quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projeto que prevê alteração de denominação de salas na Câmara causa polêmica nas "rodas" de bate-papo da cidade

Ribeirão Bonito
O Projeto de Resolução nº 001/2010 de autoria de vereadores  de Ribeirão Bonito, e que dispõe sobre alterar a denominação de salas da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito, está descontentando uma parcela da população e também  uma das famílias mais  tradicionais da cidade. Vamos aguardar o desenrolar do caso.

26 comentários:

Anônimo disse...

o projeto não preve alteração e sim a denominação, porque as futuras instalações não tem nome. os nomes atuais comporão um memorial na futura sede.

Sergio Ronco disse...

Caro anônimo(a)

Da forma como está veiculado no Jornal "O Correio D'Oeste", diz claramente: "Dispõe sobre ALTERAR a denominação de salas da Câmara de Ribeirão Bonito.
Fonte: Corereio D'Oeste, pg 6 - 24 de outubro de 2010.

De mais a mais, não muda o teor da nota no Blog. Há na realidade, um descontentamento tanto por parte de parcela da população como de uma tradicional família da cidade. O blog já checou a veracidade da informação antes de publicá-la.
Obrigado pela postagem
Ronco

Anônimo disse...

Só em Ribeirão Bonito mesmo!!! Tanta coisa pra se preocupar!!!
Penso que se os nomes das salas serão alterados ou denominados, que diferença faz???
Se os nomes nas placas serão colocados em um memorial, nada mais justo!!!!
Fico pensando que tal projeto descontenta uma família, da qual já nomeia até bairro na cidade, mas contenta outras quatro famílias!
Será que Filori, Rubinho, Carlito Varella e Dr. Orazil não merecem ser homenageados???? Foram grandes homens e políticos, muito fizeram pela cidade!!
Nâo estou, de maneira nenhuma, desmerecendo as famílias dos antigos homenageados! Mas se eles serão colocados em um memorial e já nomeiam outros locais na cidade, que mal há nisso???
Até imagino o quanto as famílias devem estar chateadas, mas eles nomearam as salas por longas décadas... e seus nomes não serão jogados fora... continuarão em um memorial!!!
Mas acredito que Ribeirão não pode parar no tempo e que outros grandes nomes devem ser homenageados!
Além disso, temos casos muito mais importantes para nos preocuparmos: violência, preconceito racial, pobreza, alcoolismo, sistema de saúde precário, bairros sem asfalto, falta de tratamento de água, desmatamento... A população e os políticos da cidade devem ser ater a tentar ver maneiras disso tudo ser resolvido... não ficarem com fofoquinhas e diz-que-me-disse!!! Isso mostra a "pequenês" do ser-humano!!!

Parabéns aos vereadores pela iniciativa de mudar!! E, por favor: defendam o povão... façam projetos que lhes proponham oportunidades, só assim a violência diminuirá!!

A propósito... olhando de fora, a nova Câmara está ficando linda! Estou curiosa como ficará por dentro...

Obrigada pelo espaço

Nascido em Ribeirão e admirador de Emydio Lucato disse...

Sem rancores e sem ofensas. Vamos à luz do sol. Claro que muitos ilustres merecem homenagens. E Graças à Deus temos muitos ilustres que merecem homenagens em Ribeirão Bonito. Como nascido em Ribeirão, penso que alterar não seria justo, caso seja essa a intenção dos nobres vereadores. Vejam, imaginem que a Escola Coronel Pinto Ferraz fosse transferida de prédio, fosse para outra localidade da mesma cidade. Imaginem se por causa dessa mudança a referida Escola não se chamasse mais CORONEL PINTO FERRAZ e sim um outro nome qualquer? Seria justo? Mesmo que o CORONEL viesse a figurar dentro da escola com alguma outra homenagem ou mesmo em memorial. Penso que se por acaso o Plenario da Câmara for alterado de nome, mesmo sendo em outro prédio, mesmo que o nome do Vereador Emydio Lucato tenha espaço em memorial etc, nunca será o mesmo. Penário na Câmara me vem a mente a figura ilustre de EMYDIO LUCATO. Que fique claro, não sou contra a homenagens a outros ilustres da cidade, mas a mudança não fica bem. É a mesma coisa que dizer: O fulado de tal, homenageado em tal ano, perdeu a homenagem recebida. Tiraram-lhe a tal homenagem. Acho que o comentarista que citou outros nomes embaralhou a real situação. Meu ponto de vista é pessoal e não reflete a opinião dos demais. Sou contra a mudança de nome do plenario, mesmo que seja em outra localidade. Os vereadores são soberanos para essa questão, sou soberano na minha opinião
Obrigado Ronco pelo espaço

Anônimo disse...

O anônimo que diz que é focaca está redondamente enganado. Na cidade corre até um documento, e muitos sabem disso, com assinaturas contrárias a possível mudança, se é que se trata de mudança de nome de plenário de Emídio Lucato para qualquer outro nome. Eu não vi o documento da camara que diz a esse respeito. Mesmo não vendo, fiquei sabendo que poderia haver mudança, por esse motivo assinei esse documento contrário a mudança, caso haja. Então não se trata de fofoca, é verdadeira a insatisfação de alguns cidadãos de Ribeirão Bonito com esse tema.

Anônimo disse...

Olha eu já disse para o vereador Branco que seria contrario caso houvesse essa mudança. O vereador Branco sabe quem sou eu, pois procurei o Branco e disse a ele. Votei no Branco mas quando soube que o Branco era favorável fui até ele e disse isso a ele. Não preciso me identificar, falei com o vereador a quem depositei o meu voto nele. Quanto aos demais que são favoráveis não posso dizer nada, não votei neles e sim no Branco

D Wal disse...

Eu acredito que quando se faz uma homenagem, dando o nome de alguém
a um recinto público, essa homenagem deve ser perene, ou seja inalterada.
Evidente que em Ribeirão existem muitas pessoas que devam ser homenageadas pelo tanto que fizeram a cidade.
Mas não é justo substituir os homenageados anteriormente.
É, como diz o ditado popular
"desvestir um santo para vestir outro".
O plenário da Câmara, independente de onde estiver continua sendo o plenário da câmara e o nome deve acompanhar.

É o mesmo, por exemplo, que querer
mudar o nome da Av Prestes Maia, em São Paulo ou da Av Juscelino Kubscheck.

Bom, é a minha opinião.

Ines Camilo disse...

Vou escrever e assinar !,um absurdo tirar o nome de um Prefeito que é digno de todos os elogios quanto a sua moral e conduta ,um HOMEM que TROUXE uma APAE para Ribeirão Bonito quando a criança com necessidades especiais não tinha atendimento. Como ele buscou melhorar a vida destas pessoas ! E hoje vemos o quanto se pode fazer e ajudar ,principalmente na primeira infancia. Meu repudio a quem teve a INFELIZ IDÈIA ,espero que mais pessoas se manifestem.
Ines Camilo

Patricia Camilo disse...

Ronco, bom dia!
Se os nossos vereadores não tem o que fazer, basta dar uma voltinha na cidade e tenho certeza que encontrarão muitas coisas que estão gritando por realizações! Quanto tempo perdido!!! Há ruas sem asfalto, locais em nossa cidade sem esgoto, luminação precária, tantos problemas com segurança, falta de opções de lazer para a juventude, falta de investimento em outras modalidades de educação... sem contar que até 2 anos atrás, tínhamos 4 bancos em RB, e hoje só contamos com 2!!! Acho que uma homenagem justa seria trabalhar de verdade, dando continuação aos projetos iniciados por aqueles que nos deixaram mas deixaram a marca de seu desejo pelo progresso de Ribeirão Bonito.

Anônimo disse...

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.

Ela pode ser cruel aos políticos que porventura enveredarem por caminhos contrários aos anseios da maioria da sociedade civil.

Muitas vezes, algo de grandioso com o aval da camara, passa desapercebido e por outro lado um projeto como o proposto sem a devida avaliação passa a ser um verdadeiro desastre.
Eu explico: Mexer com o sentimento dos humanos é complicado.

Penso que no caso em discussão, esse sentimento foi atingido de forma direta. Uma pessoa que sempre teve boa reputação, uma pessoa da sociedade, um membro de família conhecida e admirada por todos etc terá que ser SEMPRE preservada.

Talvez a maioria dos que assinaram o tal projeto não conheçam a fundo o homenageado, por esse motivo a troca ou a substituição para outro seja fácil.

Recebí a informação de um grande amigo de Ribeirão Bonito, a quem tenho o maior respeito.

Para os conservadores é tudo de ruim que poderia acontecer. E nesse caso não adianraia prêmio de consolação, ou seja, substituir a homenagem por outra. Seja lá qual for a outra, mesmo que a homenagem seja maior. Porque digo isso, parcela da sociedade da cidade acostumou-se ao nome dado ao Plenário do Legislativo de Ribeirão Bonito.

Quantas vezes ouvi o próprio Sergio Ronco dizer: "Falamos diretamente do Plenário Emidio Lucato" em suas transmissões pela Rádio BJ (aqui se faz uma pergunta: por que parou Sergio?).

Vejo que mexeram em um cacho de abelhas do tipo Africanas. É difícil mensurar os possíveis estragos na esfera política. Parece-me que virou um jogo de braço do tipo: Melhor este do que aquele.

Não havia essa necessidade, poderiam ser feitas quantas homenagens fossem necessárias, mas não da forma como se comenta(não sei se realmente substituirão o nome do Plenário no novo local do BB).

Se fosse o nome do plenário de flor, de frutas etc, não teria problemas. Acontece que leva um nome próprio, é complicadíssimo.

Caso seja realmente substituído, penso que foi um verdadeiro tipo no próprio pé. Esse tiro pelo que me parece foi unânime.

O exemplo de um comentarista logo acima, no caso da Escola Coronel Pinto Ferraz, é bem oportuno.

A soberania dos vereadores é legal, como disse outro comentarista, mas ela pode ser revista. Mudar de opinião é algo grndioso, seguir os anseios da maioria é legal e natural.

Abraços meus amigos de Ribeirão Bonito. Estou nessa São Paulo maluca com saudades da bela e encantadora Ribeirão Bonito. Ainda bem que é trabalho por tempo pré determinado, quero logo voltar a minha terrinha querida.

Andre Lucato disse...

É triste ver isso acontecer.
Como membro da família, entristece-me ainda mais ver que no decorrer de uma geração (eu o conheci pessoalmente, em minha infância) as pessoas, por motivos diversos, atuam para, deliberadamente (no sentido mais exato da palavra) apagar parte da história da cidade.
O nome do "Tio Emygdio", naquele local público, é como uma página de um livro aberta, onde cada um que lê pode conhecer uma parte do que ali se escreveu. Com essa página apagada e reescrita, o que ali estava tenderá a se perder com o tempo.
O exemplo do tio Emygdio foi enorme. Foi querido e é reconhecido como um dos maiores políticos que nossa cidade já teve.
Em vez de gravar esses nomes na pedra, arrancam-nos das paredes.
Os nomes dignos de homenagem, que fizeram a nossa história, têm que ficar lado a lado e não uns sobre os outros.
É o que acho.

Anônimo disse...

Espero que nomes como: Rubens Leme de Godoy, Laercio Pessa, Vinícis Ramos Fabri sejam lembrados

Anônimo disse...

Os valores morais não tem mais significado nenhum.
A resolução já foi aprovada.
Resta apenas ser confirmado se o novo
"plenário" vai mesmo levar o nome de um político que foi cassado por
improbidade administrativa.
Parece que estão seguindo bem a cartilha dominante em Brasilia.

Anônimo disse...

quero que esses vereadores se empenhem em esclarecer à população quem é o 171 dos atestados falsos que até agora ninguém sabe.

Lina disse...

