quarta-feira, 9 de junho de 2010

Confirmação de morte por dengue hemorrágica preocupa moradores

Pirassununga
Cidade vive epidemia com 723 casos confirmados de dengue

A morte de um idoso por dengue hemorrágica está preocupando os moradores de Pirassununga, cidade que vive uma epidemia da doença. Nesta terça-feira (8), foram confirmados mais dez casos de dengue, elevando para 723 o número total de contaminados. Confira o vídeo ao lado.
O aposentando Teruo Fugikata, de 83 anos, morreu vítima de dengue hemorrágica no dia 20 de maio. A mulher dele, a dona de casa Almerinda Deonildes Antonia, afirma que 20 dias antes da morte, ele já apresentava os sintomas da doença.

Ele foi trazido pela família para um pronto-atendimento quatro vezes antes de ser internado na santa casa. No local, apesar da febre alta, os médicos diagnosticaram que ele tinha problema na coluna.
Almerinda disse ainda que o encaminhamento para a santa casa só aconteceu depois do marido ter piorado bastante. No atestado de óbito, constam como causas da morte insuficiência respiratória e pneumonia, complicações comuns em pacientes com dengue hemorrágica. O diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz na semana passada.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ramalho, disse que, se for confirmada negligência no atendimento, será aberto um processo administrativo que será encaminhado para o Conselho Regional de Medicina.
A rua onde o aposentado morava tem 19 casas e seis pessoas tiveram dengue. "É uma bomba que pode explodir a qualquer momento. Nós estamos hoje dentro de uma epidemia explosiva, até porque ultrapassamos 1% da população com casos confirmados", explicou o secretário.

O paciente pode ter dengue hemorrágica logo no primeiro contágio e no começo os sintomas são parecidos com os da dengue comum. A diferença ocorre quando começam surgir alguns sintomas como: fortes dores abdominais, vômito, pele pálida e fria, sangramento pelo nariz, gengiva e boca, além de manchas vermelha pela pele.

Fonte: EPTV

Nenhum comentário: