quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Atividade Delegada da PM poderá atender Dourado

Dourado poderá receber policiamento dobrado 
na cidade e zona rural.

 
A Polícia Militar através do Tenente Coronel Jackson Justos(foto) comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar,  trouxe para o prefeito de Dourado Edmur Buzzá  uma sugestão que poderá imprimir um ritmo de maior segurança na cidade.

Em   São Paulo já existe um convênio com a Prefeitura local, onde Policiais Militares em suas folgas prestam serviços ao município. Essa operação foi batizada de “Atividade Delegada”. Há uma rotatividade na escala de trabalho dos PMs que permite que os policiais que estão de folga possam atender ao convênio através de remuneração sob a responsabilidade do município.

Dessa forma, onde há o referido convênio, o número de policiais a serviço  é praticamente o dobro. Com isso a população passa a ter maior segurança.

Aqui cabe um parênteses para um comentário do Blog do Ronco. Estive em São Paulo recentemente na região da conhecida Rua 25 de Março, centrão de São Paulo. Esse local é tido com problemático, pois há uma grande concentração da população por ser zona de alto comércio. A Polícia Militar juntamente com a Prefeitura da capital firmaram convênio onde a "Atividade Delegada" passou a funcionar. Um número maior de policiais(em folga na corporação), passou a agir no local.  Essa prática resultou em dados positivos em todos os quisitos de segurança. São dados oficiais da significativa melhora no índice  de ocorrências.

Voltando ao caso particular de Dourado, a idéia é praticamente a mesma, firmar convênio com o município onde PMs possam, em suas folgas, prestar serviços à comunidade. A “Atividade Delegada”, pode auxiliar a prefeitura em várias frentes, como um apoio maior na segurança da zona rural, fiscalização de ambulantes que diariamente percorrem a cidade, abordagens gerais, maior presença de policiais em frente as escolas etc. 
 
Poderíamos dizer que uma vez firmado esse convênio, a cidade passaria a contar com praticamente o dobro de policiais em serviço. Outro fator relevante, é a pré disposição do Tenente Coronel Justus, em disponibilizar mais uma viatura para Dourado. No caso foi sugerido um auto VW Parati que possa percorrer a zona rural com maior desenvoltura.

A “Atividade Delegada”, uma vez aceita pelo prefeito Edmur, carece do apoio dos vereadores da cidade para que o projeto seja aprovado.

O Blog do Ronco vai ouvir o Prefeito Edmur e vereadores a respeito.

17 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Sérgio!
Obrigado pela utilidade do seu Blog em esclarecer o cidadão.
Vamos aguardar que a população de Dourado
se mobilize e exija dos vereadores e autoridades locais esta providência que já
esta mais do que na hora de uma ação para inibir ou coibir vandalos que quebram placas de trânsito e jovens que são presenciados durante o dia usando drogas.

Cidadão douradense.

Margaret disse...

Que ótimo! Tomara que o Prefeito e os vereadores levem a frente essa brilhante idéia. Como moradora de Dourado, achei ótimo.

COMERCIANTE REVOLTADO disse...

" Vamos ver se os vereadores de Dourado vão aprovar essa brilhante idéia do Coronel Jackson Justus, pois, estes ambulantes que vem em nossa cidade não paga nenhum impostos ( que é caro ) e levam o dinheiro do nosso comércio embora.Vamos acompanhar isso de perto porque quem perde somos nos comerciantes.

Maurício disse...

Prefeito Edmur e Vereadores, não vamos perder essa oportunidade

Donizethe ( centro ) disse...

" Cidadão Douradense vamos na Camara Municipal no dia da sessão para ver se os vereadores vão aprovar esta brilhante idéia do Coronel se perdemos esta chance sabe la quando vai ter outra, mais Policiais nas ruas menos CRIMINALIDADE

Anônimo disse...

ola comerciante revoltado aq é um amigo d uns dos vereadores q sempre to acompanhando os trabalhos dos vereadores , t afirmo q sobre essa questao foi pedido na camara um fiscal pra fiscalizar esse tipo d comercio ilegal , q nos tira nosso dinheiro daq e leva embora sem pagar impostos e como sempre foi negado pelo prefeito com mil desculpas e c qalqer cidadao qerer esclarecer mais essa qestao garanto q a camara esta aberta para todos.
abraço ronco parabens por deixar nos colcarmos nossas ideias tbm .

Romualdo Rib. Bonito disse...

Parabéns pela iniciativa

Anônimo disse...

Sou totalmente contra, deveriam contratar mais policiais, pois o policial não é de ferro, precisa de sua folga para cuidar de sua familia, e não se tornar um escravo, deveriam ganhar melhor.

Anônimo disse...

Tenho certeza que o Dr. Edmur irá aprovar essa idéia, uma vez que há meses foi vitima de roubo em sua propriedade rural. E os vereadores se aprovam dinheiro para o Hospital só faltava não aprovar isso né?

Anônimo disse...

Aqui em Ribeirão Bonito tem um fiscal que é cargo de confiança do prefeito que confere os ambulantes,vendo quem são e de onde vem .pelo menos é o que me falaram que é o serviço do João Mudança

Anônimo disse...

Ações do tipo sempre serão bem-vindas. Eu concordo plenamente com esse projeto. Além de dar mais segurança à população, os militares poderão engordar o salário.

Anônimo disse...

mas e os policiais, o que acham da idéia? eles DEVERÃO ou PODERÃO trabalhar na folga? desde que eles escolham se querem ou não fazer parte deste convênio, acho muito interessante.

Andre Lucato disse...

É triste ver justamente um policial sugerir isso.
Com essa medida, na média, o policial que exerce função extressante e perigosa, além de receber uma merreca de salário por isso, vai, se quiser, submeter-se a, em média, 10 horas de trabalho diário!
Uma secretária, um bancário, ou qualquer outro profissional, trabalha, em média, 8 horas diárias e recebe hora extra por isso. E nem de longe exercem funções tão extressantes e perigosas quantos os policiais.
É vergonhosa essa proposta. Devem ser feitos mais concursos e a remuneração desses policiais TEM que melhorar. Só assim haverá mais eficiência.
Oficializar o "bico" é uma proposta que se coubesse a mim, eu teria vergonha de fazer.
Sinto muito, Dourado! Espero que consigam solução melhor para seus problemas...

Anônimo disse...

Eu gostaria de mais detalhes deste convênio afinal o policiamento tem uma escala definida devido ao stress sobre o profissional entre outros assuntos, isto pelo que vejo é a legalização do BICO que eles fazem.

A pergunta que fica é:

Eles vão trabalhar na folga e receber, ou vão receber quando estão de folga ?

Imagine se todos resolverem fazer isso, o médico, o motorista de onibus, ja imaginou cansados mas devido ao convênio estarão de plantão para ¨cuidar¨de você.

Anônimo disse...

Em Rib. Bonito existe um convênio semelhante; a Prefeitura paga um "pró labore" de R$250,00 para a Policia Militar como forma de compensá-los pelo baixo salário pago pelo Estado, o Prefeito se mostrou generoso para com os PMs; no entanto, causou insatisfação entre os Policiais Civis, que também ganham pouco e não foram lembrados pelo Sr. Prefeito!
Obrigado!
Antonio Nunes

Anônimo disse...

eu acho q muita gente dando palpite falando mal asneiras ....informem se e depois dao seus palpítes suas declaraçoes em doiurado tem um folder esplicando tudo isso ai.... eu acho q para os policiais militares eles nao serao escalados contra sua vontade ..podem ficar despreocupados que a segurança nao vai deixar a desejar e sim sera melhorada .

Anônimo disse...

Isso é um absurdo. Não melhora em nada.