quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projeto de lei quer acabar com poluição visual de letreiros e placas

Araraquara
Associação de Comunicação Visual prevê prejuízos para comerciantes e empresas de propaganda

Um projeto de lei quer regulamentar os letreiros e placas em lojas de Araraquara para acabar com a poluição visual. O relatório final acaba de ser aprovado por uma comissão de vereadores, mas a medida já divide opiniões.

A exemplo do que existe em São Paulo com a lei ‘Cidade Limpa’, Araraquara pretende regularizar todos os tipos de propagandas que estão nas ruas. O projeto vai ser levado à audiência pública em 5 de outubro e deve ser votado no final de outubro.

De acordo com a Associação de Comunicação Visual, faixas anunciando promoções não poderão mais ser exibidas, assim como avisos de descontos nos vidros. Além disso, no nome das lojas deverá ser 60% menor do que é atualmente.

Para o presidente da associação, João Bezerra, a medida vai trazer prejuízos para os comerciantes e para as empresas de propaganda. “O comerciante não vai conseguir divulgar o seu produto. Principalmente na área promocional, através de faixas e banners”, disse.

Há um ano, o arquiteto e urbanista Francisco Santoro faz parte de uma comissão que analisa as propagandas. Segundo ele, existe um abuso por parte de alguns comerciantes e é preciso pensar na estética da cidade . “Nós vamos ter uma visibilidade maior das coisas necessárias, como as informações de trânsito. Eu entendo que nós teremos uma cidade mais bonita”, ressaltou.
Fonte: EPTV

Nenhum comentário: