Padre Morales ao centro acompanhando o trabalho da Sarasá
Ribeirão Bonito
A velha e feia caida d'água de Ribeirão Bonito, instalada na encosta do Morro Bom Jesus está ganhando um novo e bonito visual. Trata-se de três quadros pintados em azulejos que retratam momentos religiosos. A foto comtempla o nascimento de Jesus. Outros dois painéis serão colocados no local: O anúncio do anjo aos pastores e a caminhada dos pastores até a gruta.
De acordo com o pároco, Padre Morales, há tempos que a idéia veio à mente, porém somente agora pôde realizar o projeto que tem todo o apoio da Prefeitura de Ribeirão Bonito. A pintura e colocação dos azulejos estão por conta da empresa Atelier Artísticpo Sarasá.
32 comentários:
Que ótima idéia. Simplesmente MARAVILHOSO!!!!
Uma vergonha.
O Estado brasileiro é laico. Significa que não deve patrocinar NENHUMA religião em particular.
Se teve o dinheiro público aí, seria caso de a AMARRIBO entrar com uma ação popular contra a Prefeitura.
Prezado Andre Lucato
Acabo de conversar com o Prefeito Paulo Veiga sobre o seu questionamento. O mesmo nos coloca que realmente os recursos são públicos. São recursos do município(100%).
Para o Prefeito, a caixa d'água estava em péssimas condições de manutenção o que o obrigou a licitar a obra para a sua reforma. De acordo com Paulo Veiga, a idéia inicial era colocar pastilhas em toda a área coberta. Diante disso, surgiu a idéia de um grupo de moradores, em retratar passagens bíblicas, com a confecção de 3 painéis ilustrativos. Com a ajuda do Juca Varella, que ampliou as pinturas em papel fotográfico, foram pintados em azulejos, os quais estão sendo colocados como mostra a foto da postagem.
Para o Prefeito Veiga, não há conotação desta ou daquela religião. Veiga, fez questão de comentar que respeita a todas as religiões.
Nota do BLOG: Caro André, eu particularmente também não vejo qualquer intenção de privilegiar esta ou aquerla religião, posso estar errado.
Obrigado pela postagem. Aproveito a oportunidade para enviar os votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo a você e seus familiares.
Ronco
Então reserve espaço para os muçulmanos, para o judaísmo, budistas, umbandistas, hinduístas, satanistas, etc. Aí poderemos falar que não se privilegiou nenhuma religião.
Andre Lucato acho vc muitíssimo inteligente ,mas tem umas coisas que vc ve que não dá pra entender que mal há em se fazer um painel,já que a cidade se intitula (Cidade Presépio)MEU CARO JESUS NACSCEU PARA TODOS NÓS. INDEPENDENTE DE RELIGIÃO,RAÇA ,E TANTAS COISAS MAIS
AGRADEÇA A DEUS POR SER DESTA fAMILIA
MARAVILHOSA QUE VC VEIO E POR SUA FAMÍLIA TAMBÉM
fELIZ NATAL PRA VC E SUA FAMÍLA
INES
Meu caro ANDRË LUCATO, vai catar coquinhos né...
Não consigo entender como uma pessoa tão inteligente, que tem uma família tão linda pode ser assim tão revoltado. André, coloque Deus na sua vida que vc verá que compensa.
Sérgio Ronco,
Conversando com algumas pessoas de outras religiões, acharam que não vale a pena contestar... porque cada um é livre pra escrever o que quer e pensa. A vida é curta e cada um de nós é responsável pelo que faz.
obrigada
Angela Maria Coelho
Está ficando muito bonito!!! Uma verdadeira obra de arte! Adorei!!!
Caro André Lucato
Deixa de ser amargo!!!
Curta as belezas de nossa cidade e a paz e a amizade que existe entre as religiões aqui em Rib. Bonito! Na primeira formatura da Ulbra, contamos com a presença do Padre Moralles e do Pastor Pedro Malaquias. Na segunda, contamos com a presença do Sr. João Mascaro representando o Pe. Morales e com a Srª Patricia Dornfeld representando o Sr. Zito Fabbri. Só não conseguimos mais representantes de diferentes religiões devido ao dia designado pela Ulbra para a cerimônia (uma terça-feira)! Entenda, André, que Deus ama tanto seus filhos que Ele escolhe o jeito mais fácil para ser aceito e compreendido por nós: Ele pode surgir negro na África, índio aqui no Brasil... Curta as belezas, André! A vida vai ficar muito mais bonita!
Abç!
Eu ainda acho que esse cara não bate bem,poxa vida fim de ano o padre Morales tão feliz e o povo tb e esse maluco fka falando cada coisa.Agora é tempo de pensarmos em Jesus Cristo então deixa esse tal de satanismo pra hora que estivermos no inferno.
Danilo
Cidade Presépio Terra que eu AMO!
Parabéns a quem teve a iniciativa,
Grande abraços a todos pra vc também Sergio e toda a sua Família que deve ser linda ,vc transmite amor no que faz ,abraços ao Padre Moralles
Eta Baixinho trabalhador!
