sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ribeirão Bonito registra o primeiro caso de Dengue no Município

A Secretária da Saúde de Ribeirão Bonito, Maria Eliza Alboléia, acaba de confirmar no programa "Quero Mais Saúde", o primeiro caso positivo de Dengue, contraído no município. Outros dois casos são suspeitos. Os três casos citados estão concentrados no bairro Morumbi.
De acordo com Maria Eliza, o caso positivo foi confirmado pelo Laboratório Adolfo Lutz. "Todas as medidas pertinentes a área da saúde estão sendo tomadas", disse Maria Eliza.
Nota do Blog: Ouça a BJ FM neste momento que profissionais da saúde de Ribeirão Bonito estão sendo entrevistados. O programa "Quero Mais Saúde" tem no comando, o médico Marcos Baldavira Ferreira

14 comentários:

Anônimo disse...

Ronco, o que nós do Morumbi devemos fazer agora que sabemos que tem caso positivo de DENGUE

Anônimo disse...

só em uma quadra no morumbi e que eu sei são dois casos confirmados e outros que não sei de fizeram exames, mas todos com os mesmos sintomas.

Anônimo disse...

Se fosse num bairro qualquer, dos menos favorecidos iriam criticar, iriam dizer que seria por falta de limpeza "higiene", mas como é no bairro "Morumbi", dito bairro nobre da cidade, ninguém fala nada. O que tem que ser feito é cada um olhar o seu quintal,as "piscinas esverdeadas", que são usadas no verão e que nesta época do ano são esquecidas. Sabem por quê?
Porque casa de rico não cria MOSQUITO DA DENGUE, só as casas dos pobres.Não é mesmo?

Anônimo disse...

com esse caso confirmado de dengue aqui em ribeirão, devemos nos conscientizar ainda mais, não deixar de olhar nossos quintais, cuidar das piscinas,enfim sempre estar alerta.

Amanda disse...

Omosquito da dengue gosta de água limpa e não esverdeada, portanto não se preocupem com as piscinas e sim com vasos de plantas, garrafas, pneus e outros locais q possam acumular água.
Agora qto ao caso ser no Morumbi, posso dizer q aqui em Dourado as casas visitadas pela vigilancia que mais se encontram lugares favoráveis p criadouros são nas casas dos " ricos" isso pq eles acham q dengue é doença de pobre. Isso é questão de consciencia, pois se vc cuida do seu quintal e o visinho não cuida, de nada adianta.
Abraços Amanda

Ministério da Saúde disse...

Anônimo,

Todas as denúncias e informações sobre foco da dengue devem ser direcionadas à Secretaria de Saúde de seu município, para que as providencias sejam tomadas.

Acesse os dados da Secretaria de seu estado pelo link:

http://www.conasems.org.br/cgi-bin/pagesvr.dll/Get?id_sec=11

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Ministério da Saúde

Marcos Baldavira disse...

Respondendo ao anônimo das 15:54: o anúncio de um caso positivo confirmado e autóctone em Ribeirão Bonito foi feito pela Sra. Diretora de Saúde de Ribeirão Bonito na BJ FM durante o programa Quero Mais Saúde. Naquela oportunidade ela esclareceu inclusive as medidas que foram tomadas a respeito como,por exemplo, uma forças tarefa com todos os agentes de saúde da cidade que inspecionaram todas as casas a procura de focos do mosquito, aplicação de dedetização (fumacê) e um morador teve prazo de 6 horas para providenciar a limpeza de sua piscina.
Em nenhum momento se fez qualquer comentário a respeito do nível sócio econômico daquele bairro, mesmo porque dengue não escolhe idade, sexo ou classe social. O preconceito quanto aos mais ricos é tão nefasto como contra os mais pobres ou qualquer minoria.
Eu que conduzia o programa na condição de Médico não permitiria esse tipo de comentário ou insinuação. O combate a dengue é de responsabilidade de TODOS e esse tipo de atitude e comentário criador de conflitos inexistentes e desnecessários é um desserviço à população de Ribeirão Bonito.

Anônimo disse...

a estrada da cana perto desse bairro esta sempre com um monte de lixo, sou do centro mas toda vez que passo ali tem muito lixo e fora em volta dessas quadra de caso de dengue muitos terrenos com sujeira.Alem é claro das aguas empossadas das chuvas nas ruas sem asfalto

Anônimo disse...

Continuando comentario acima vces já viram a sujeirado terreno que pertence a prefeitura, fora que o lixo da estrada da cana tem que ser tirado pela prefetura pois eles cataram entulhos das casas mas tem que pegar estes das estradinhas dentro da cidade,sou muito a favor do prefeito gosto muito dele ,mas ele tem que tomar estas providencias por que muitas vezes os que estão aptos pra isto não estão cumprindo os seus papaeis devido.Quem olha a porcada como diz o ditado popular é o Dono dos porcos.Não desmerecendo ninguém pois não é facil olhar tudo, mas infelismente muitas vezes tem que ser mais olhante.

Anônimo disse...

Será que o mosquito da dengue escolhe o local para procriar de acordo com a situação financeira do morador? È brincadeira né! O mosquito procura o local que lhe seja propricio, ou melhor, onde haja água parada e suja! Mosquito não escolhe bairro rico ou pobre! Parem com essas "picuinhas" e limpem os seus quintais, inclusive os terrenos baldios! E a Prefeitura cabe limpar os seus terrenos e fiscalizar para que os moradores façam a sua parte! Se preciso for utilize de multas ou outro método coercitivo necessário e legal!

Anônimo disse...

Afinal é "água parada e suja" ou "agua parada e limpa"?
É pá cabá!!!!!!!!

Andre Lucato disse...

Concordo com o Dr. Marcos, mas não dá para deixar passar...
Sendo o raio de ação do mosquito de uns 500m, é irônico saber que os ditos "pobres" estão cuidando de seus bairros melhor que os ditos "ricos".
Uma observação: o que deixa a água verde é a proliferação de algas. Sinal de que a água está limpa e propícia à reprodução do mosquito. Sugestão: colocar uns lambaris. Eles comem as larvas do mosquito...

Anônimo disse...

é bom a prefeitura dar uma olhada nas guias, pois tem lugares que a agua fica empoçada, por varios dias, acumulando larvas, no asfalto novo perto do kuarup, na curva , fica bastante agua empoçada, pois nao tem para onde ir.

Anônimo disse...

Pelo caso que fiquei sabendo, onde esse morador que contraiu a doença mora, perto de sua casa há bastante terrenos que faltam cuidados de seus donos.