sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Campanha pede que motorista pare quando pedestre levantar o braço

Objetivo é diminuir o desrespeito e favorecer uma convivência pacífica

Uma campanha de conscientização feita em Vargem Grande do Sul, região Central do Estado de São Paulo, quer que os motoristas parem e cedam passagem para os pedestres assim que eles levantarem o braço.
A campanha foi criada pela cidade para diminuir o desrespeito e favorecer uma convivência pacífica no trânsito. Entre as principais reclamações está a invasão à faixa de pedestres.

A ideia é que as pessoas que pretendem atravessar a rua pisem primeiro na faixa branca. Se o motorista não parar, elas devem levantar o braço e esperar que outro libere a travessia.
A iniciativa é divulgada em ações da Guarda Municipal e nos panfletos informativos. A novidade já foi implantada em outras cidades com êxito, de acordo com o secretário de Transportes, Francisco Maldonado João. “Em algumas capitais do nordeste, Curitiba, Porto Alegre. Lá eles têm essa prática e tem dado muito resultado”, explicou.

Para a psicóloga Adélia Del Santo, que é especialista em trânsito, a campanha mexe com o comportamento das pessoas e deve demorar pelo menos um ano para dar resultados. “Leva um tempo para que seja mudado. É preciso que haja muito esforço para que todos possam aderir à campanha”, disse.
De acordo com a lei de trânsito, desrespeitar a faixa de pedestre é uma infração gravíssima. Além de levar sete pontos na carteira, o motorista paga multa de R$ 191.
Fonte: EPTV

Nenhum comentário: