segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Incêndio de grandes proporcões atingi o Morro do Passarelli em Ribeirão Bonito

Sergio Ronco
Marcel Rofeal
Por volta das 16:00h desta segunda 13, um incêncio de grandes proporções atingiu o Morro do Passarelli, ou Morro do Cemitério como é conhecido. Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio. As margens da Rodovia Municipa lRBB-149 , que leva à biquinha do Faralli foi consumida pelo fogo. A prefeitura esteve presente com máquinas e caminhão pipa na contenção das labaredas. Enormes moitas de bambú ajudaram na propagação do fogo por áreas particulares rurais. Neste momento(18:10h) ainda há muita fumaça e pequenos focos de incêndio.
Participaram da cobertura desta matéria: Sergio Ronco e Marcel Rofeal. Mais detalhes em instantes
A estrada municipal ficou interditada
O fogo atingiu o Morro do Passarelli
Caminhão pipa da prefeitura atende ao chamado
A PM esteve no local
O fogo destruiu o pouco de pasto existente
Animais correm do fogo 
Moitas de bambú ajudaram na propagação do fogo
A terra queimada mostra que não sobrou vegetação
Do centro da cidade  avistava-se a concentração de fumaça no Morro do Passarelli

4 comentários:

Anônimo disse...

Ronco ainda está pegando fogo no morro do passarelli, a prefeitura não vai debelar o incêndio, o fogo está subindo o morro.

Unknown disse...

infelismente não teve geito o fogo atingio o morro, uma perca enorme para a fauna e a flora e a citiantes da região eu até ajudei no combate as chamas, mas infelismente não teve geito, de controlar o incendio, acredito eu que infelismente o fogo irá consumir toda vegetação do morro essa noite...

Anônimo disse...

Realmente é uma pouca vergonha,perdemos o q há mais de bonito em nossa cidade,e até qdo vai pegar fogo no morro?até chover... dizem q combateram o fogo, não vi nada combatido e sim,destruido e aainda a fogo no morro, por favor faça alguma coisa né prefeito

Newton Almeida disse...

Fortalecendo mecanismos de combate à incêndios florestais o estado fortalece, como um todo, a preservação do pouco que restou da Mata Atlântica. E penso que estamos precisando de mecanismos mais ágeis para controlar os incêndios florestais.
Minha sugestão é de que ampliem a estrutura atual, e que repassem recursos para ONG's fazerem, também, esse trabalho. Os recursos seriam pagos mediante produtividade. As ONG's ganhariam 100% do teto da produtiviodade, mensal, caso não ocorra incêndio. Então o seu trabalho será contínuo na prevenção e conscientização de moradores vizinhos às áreas florestadas, preparo de aceiros, etc .
Tenho certeza que incluir o critério de produtividade, fará com que o serviço prestado tenha mais eficiência. Um projeto piloto seria implantado e avaliado, a partir disso fariam ajustes e ampliariam o sistema. O ideal é atrair, para o terceiro setor, os notórios depredadores , fazer com que os que estão prejudicando mudem de lado: caçadores, carvoeiros, baloeiros, etc.
Fizemos isso em Rio Bonito, em parcertia com o Consórcio Ambiental Lagos São João e WWF , contratando ex-carvoeiros para produção de mudas e reflorestamento : deu excelente resultado ! Perguntem ao Firmino, ex-Presidente do INEA.

Newton Almeida MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://www.limpezariomeriti.blogspot.com