Realmente é triste ver que os nobres vereadores de Ribeirão Bonito, almejam um local mais amplo para os mesmos,segundo a Veradora Renata me falou, chove no predio da camara!!!!!!!!!desde qdo? Ate agora nunca ouvi ninguem reclamar disso, os papeis se perdem no chão!!!!!!!!!!!!!isso pra mim tem mais cara de desorganização do que outra coisa.
Como uma ¨anonima¨ disse q a nova camara olhando de fora esta ficando linda!!!!!!!!! deveria mesmo preocupar-se muito mais com o custo da obra e em cobrar dos politicos os problemas que ela mesma aponta e não parabenizá-los pela mudança.Em Ribeirão Bonito não é o povão que tem q ser defendido e sim toda a população que esta sem agua, sem luz e SEGURANÇA alguma. Não é a população que tem que atentar-se para tais fatos e sim os politicos daqui ou melhor dizendo os vereadores que são os representantes da população que tem a obrigação de pelo menos tentar resolvê-los. Mas realmente não é o espaço que eles ocupam que faz a diferença, mesmo porque se estivessem olhando para os problemas de nossa cidade não teriam tempo para pensar em troca de espaço e troca de nomes de pessoas que foram homenageadas. Por exemplo porque não se homenagear o Dr. Orazil que tanto cuidou da saude de muita gente em Ribeirão Bonito colocando seu nome em um Posto de Saude Familiar?
Todos os vereadores de Ribeirão Bonito deveriam envergonhar-se de não buscar projetos para melhoria de nosso municipio podendo assim justificar o salario que recebem.

Anônimo disse...

Precisamos dar o troco nas urnas. A arma poderosa é o voto. Se derem churrasco, coma. Se derem presentes, pegue, mas na hora do voto é você e a urna, não precisa votar nesse ou naquele só porque te deu alguma coisa ou é seu amigo. Vote consciente.

Anônimo disse...

Cara Lina... se vc acha que perder documentos e aparelhos eletrônicos não tem importância, quem não se preocupa com o dinheiro público é vc! Se vc não sabia que chovia dentro da câmara, não tem visto tv! Quase toda a população sabe que ali faz parte do prédio da estação, tombado pelo Patrimonio histórico e não pode ser reformado, só restaurado, o prédio todo, inclusive a Prefeitura.
Sou a anonima das 8h35 e acho que vc não entendeu o que escrevi!!! Vou te explicar: qdo eu digo povão, quero dizer a população em geral, citei problemas sérios e reais que afetam a população e acho que os políticos (todos) devem se preocupar com isso e tentar resolver.
Parabenizo sim a obra! Os gastos, quem deve se preocupar são eles, acho que hoje em dia ninguém é louco de ignorar a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Tribunal de Contas.
Quando vou a outras cidades sempre estou atenta aos prédios públicos (prefeituras, câmaras, hospitais, escolas e bibliotecas) e me dá vergonha de compará-los com os de Ribeirão Bonito. O forro do Paço Municipal está caindo, a pintura daquele prédio está horrível, será que não dá pra mandar pro governo federal um projeto de restauro do prédio?? Biblioteca ou Centro Cultura, dá pena! Não há espaço de leitura, as peças, fotos e documentos do museu se estragando! Isso é uma vergonha! Depois vem algumas pessoas reclamarem que estão tirando uma placa de uma parede e transferindo para outra?!!! me poupem.
Acho que essas pessoas não sabem o que é ficar sem água quase todos os dias, não sabem o que é morar numa rua sem asfalto, não sabem o que é morar com mais 15 pessoas dentro de uma casa minúscula... Digo isso porque sinto na pele todos os dias!!!
Acho muito importante preservar o passado, mas acho mais importante pensarmos no futuro.
Apesar de todos os problemas que afetam RB, penso que nesses últimos anos a cidade evoluiu muito, graças ao nosso prefeito e alguns de nossos vereadores que sempre estão em contato com deputados, até mesmo em Brasília, para conseguir recursos para as obras... Desde qdo se fala em asfaltar Malvinas (Parque Emydio Lucato!!!) e Guarapiranga?
Agora temos que cobrar o asfalto do Novo Ribeirão, Morumbi II, algumas ruas da Malvina, o tratamento de água e esgoto, um reservatório de água decente e seguro no Morumbi, o restauro do prédio da estação (que logo completará 100 anos), um Centro Cultural que atenda toda a população, etc.

