sábado, 7 de agosto de 2010

A figura simpática do "Seu João"

João Jorge Saad

Há pessoas que marcam a nossa vida para sempre. Uma dessas pessoas foi o "Seu" João. A imagem que você vê na foto, é literalmente a imagem que guardo de João Jorge Saad, fundador do Grupo Bandeirantes de Comunicação ( Rádio e TV ). Extremamente educado e simpático, não negava um cumprimento a quem quer que fosse. Do porteiro do prédio da Rua Radiantes 13, sede da Rádio e TV Bandeirantes, ao funcionário mais graduado. Por diversas vezes cruzei na escadaria da emissora com o "Seu" João, quando lá trabalhava, e ele chamando pelo nome, fazia a saudação respeitosa.

Certa vez vi o Seu João apreensivo. Foi na década de 70, quando a censura "comia solta". No programa "O Trabuco" apresentado pelo jornalista Vicente Leporace(foto ao lado), aquele que não tinha "papas" na língua, fez um comentário sobre o governo da época. Seu João ouvia sempre o programa do Leporace em sua sala e não demorou a comparecer ao andar acima, no Estúdio A, onde estava sendo apresentado O Trabuco. Como o programa estava no final, sairam os dois conversando. Soubemos depois, que o Leporace havia sido chamado pela Polícia Federal para esclarecimentos sobre o comentário feito. Diga-se de passagem, era comum Leporace botar a boca no trombone, mesmo com a censura em cima.

Um comentário:

  1. Saudade do "Seu" Vicente e "Dona" Ivone, "Seu" Estevam e "Dona" Olga, saudade da rua Tanabi e da minha infância. Lembro de um fato: Minha mãe acordava cedo, por volta das 6:00 e ligava o rádio para ouvir as notícias. Sintonizava uma rádio do Rio de Janeiro -penso que por ser carioca- e ouviu a notícia do suicídio de Getulio Vargas.
    Saiu de casa e bateu na casa do Vicente Leporace, nós morávamos no 321 e ele no 323.
    Ele já estava de saída, ligou para o Rio, confirmou fato, saiu "voando" para a Bandeirantes e num furo de reportagem deu a notícia em primeira mão.

    ResponderExcluir