Obrigada Prefeito pela colaboração deste SONHO,e que Sonho!
Nilza
Acredito que os comentários postados desviaram o foco da discussão proposta pelo André. Ele não está contra ou a favor desta ou daquela religião, seja qual for. A discussão posta em pauta foi a atitude de o Município, na qualidade de Poder Público, com dinheiro público, realizar obra com painéis que enfatizam e mostram passagens católicas, em detrimento de outras religiões que poderiam reivindicar espaços públicos para exposição e ilustração de suas crenças. Concordo com a opinião do André e acho que a discussão é saudável e democrática.
Concordo plenamente com o sr André , dinheiro público não é para isso!
Parabéns Pe.Morales, e parabéns ao Sr.Prefeito,Ah! e parabéns pelos enfeites Natalinos pela cidade, está tudo muito lindo, Dourado podia ser assim tbm,nosso ''querido'' prefeito poderia dar mais apoio , ñ só ao Pe.José, mas a todas as instituições, e Tbm poderia enfeitar a nossa querida Cidade,Neh Sr.Prefeito?!?!?!
Realmente está ficando muito lindo esse painel. Sinceramente, acreditei que fosse mais um sonho no início, apenas uma ilusão, mas agora vejo que me enganei, felizmente, e que graças ao empenho do nosso pároco Pe. Morales, do nosso Prefeito Paulo Veiga e de todos os colaboradores diretos e/ou indiretos, está sendo concretizado.
Parabéns a todos pela realização e, apenas por comentário: todas as opiniões devem e serão respeitadas, mas foi infelicidade insinuar que outras religiões serão prejudicadas. Mas se nem Jesus Cristo agradou a todos, quem somos para conseguir tal feito.
para andre....
Caro andre, qual a contribuiçao que voce da para a cidade? Faz serviço voluntario, ou doa um pouquinho de seu tempo para algo que necessita de ajuda, ou mesmo boa vontade? eu sinceramente desconheço. és amargo, so sabe botar defeito, tudo pra voce esta em desacordo. nao entendo.. Ninguem nunca se preocupou em concertar esta caixa d'agua e quando alguem procura embeleza-la voce mete o pau... quem nao quer morar numa cidade bonita e arrumada? se nao te agrada,mude-se para uma cidade feia e suja.. e nao houve desacato com nenhuma outra religiao, porque o maior respeito que uma tem com a outra é viver em harmonia e se vc nao sabe, qdo se visita uma igreja de religiao diferente, somos muito bem recebidos. esse é o respeito.
A discussão não é essa. O cerne da polêmica é: Pode ou NÃO pode utilizar recursos públicos para essa finalidade. Tudo o que vier de comentários que fuja dessa pergunta, não resolve a questão e não esclaresse a população. Dinheiro público é carimbado e tem justa finalidade. PODE ou NÃO PODE, eis a questão e nada mais. Que respondam os que sabem.
Misturam fácila as coisas, não? Não é questão de azedo ou doce, ter ou não no coração a sua relegião, estar ou não contra ou a favor disto ou daquilo.
Há uma interogação. É permitido? Se for permitido, toque o barco. Não é permitido? Que se tome as devidas providências. A camara está ai pra isso. FISCALIZAR e tomar as providências cabíbeis. Atenção: não misturem a emoção, o coração com atos administrativos. Não cabem na mesmna panela. Como dizia o filósofo: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Quem tenmtar escapar desses questionamentos com comentários bonitos e apelo religioso, sairá fora do proposto
Eu acho que essas pessoas tãoooooo inteligentes de Ribeirão Bonito falam sem conhecer os fatos.. Os painéis são bíblicos.. São passagens que estão nos ensinamentos dos evangélicos, dos judeus e também dos católicos.. Não tem problema nenhum a prefeitura patrocinar 100% uma obra assim.. Se a questão é porque foi uma idéia do líder da igreja católica, sinto muito.. O padre Morales é um dos poucos líderes aqui que pensa na cidade, no povo..
Quem estiver criticando, tenha uma boa ideia e ponha em prática.. Todos (evangélicos, budistas, católicos, ateus) irão agradecer.. E, por favor, usem o cérebro antes da boca..
Pingos nos "is" ...caso queiram fazer obras para agradar essa ou aquela religião que façam com recursos próprios. Recursos públicos não ! Parabéns sr André , suas críticas são muito bem colocadas e construtivas para a cidade.
Pe Morales e Paulo Veiga , parabéns pela idéia ficou lindo.
Só não sei se choro ou dou risada da extrema ignorância de "certas" pessoas que se entitulam que são os bons
Sergio, Feliz Natal e um excelente Ano Novo , parabéns por todas sua conquistas nesse ano que se passou
Solange Marsola da Silva
A questão é simples.
Não se pergunta qual a religião do sujeito na hora de cobrar imposto.
O dinheiro que está sendo gasto ali foi cobrado de todos, independentemente de religião. Então, ou se faz algo para TODAS (deve haver, por baixo, umas 2000) ou não se faz para nenhuma.
Vários comentaristas entenderam a questão perfeitamente. Outros, infelizmente, não.
Paciência...
senhores se a cidade é conhecida como cidade presépio vão desenhar o que? o saci perere?
Realmente, são obras de arte
parabens a todos pela ideia
Aos ateus, o ponto turístico de Ribeirão Bonito é o morro
Mais ainda, o maior ponto turistico do Brasil é o Cristo Redentor do Rio de Janeiro
Todos foram construidos com dinheiro público e são símbolos evangélicos
Não se revolte por viver num país católico e DEMOCRÁTICO.
São representações da maioria do povo, quem não estiver contente, desenhe o átomo ateísta no azulejo do próprio banheiro
ANDRÉ FALOU O QUE NÃO DEVIA E O OUVIU O QUE NÃO ESPERAVA !!!!
DEIXA O PADRE MORALES NA DELE , SÓ ESTA EMBELEZANDO A CIDADE !!!
entendo o comentário de todas as pessoas que os postaram neste blog, entendo o quastionamento do Sr. André, mas gostaria de deixar minha opinião...Graças a Deus temos um Padre descente aqui e que trabalha mesmo... As Passagens Bíblicas são únicas para qualquer religião...a Prefeitura pode e DEVe ajudar, pois a caixa d'água pertence à PREFEITURA...entendeu sr. Amargo? a caixa d'água pertence a PREFEITURA....
boas idéias são louváveis...Parabéns àdre Moralles e`sr. Prefeito...cuidem mesmo da cidade...dê um visual mais bonito a nossa tão amada Ribeirão...
e o sr. Amargo...vai tomar um sorvetinho na sorveteria do João pra adoçar sua vida!!!!!
Parabésn a todas as escolas pelos enfeites e pra todos da cidade que estão colaborando com os enfeites...a cidade tá linda!!!! Parabéns!!!!
Cristina Maria
Não só o poder público pode como DEVE (tem obrigação) de conservar o que é público. O estado é laico sim. Mas vai se negar que a nossa civilização foi construída sobre as bases doutrinárias e dogmáticas do cristianismo? Negar isso é negar a própria história pô! Poderíamos começar pelo Rio de Janeiro. Que tal arrancar o Cristo Redentor de lá e esculpir uma estátua de Karl Marx, Lênin, ou sei lá, Fidel Castro? (esse pessoal que gosta de perseguir crucifixos). E em Brasília, que tal implodir a Catedral? Nosso país tem uma história e uma cultura. Não podemos negá-las! Não há nada de ilegal como dito acima (e falo como operador do Direito). Se não é ilegal, algumas opiniões aqui se aproximam muito de mais uma intolerância contra a religião católica. Fui claro. Não adianta berrar porque não vou mais responder!
A Igreja Católica Apostólica Romana tem recurso financeiro suficiente para realizar painéis, não é preciso utilizar dinheiro público para isso...
Amigos,
A melhor maneira de participar deste espaço é respeitando a opinião de todos(sem ofensas). Esse é ponto fundamental do blog em respeitar para a pluraridade de idéias.
Muito bem, quanto ao assunto postado, confesso que fui mais a fundo em procurar entender os diversos comentários, chegando ao ponto de fazer uma consulta a um advogado conceituado da área administrativa. Esse jurista nos disse que a "tese" defendida pelo amigo André poderá estar amparada juridicamente, onde os recursos públicos NÃO poderiam estar disponíveis a NENHUMA religião, credo, etc. Mas mesmo com esse parecer, acabei entendendo que o assunto é uma "bola dividida".
Eu mesmo tive posicionamento contrário ao do André, mas vejo que o assunto é mais polêmico do que imaginava. Isso não tira de forma nenhuma, a meu ver, a beleza que o local está se transformando.
Quero cumprimentar o André, pela forma que participa, sempre transparente. São poucos os que assinam o que escrevem, por esse motivo algumas regras serão impostas para o ano que vem.
Ronco
ABRE ASPAS
Adoro quando alguém apela para as “raízes históricas” para discutir algo. Na época, lembrei que a escravidão está em nossas raízes históricas. A sociedade patriarcal está em nossas raízes históricas. A desigualdade social estrutural está em nossas raízes históricas. A exploração irracional dos recursos naturais está em nossas raízes históricas. A submissão da mulher como reprodutora e objeto sexual está em nossas raízes históricas. As decisões de Estado serem tomadas por meia dúzia de iluminados ignorando a participação popular estão em nossas raízes históricas. Lavar a honra com sangue está em nossas raízes históricas. Caçar índios no mato está em nossas raízes históricas. E isso para falar apenas de Brasil. Até porque queimar pessoas por intolerância de pensamento está nas raízes históricas de muita gente.
FECHA ASPAS
Leonardo Sakamoto.
Postar um comentário