Gostaria de fazer uma pergunta a todos, porque já fico imaginando uma futura polêmica: Quando for colocado em prática o projeto Escola do Futuro (não me lembro bem do nome, corrijam-me se estiver errada), no qual as escolas serão todas reunidas em um único prédio, o que acontecerá com o nome das pessoas que estão sendo homenageadas denominando cada escola que deixará de existir????
Tenho certeza que a preocupaçào maior desse projeto é com a Educação, assim como espero sinceramente que a troca de prédio da Camara seja para melhor atender a população, pois as pessoas que frequentam diariamente aquele local, provavelmente nem sabem o nome das pessoas que denominam as salas!
Quando eu disse povão, quis dizer isso, grande parte da população que frequenta a Câmara, procurando ajuda, orientação, não está preocupada com a troca de nomes! Como citaram um exemplo da Escola Coronel, todos podem observar que os uniformes entregues pela Prefeitura aos alunos nào possuem o nome da escola escrito (porque é um sistema único de educação e tudo irá mudar) Acho que os que trabalham ali se preocupam muito mais com a Educação em si do que com o nome do local!!!

Agora, Lina, vc pecou ao citar o nome do Dr. Orazil!!! Ele, além de um grande médico, foi um grande político, será que não é merecida a homenagem? O Sr. Carlito Varella tbm foi um grande político, além de ter sido fiscal e um ótimo educador... Filori e Rubinho também foram grandes homens em seus trabalhos... e se perguntarmos para essas familias o que elas acham da homenagem???

Pois é o que eu penso...

Anônimo disse...

hahaha...
Essa cidade tem que trocar de nome... deveria se chamar "Cidade dos Lucato"!!! é sala, creche, rua, bairro... e ainda ficam bravos!!!!!! Cade os Silva, Souza, Santos, Oliveira, da Cruz, etc, etc, etc??????
Quantos anonimos trabalharam voluntariamente pela cidade e mal tem uma placa decente em seus túmulos????

Anônimo disse...

Á pessoa que responde a Lina

Apenas um detalhe, há muitas pessoas ilustres a serem homenageadas como ex o Dr. Orazil, mas não precisava tirar a homenagem do Emidio para passar para outra pessoas. Poderia muito serem homenageados todos sem houvesse a necessidade de tirar o nome do Plenario já atribuido ao Lucato, no mais vc tem muita razão

Anônimo disse...

Não é o caso aqui, mas belíssima e muito útil a audiência realizada pela Amarribo Junior...
A propósito, a Dona Lina que escreveu Segurança com letras maiúsculas, devido a sua tamanha preocupação, não estava lá... uma pena!!! Acho que deve ter coisas mais importantes a fazer!!

Lina disse...

Realmente sr.ou sra. ANONIMO, não fui na audiencia publica realizada pela Amarribo Junior pq estava trabalhando e com certeza escrevi SEGURANÇA com letra maiuscula porque precisamos de mais segurança. Se vc pode ir até la muito bem cumpriu seu papel, não sei se vc sabe a primeira reunião do CONSEG que foi feita no Forum de Ribeirão Bonito,estava presente, só não pude continuar por motivos obvios!!!!!!!!!
Só não entendi o motivo de sua preocupação com minha ausencia, o que foi fazer na audencia alem de notar as pessoas presentes e ausentes que estavam la???????
Deveria se preocupar mais com o que acontece em nossa cidade e não criticar as pessoas no anonimato. Identifique-se,mostre sua cara para que possamos saber quem gostou tanto da audiencia da Amarribo Junior.

Lina disse...

Anonima das 8h35!!!!!
Não vou nem me atrever a discutir com uma pessoa que não se apresenta, ou melhor, se apresenta como anonima das 8h35 !!!!!!!!
Mostre que realmente esta interessada em ajudar a melhorar Ribeirão Bonito agindo de uma outra maneira ta!!!!!!!

