sexta-feira, 18 de junho de 2010

Baixo nível de represa preocupa frequentadores e agências de turismo

BROTAS
Eles acreditam que o problema foi causado pela reativação da usina hidrelétrica do Rio Jacaré Pepira

Frequentadores e agências de turismo de Brotas, na região Central do Estado de São Paulo, estão preocupados com o baixo nível da represa. Eles acreditam que o problema foi causado pela reativação da usina hidrelétrica do Rio Jacaré Pepira.

O nível da represa já está dois metros abaixo do normal. Antes, os troncos ficavam debaixo d’água. Desde que os testes na usina hidrelétrica começaram, uma parte maior deles pode ser vista todos os dias.

A atividade que usa a água do local foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Departamento de Águas e Energia do estado. Apesar disso, o secretário de Meio Ambiente, João Luiz Ragassi Filho, acredita que a vazão é maior que a prevista em lei e, por isso, pediu providências. “A gente notificou os órgãos competentes para dar uma posição para não acontecer o que está acontecendo”, disse.

Um dos cartões postais de Brotas está desaparecendo e a rapidez em que a água vai e transforma o cenário preocupa quem vende o turismo. Para o gerente de uma agência da cidade, David Sardinha, os passeios que incluem a represa podem ficar inviáveis. “A gente espera que resolva o quanto antes. O próprio marketing boca a boca vai ficar ruim e pode acarretar prejuízos”, destacou.
O Departamento de Águas e Energia Elétrica afirma que a prefeitura apenas telefonou para fazer uma consulta sobre a vazão da barragem, mas não recebeu nenhuma notificação formal. Por isso, ainda não tomou nenhuma providência. Já a Aneel não soube dizer se recebeu o ofício da prefeitura.

De acordo com a Fundação do Patrimônio Histórico de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo, as comportas da hidrelétrica Jacaré Pepira ficam abertas, porque a lei prevê uma vazão suficiente para não deixar secar a cachoeira. Ainda informou que a queda no nível da represa é resultado da estiagem.

Fonte:EPTV

Nenhum comentário: