quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lei Maria da Penha é utilizada em Ribeirão Bonito

A Polícia Civil de Ribeirão Bonito lavrou BO com um caso conhecido por Lei Maria da Penha, violência doméstica. O agressor está detido. Mais detalhes daqui a pouco.

Conhecida como Lei Maria da Penha a lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

A introdução da lei diz:

Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
—Lei 11.340
Wikipédia

Um comentário:

o comentarista disse...

Sim não tiro o merito, em parte, do nosso presidente "molusco".
Não podemos esquecer a dona "Maria da Penha Maia Fernandes"que após sofrer duas tentativas de homicidio, por parte de seu marido, ficou paraplegica. O agressor foi, condenado, recorreu logo foi absolvido e ela só vio seu agressor pagar pelo crime depois de denunciar o caso a "COMISSAÕ INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS" que condenou o brasil a criar uma lei especifica para coibir a violencia domestica.
Merito não apenas dele mas da persistencia de uma brasileira indgnada com tamanha falha no ordenamento juridico brasileiro.