domingo, 6 de junho de 2010

EDITORIAL - Blog do Ronco

Josmar Verillo*
FICHA LIMPA
Uma vitória do povo

Com a sanção por parte do Presidente Lula da Lei da Ficha Limpa como ficou chamada a lei que impede a candidatura daqueles que tiverem sido condenados criminalmente e por improbidade administrativa, o Brasil dá um grande passo para tirar os corruptos da vida pública.

Ainda está longe do ideal, pois os corruptos encontram muito meios de se safar da justiça, utilizam-se das brechas das Leis, dispõe de um exército de advogados especializados em se safar através das brechas processuais, e contam com uma forte aliada ao seu favor, a lentidão da justiça.

Mas o Brasil deu o primeiro passo, e outros ainda virão. É preciso eliminar o foro privilegiado, impedir as candidaturas que representam conflito de interesse, como por exemplo de funcionários de prefeituras que se tornam vereadores e ficam subordinados ao executivo, é preciso eliminar de vez o voto secreto, e as imunidades parlamentares, e implementar a transparência total em todos os poderes, pois despesas importantes, que são passíveis de mal uso continuam sendo tratadas como secretas.

Essa vitória foi do povo, pois os parlamentares, com raras exceções se mobilizaram a favor desse projeto. O Governo tratou o projeto, como algo “do povo” e não dele, confirmando o que já sabíamos, que eles governam em causa própria, e não do povo.

Diversas entidades se engajaram nessa luta, com destaque para o MCCE e para a CNBB. Mas a rede de entidades de controle social com ramificações em todo o Brasil foi muito importante. Foi um trabalho de formiguinha que deu certo. A AMARRIBO está orgulhosa de ter participado desde o primeiro momento nesse movimento, e de ter engajado também toda a rede de entidades associada. Sem falar na AMARRIBO Junior que tornou Ribeirão Bonito o município com maior número de assinaturas proporcional ao seu eleitorado.

O elefante da corrupção é grande, precisamos ir comendo o mesmo aos pedaços. Essa vitória demonstra mais uma vez que podemos mudar a história, basta queremos e basta nos engajarmos na luta. Nessas lutas temos que deixar de lado ideologias, visões de mundo, suscetibilidades, vaidades, e qualquer outro sentimento. A corrupção é um dos males mais corrosivos da sociedade, pois simboliza alguns seres humanos roubando outros, e se utilizando para isso das instituições que deveriam servir ao povo.
* Josmar Verillo é Presidente do Conselho de Administração da AMARRIBO

Veja no site da AMARRIBO a íntegra da Lei Ficha Limpa
.

Nenhum comentário: