sexta-feira, 23 de abril de 2010

A água, que parte da população de Ribeirão Bebe

Cordão de nível estourado com o acúmulo de terra vermelha na mata do manancial(mata ao fundo)

O Blog do Ronco alerta e insiste para fato do acidente ocorrido no sábado de aleluia na Represa conhecida por Cidoca. Não resta a menor dúvida que a quantidade de chuvas excederam o normal, porém o Blog do Ronco há tempos vem alertando para esse problema. Por várias vezes postamos matérias com o tema. Com a incidência de uma chuva um pouco mais intensa, a água nas torneiras das residências, servidas por essa represa, se apresenta com coloração amarelada e sedimentações.

O Blog não está culpando a administração pública pelo fato, mas a responsabilidade pela população estar sendo abastecida por essa represa é enorme.

A função da vegetação no entôrno do manancial é o de filtrar todo tipo de sedimento, inclusive a própria terra vermelha que lá está depositada. Como calcula-se que o volume de terra levada para dentro da reserva(manancial) deva ter sido muito grande, acaba por comprometer a capacidade de filtragem. Outro aspecto, é a água das chuvas levarem diretamente essa terra, sem que haja tempo suficiente para a vegetação fazer a drenagem e limpeza, ou seja, acaba por carregar por cima da mata todo o material depositado.

Provavelmente, quando ocorrer novas chuvas, teremos a terra vermelha em forma líquida nas torneiras de nossas residências novamente, mesmo porque é impossível retirar o material depositado de dentro da mata.

A proximidade da cana de açucar na cabeceira do manancial, é algo que tem que ser revisto com urgência. A lavoura da cana necessita de herbicidas, inseticidas e adubo químico. Não esquecendo que o nitrogênio utilizado no solo transforma-se em nitrato. A amônia, os nitritos e os nitratos são indicadores de contaminação. Temos a informãção que a prefeitura faz regularmente a análise dessa represa, mas pergunto, somente a análise de potabilidade é suficiente?

Para quem conhece a topografia da região onde está a represa do Cidoca, sabe que a divisa da cana com a mata do manancial é bem próxima. Difícil acreditar que após anos e anos de plantio dessa cultura naquele local, com a declividade do terreno alí existênte, a represa possa estar totalmente livre e segura de contaminações.

Quem sabe um trabalho mais apurado da propria CETESB sobre o assunto, acabe de vez a desconfiança que paira sobre o assunto.

Para aqueles que acham que a Blog do Ronco está insistindo muito no tema, convido-os para dicutirmos o assunto. Acho que a preocupação nunca é demais em se tratando de saúde pública.

2 comentários:

D Wal disse...

Deu uma chuva boa hoje.
Será que o "chocolate" derreteu?

Será que a terra espalhada nas matas desceu prá represa ou assoreou alguma nascente?
Também estou preocupada com essa água.

Anônimo disse...

Paulo Veiga ga ga ga ga .....


Vai lá na BJ dar explicação.
E resolva o problema.