sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Verdadeiro Papel da Mídia no Brasil

Lendo o artigo do Prefeito de Dourado Edmur Buzzá, veiculado pelo Jornal Opinião(postagem acima), com o título "O papel da mídia no Brasil", faço a seguinte análise:

Concordo com o administrador público que há exageros na veiculação de notícias negativas por parte de determinados órgãos de imprensa. Poderia haver um espaço maior para a divulgação de feitos positivos por parte do país e de sua população.

Por outro lado, achar que a mídia tem força para destruir a classe política brasileira em função de denúncias, principalmente de corrupção, na minha ótica, é puro exagero. Se a exposição negativa da classe política tem sido mostrada pela mídia, não é culpa da imprensa e sim da própria classe que tem gerado essa avalanche de más notícias.

A mídia investigativa tem prestado um relevante serviço ao país, escancarando as mazelas do poder público.

Eu pergunto: dinheiro na cueca, dinheiro na meia, dinheiro na sacola, podem ficar de fora do noticiário do país? E quem gerou essas notícias?
Funcionários fantasmas, pagamento de horas extras em período de recesso no Senado Federal, podem ficar fora da mídia?
As constantes cassações de prefeitos corruptos, podem ficar de fora da mídia? Muitas vezes, esses fatos são denunciados pela propria mídia. Esses exemplos são para mostrar que é a própria classe política a geradora das más notícias e não por culpa da imprensa.

Quero acreditar que a maioria dos políticos são pessoas do bem e que não tem receio de serem rotuladas como corruptos. Temos vários exemplos de bons políticos em vários partidos: Senadores: Arns, Cristovão Buarque, Marina Silva, Suplicy e vários outros na esfera municipal, estadual e federal.

De acordo com o Dr. Edmur, há o receio da Democracia estar sendo ameaçada. Eu digo que se Liberdade de Imprensa não for preservada, aí sim que a Democracia estará em jogo.

Nota do Blog: Na postagem abaixo, um dos mais conceituados jornalista do país, José Paulo de Andrade fala sobre Liberdade de Imprensa. O texto foi enviado em especial para o Jornal Agosto de Ribeirão Bonito

8 comentários:

Andre Lucato disse...

Será que o Dr. Edmur escreveu em grego?
Então eu sei grego, porque eu entendi tudo o que está escrito lá e em nenhum momento ele pregou a não preservação da liberdade de imprensa.
O problema todo é em função de algumas mentiras que são colocadas.
A primeira delas é que a imprensa é independente. Não é. Toda comunicação do país é controlada por meia dúzia de famílias. Empresários que estão atrás de dinheiro e não de fazer o bem para o país.
A segunda delas é que a imprensa é imparcial. Não é. Só um cego não vê que a imprensa tem lado. Não é proibido que algum órgão de imprensa tenha lado. O que é inadmissível é que se diga imparcial, quando não é. Se assumisse que defendem um lado, não haveria problema nenhum. A exceção a isso são as TVs e Rádios, que não podem ter lado nunca, pois o espaço eletromagnético que utilizam é concessão pública. Um parêntese aqui: qualquer concessão pública pode ser revogada. Uma estrada pode ser retomada, a distribuição de eletricidade, o serviço de telecomunicações, portos, aeroportos, etc. Também as concessões de rádio e TV podem ser cassadas. O problema aqui no Brasil é que não há regras definidas para essa cassação e a mídia faz terrorismo bradando "censura" ou "tentativa de calar a imprensa" à menor tentativa de se estabelecer essas regras. Esse terrorismo da mídia não contribui para a democracia.
Quanto à veiculação de notícias negativas, é só uma prova de que a mídia tem lado.
Nada contra divulgar casos de corrupção. Esse papel a mídia tem que fazer mesmo.
O que é risível é a tentativa de transformar o Brasil de hoje num lugar à beira do colapso, quebrado, ruim de ser viver, corrupto por natureza, etc.
Parabéns ao Dr. Edmur pelo texto. Disse bem o que a grande maioria do povo brasileiro já entendeu. Tanto é que desde a audiência da Globo só faz cair (uma emissora que nasceu e cresceu na e por causa da ditadura). Tanto é que a quantidade de assinantes de Folha, Veja, Estadão está caindo vertiginosamente (veículos que contribuíram para a ditadura e que por isso, não têm a credibilidade que dizem ter).
A intenet está aí democratizando a informação e desmascarando em minutos os crimes cometidos pela imprensa (um exemplo que quem quiser pode procurar é a reportagem "A farra da antropologia oportunista" veiculada na Veja de 05/05/2010, que foi um escândalo em termos de distorcer e inventar informações).

Paulo Henrique disse...

Nossa, por que essa ira toda?, É algo assustador. Em primeiro lugar, educação cabe a qualquer cidadão. A ironia é clara no comentário acima logo no início do comentário (GREGO). Generalizar que a imprensa não é independente, é incorrer em erro grotesco. Saber separar o joio do trigo é para poucos com um mínimo de sensiblidade, e que não escreve com o fígado, mais sim com a convicção. Mais uma vez generaliza: Toda imprensa é controlada por meia duzia de família. Mais uma vez faltou a verdade e a sensiblidade no comentário. A terceira generalização do comentário é que a imprensa não é imparcial. Sempre que há GENERALIZAÇÃO, há erros. Também concordo que há exageros, mas a imprensa teve e continua tendo muita importancia. Principalmente na divulgação dos escandalos envolvendo políticos no país. Temer que a democracia está ameaçada pela atitude da imprensa, é piada.

Beto do posto disse...

Eu leio muitos jornais e tiro as minhas conclusões. Com as revistas, faço o mesmo. Dou crédito a quem quero. A imprensa no mundo funciona da mesma forma. O cidaão que recebe a informação é que deve ter o discernimento do que recebeu de informação. Quanto a divulgação de que são independentes, não me afeta em absolutamente nada, pois na minha cabeça mando EU.
Assunto polêmico, heinn...tc
Ah, fale mais de Bocaina, tá?

Unknown disse...

Clovito opinou:

Parece-me que de ambas as partes existe exagero. Isso é ruim ou pelo menos tende a distorcer os fatos de acordo com nosso bom ou mau humor. Cabe a imprensa sim publicar todos os fatos, cabendo aqueles que são cidadãos emitir ou formar sua opinão. Mas dizer que liberdade de imprensa pode modificar nossa extrutura política é querer que a um dos fundamentos da democracia seja tolhida, pois é justamente ela(a liberdade de imprensa) que nos propicia caminharmos para uma democracia, coisa que ainda não atingimos na sua totalidade(veja a censura que o Estadão sofreu) . Também acho que não só com liberdade de imprensa se faz uma democracia, mas com saúde, segurança, educação e principalmente uma justiça atuante, rápida e principalmente IMPARCIAL.

Andre Lucato disse...

http://cbjm.wordpress.com/

Dá para fazer download do curso também.

Lorival (Dudu) disse...

Estou convicto que a imprensa é essencial para a democracia. Não fosse o jornalismo investigativo e estávamos até hoje com criminosos de todas as matizes imperando de norte ao sul deste pais(Hildebrandos, Valerios, etc. etc.).
São tantos os exemplos que não é o caso de citarmos neste espaço, mas eu estou muito satisfeito com o nobre trabalho desempenhado por jornalistas que arriscam o pescoço encarando organizações criminosas, quadrilhas de políticos e pistolagem de todos os níveis e lamento que um jornal como o Estado de São Paulo esteja nos dias de hoje proibido de falar sobre verdades e fatos do filho do presidente do senado...aliás, um vergonhoso papel de quem deveria dar o melhor exemplo para os representados.
Arriso a dizer que quem tem medo da imprensa deve alguma coisa em termos de exposição pública.

Andre Lucato disse...

O que questiono não é a imprensa. O que questiono é a liberdade absoluta. Um direito de resposta chega a levar anos até ser concedido e isso é uma distorção.
Há denúncias falsas aos montes e leva igualmente anos para que os veículos sejam punidos por isso, quando são.
Quando se questiona isso, a imprensa grita que é tentativa de censura e muitos desavisados compram a idéia.
Nem o direito à vida é absoluto. Não vejo porque o direito de publicação deve ser.

Paula Toledo disse...

Imparcial???? Nem o Jornal Imparcial, de Araraquara, é! Isso não existe, não acredito em imparcialidade!!!
Nõ podemos esquecer do poder de manipulação da mídia! Ela ajudou a eleger Fernando Collor (contra Lula, em 1989) e ela ajudou a tirá-lo, quando o mesmo já não lhe interessava mais. Mais tarde, depois que Lula já tinha uma imagem mais amena, menos radical e esquerdista, a mesma imprensa (digo mídia, especificamente uma rede de televisão) colaborou para que ele fosse eleito o presidente do país. E não nos façamos de inocentes: a próxima eleição só se decidirá de acordo com a escolha de tal emissora. Sabemos também que até as pesquisas de intenção de votos são, muitas vezes, manipuladas, quando não direcionadas, para ajudarem este ou aquele candidato.
Imparcialidade... que piada!
Não é de hoje que a imprensa tem se mostrado sensacionalista! É só ligar a tv e lá vem tragédia, desastre, roubalheira... sei que é a realidade, mas a realidade não é só isso! Mostra-se pouco as pessoas que lutam, trabalham, mostra-se pouco sobre projetos e idéias que dão certo e que tentam consertar o que está errado. Programas educativos e informativos, quase nunca, e quando passam devemos acordar as 5 ou 6 da manhã pra assitir... infelizmente a mídia brasileira quer uma massa ignorante e manipulada para, na hora de votar, apertar a carinha que mais apareceu na Tv! Imparcialidade e Liberdade só se for pra quem???