Anônimo disse...

já que meu nome foi citado quero esclarecer mais detalhado.Quando a LINA diz que eu falei,eu confirmo,agora a mesma dizer que nunca ouviu reclamações,precisa procurar saber mais,pois foi mostrado ate na EPTV,a camara alagada e vereadores com guarda chuva dentro da mesma.E quando a mesma diz que papeis no chão é falta de organização tbm discordo,gostaria que fosse ate´la no final do expediente para ver a manobra que as funcionarias fazem,levando computadores de um lado para o outro,pra que não sejam destruidos novamente,isso é jogar dinheiro publico fora.Quanto as indignações qt a mudança de nomes acredito que as familias estão sentidas,mas os nomes não seram jogados e sim muito mais lembrados pois o espaço sera apropriado e não como esse vergonhoso que estamos,e não somos donos da cidade como um dos anonimos disseram,mas tbm exijo respeito,pois quem votou em mim conhece meu carater e de td minha familia,meu avó Valdomiro Magalhaes tbm trabalhou na prefeitura por muitos anos,construiu varias pontes e nem por isso estou brigando para que coloque o nome dele,somente peço que o mesmo descanse em paz,e coitados desses que ja se foram e muitos estão fazendo intrigas com seus nomes,é uma pena,pois a vida é tão curta,e muitos criando inimizades,td por causa da POLITICA,mas graças a DEUS eu tenho muitos AMIGOS,e agradeço a tds pelo carinho.SALOMÉ

Lina disse...

Salomé, confesso que nunca vi na EPTV nenhuma repostagem a respeito desta chuva na Camara e olha que as noticias de Ribeirão Bonito que veiculam nas TVS são imperdiveis,mas deixe pra la!!!!!!!.
Tambem fui me informar a respeito deste assunto e pelo que me consta ja não chove por la e segundo o engenheiro afirmou, o problema é uma arvore la existente que quando suas folhas caem entopem as calhas.
A respeito das manobras feitas pelas funcionarias, como disse, se voces não jogassem o dinheiro publico fora fazendo reforma no BB poderiam usá-lo preservando os papeis e computadores que esta falando.
Voce disse que os nomes que serão trocados não serão jogados fora e sim muito bem lembrados, onde poderia me dizer???????????? Voces não estão somente jogando os nomes homenageados fora e olha que não é so da Familia Lucato não, como tbn estão rasgando mais uma pagina da historia de Ribeirão Bonito, ou será que uma homenagem feita a quem quer que seja não faz parte da historia?
Quanto as intrigas que estão fazendo, saiba que não é isso não, estamos mostrando para os municipes o Projeto e Resolução de numero 001/2010 que teve que ser aprovado em uma Sessão Extraodinaria, para que não atrapalhasse os outros tantos projetos que estão em pauta tbn.

Anônimo disse...

quero saber quem e´esse engenheiro,pois nós temos um parecer em mãos,e se realmente estiver interessada pode ate procurar,ou será que esta querendo dizer que sou mentirosa,precisamos tomar muito cuidado com nossas palavras,pois estão fazendo tempestade e magoando muitas familias tbm.Alias tantos criticando,quero dizer a tds que sou ficha limpa,não respondo a nenhum processo,e nunca me omitir dentro da camara,sempre estive aberta para ouvir tds,os que votaram e os que não votaram em mim agradeço a tds,e como ja disse não gosto de intrigas,pois tenho muitos amigos,e a vida é muito curta.SALOMÉ

Lina disse...

Salomé
O que se discute aqui, é outra coisa. Não te chamei de mentirosa e não estou magoando familia de ninguém com certeza.Gostaria que me dissesse como é possível se condenar somente o predio da Camara se o mesmo faz parte do predio da prefeitura e não pode ser reformado? Outra coisa, se a estrutura do mesmo ja esta condenada porque foram somente trocadas as telhas?
Não seria melhor voces se preocuparem em construir um novo predio para a camara,ou mesmo que fosse, restaurar por exemplo o predio do matadouro?
Lógico que isso tudo levando os nomes que ja foram homenageados é claro!!!!