domingo, 12 de setembro de 2010

Furto de cabos deixa moradores de Ribeirão Bonito e Dourado sem energia

Pelo menos seis mil casas foram afetadas durante sete horas

Um furto de cabos elétricos deixou pelo menos seis mil casas de Ribeirão Bonito e Dourado, na região Central do Estado de São Paulo, sem energia por mais de sete horas, na madrugada deste sábado (11).

Segundo a CPFL, foram furtados 1,2 mil metros de cabos de cobre da linha de transmissão. A demora no restabelecimento da energia aconteceu porque os bandidos roubaram os dois lados da rede, deixando a subestação Ferraz Salles que é responsável pela redistribuição nas cidades, isolada. A situação voltou ao normal no inicio da manhã.

Nota do Blog: A matéria acima é de autoria da EPTV. Como dissemos em nota no Blog do Ronco, o roubo quase sempre é causador dos apagões em Dourado e Ribeirão. Mas a CPFL não previa que esse material de alto custo pudesse ser roubado? E o plano B da empresa? E a segurança para que não tenhamos mais esse dissabor? Até quando iremos conviver com esse estado de situação? Se foram roubados 1,2 mil metros, novos 1,2 serão colocados, e aí? Ficaremos expostos outra vez a novo roubo e novo apagão? Porque somente isso acontece em Dourado e Ribeirão Bonito? São tantos os questionamentos......

6 comentários:

Andre Lucato disse...

A explicação é verossímil.
Cinco horas de interrupção no fornecimento de energia a duas cidades, por causa de um roubo de cabos, é perfeitamente crível.
Os mais atentos verão nesta notícia o desmentido das explicações anteriores, quando a energia caía três ou quatro vezes na semana, por períodos de meia hora, cinco minutos, ou até menos.
Quanto era roubado de cabo, nessas interrupções? Cinco centímetros? Um metro? Dez metros?
A CPFL, no meu entender, precisa explicar muito bem os apagões anteriores.
O de sexta/sábado está bem explicado.

D Wal disse...

1. Eu gostaria muito de saber onde fica essa substa~ção Ferraz Salles.

2. Se ocorrem tantos furtos de cabo nessa linha, a CPFL aumentou a segurança?
3. Por que a empresa não troca logo yoda a linha, tirando o cobre e, vendendo ela mesma, e com o ganho seria reembolsada por parte do materila trocado.

4. Prá mim, isso está é cheirando desvio de linha para cidades maiores não ficar sem luz.
E a gente que se dane.

Elvio disse...

Dias antes desse apagão, em uma conversa informal com um funcionário da CPFL, ele me informou que quando furtam os cabos de cobre, a empresa substitui por aluminio (com baixo valor comercial para furto), pois bem - agora tambem estão furtando o aluminio!. Esses cabos são furtados por pessoas experientes que sabem como cortar a rede com 68.000 volts. Pois bem, a nova subestação que está sendo construida na rodovia - com previsão de operação em meados de 2011 - operará com rede de 139.000volts, que impossibilita o corte. Quando ocorre a interrupção nessa linha atual, geralmente por furto, acionam uma linha secundária para fornecimento provisório (porque não funcionou eu não sei), até o reestabelecimento da principal. Na minha opinião, nosso atual sistema está obsoleto e há muito tempo já deveria ter recebido investimentos. Só para concluir, os furtos ocorrem entre quinta e sexta-feira. É logico que ninguem consegue patrulhar 100% das linhas, porém se a Polícia Civil atuasse junto aos RECEPTADORES, empresas de reciclagem em geral, essa bandidagem não teria para quem vender. É difícil?

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk...pessima a justificativa. 1º acabou por volta das 21:00 h depois de 15 a 30 min voltou a ter energia, 2º acabou novamente por volta das 23:30 voltando somente de manha. A Companhia faz e desfaz e população paga o "pato", sem falar os locais de pagamento que só tem dois agora em Rib. Bonito, cada dia que passa pior fica e nada é feito.

Anônimo disse...

Será que se a Amarribo enviasse um ofício ao Secretário de Segurança Pública, solicitando ajuda isso não se resolveria.

Leonardo Henrique Pavanelli disse...

Isso Pode Prejudicar Muito os moradores porque em uma falta de energia dessas estraga os eletrodomesticos da populaçao!!!