O prefeito Oswaldo Barba recebeu, na manhã desta sexta-feira (14), a atriz Elizabeth Savala e seu marido, o produtor Camilo Attila. Acompanharam a visita ainda a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, a coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, e o diretor do Teatro Municipal, Almir Martins.
A atriz apresentou ao prefeito um projeto teatral, cujo objetivo é levar espetáculos gratuitos em praças públicas. Com o nome “Teatro de Graça na Praça”, o projeto encena a peça “Friziléia”, que percorreu várias cidades brasileiras.
O projeto começou em 2003, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e encontrou dificuldade de realização na comunidade da favela por causa das rivalidades entre os moradores. “Após muita discussão e empenho de todos da comunidade e autoridades, a favela fez uma trégua para a encenação da peça. Lembro que muitas pessoas na praça estavam vendo uma peça de teatro pela primeira vez. E isto foi muito gratificante”, disse Elizabeth.
Idealizado por Elizabeth ainda quando ela estudava arte dramática na USP (Universidade de São Paulo), o projeto leva espetáculo teatral de qualidade artística para cidades interessadas em ofertar a peça gratuitamente à toda população. A atriz já esteve em 130 cidades brasileiras. “Faço parte de uma geração que acredita que o teatro pode mudar o mundo. Achávamos que poderíamos fazer isso”, comentou a atriz.
“Nós vamos trabalhar para trazer esse espetáculo para São Carlos”, disse o prefeito Oswaldo Barba. “Principalmente por se tratar de um espetáculo em ‘praça pública’ com uma das mais renomadas atrizes brasileiras”, completou.
O prefeito mostrou para Elizabeth Savala toda a programação que São Carlos mantém sobre teatro, especialmente o projeto da Tenda Móvel de Teatro, cuja última edição ocorreu na região do Jardim São Rafael entre os dias 5 e 8 de maio. Só em 2009, o Tenda Móvel levou teatro a mais de 20 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário