais e acaba levando ao roubo, furto e tráfico de entorpecentes”, afirma o delegado seccional de Araraquara, Fernando Luiz Giaretta.
O combate ao tráfico é complementado pelo tratamento dos usuários.” Na clínica ele fica em um ambiente artificial pois fica sem a droga. Mas quando volta para a rua a possibilidade de recaída é muito grande”, explica Murilo Machado coordenador do Programa de Acompanhamento e Assistência aos Dependentes de Substâncias de Araraquara.
O levantamento também aponta que em apenas 10% dos municípios oferecem um programa especifico de combate ao crack.
Em Matão o secretario de Assistência Social Aparecido de Souza diz que na cidade existem programas de prevenção e tratamento, mas que é difícil se manter sem a ajuda do Governo. “Isso acaba custando muito porque nós temos que realizar internações espontâneas e compulsórias. Isso torna evidente que deve ser feito um investimento, nem sempre o município vai conseguir arcar sozinho com as despesas. É necessário um repasse de outras esferas do Governo para que possamos realmente ter uma política eficaz no combate as drogas” diz.
Fonte: EPTV
Um comentário:
Ribeirão Bonito não fica longe dessas estatisticas.
Basta dar uma voltinha nas malvinas para constatar que o crack esta sendo consumido a luz do dia, jovens fumando maconha enquanto crianças passam indo para a escola.
Ha um setimento de impotencia pois a policia faz a ronda no local, mas, não consegue inibir os usuarios nem os traficantes infelismente.
Postar um comentário