domingo, 2 de maio de 2010

Vereadores aprovam relatório em Brotas

João Guilherme D´Arcadia
joao@comerciodojahu.com.br


A Câmara de Brotas aprovou na sessão de anteontem relatório final de Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou supostas irregularidades na administração do prefeito Antônio Benedito Salla (PDT). Por seis votos a dois, os vereadores consideraram válido o teor do documento, que confirmou as suspeitas de desvio de finalidade na utilização de recursos públicos, gastos irregulares com aquisição de peças e ingerência do secretário de Esportes, Recreação e Cultura, Antônio Jorge Salla.

O relatório de 49 páginas segue agora para os Tribunais de Justiça e de Contas do Estado, promotoria e Justiça de Brotas e Delegacia Seccional de Rio Claro. A partir do documento, qualquer vereador ou eleitor do município pode requerer abertura de Comissão Processante na Câmara, instaurando procedimento de impeachment.

No dia 23 de abril, a Justiça concedeu liminar ao prefeito, impedindo que o relatório fosse votado caso apontasse algum impedimento administrativo de Salla. Apesar de confirmar as supostas denúncias, o texto não traz tal recomendação. “Se fôssemos indicar a processante, ficaríamos impedidos inclusive de votar o relatório”, explica a relatora da CEI, Fernanda Ragassi (PMDB).

“Nós sempre entendemos que não poderíamos pedir o afastamento do prefeito porque não seria competência da nossa comissão”, aponta a vereadora, que coordenou os trabalhos ao lado do presidente João de Jesus (PSDB) e do membro Fernando José Bissoli (PDT).

Durante os 90 dias de investigação, a CEI colheu depoimento de 37 pessoas, dentre os quais o da funcionária pública Maria Aparecida Bertação, autora das denúncias iniciais contra o prefeito. Em boletim de ocorrência registrado em dezembro do ano passado, a servidora apontava suposta intervenção do secretário de Esportes em outras pastas.

Na ocasião, Maria teria apresentado também documentos que comprovariam a aquisição de motores adquiridos via convênio do Estado para veículos da Secretaria de Educação. No entanto, segundo a denunciante, os equipamentos teriam sido instalados em automóveis de outras secretarias.

Posicionamento

O texto final apresentado na Câmara aponta para a confirmação das supostas denúncias. Por meio de assessoria de imprensa, o prefeito afirmou que o relatório apresenta erros (leia texto). Votaram contra a conclusão da CEI os parlamentares Antônio Carlos Raxkid Simioni (PTB) e Waldomiro Rodrigues Filho

Fonte:
http://www.comerciodojahu.com.br/novo/Regi%C3%A3o/VEREADORES+APROVAM+RELATORIO+EM+BROTAS.html

Nenhum comentário: