sexta-feira, 30 de julho de 2010

Gavião comemora 5 anos sem dengue

A Secretaria de Saúde de Gavião Peixoto, através da Vigilância Epidemiológica, está comemorando 5 anos sem dengue autóctone na cidade. O município enfrentou uma epidemia em abril de 2005. Os resultados positivos só foram possíveis com a colaboração da população e o trabalho intensivo do Controle de Vetores, porém o combate tem que ser constante.

Suzana João, coordenadora de vetores, conta que a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que contabiliza os recipientes com a presença de larva do Aedes aegypti na cidade foi Zero. “As visitas são mensalmente realizadas casa a casa, em pontos estratégicos e locais com grande aglomeração de pessoas, além de passeata e orientação nas escolas. Só com o trabalho constante conseguimos este índice”, comemora.

Porém José Borato, secretário de Saúde, afirma que o próximo verão será motivo de muitas preocupações. “Estamos fazendo o trabalho de prevenção constante, inclusive no inverno, porque sabemos que com a alta temperatura que teremos no verão, indica que os municípios terão que estar preparados. Por isso, pedimos a população que eliminem ou tampem todo recipiente que acumule água parada para ficarmos mais um ano sem a doença”, afirma.

Nenhum comentário: