segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Incêndio de grandes proporções atinge em cheio o município de Dourado

Terror vivido pelos proprietários rurais do município de Dourado

O incêndio que atingiu a região de Dourado na sexta(23) mobilizou voluntários, defesa civil, brigadas de incêndio, bombeiros e até um avião agrícola. O Estado de São Paulo registrou dezenas de incêndios. Aulas foram suspensas para higienização e limpeza dos prédios por conta da fuligem das queimadas. Alunos da rede municipal foram dispensados em Altinópolis, Batatais, Ribeirão Preto e Pradópolis.


As chamas se espalharam rapidamente atingindo várias propriedades particulares, deixando um rastro de destruição.

Os ventos fortes do sábado ajudaram a propagação do fogo em áreas que não haviam sido atingidas. Há registro de incêndio em construções rurais.

Por muito pouco uma fábrica de ração não foi atingida, graças a eficiência de todos os envolvidos na grande luta contra o fogo.

A SP-215 no trecho entre o trevo de Dourado/SP e o obelisco ficou por horas interditado.


Animais de propriedades atingidas, foram  retirados rapidamente e transferidos para locais seguros. Até mesmo um ônibus serviu de abrigo temporariamente.

A mesma sorte não tiveram muitos animais silvestres.

Cavalos também foram resgatados e levados para pastos de outras propriedades

Funcionários foram dispensados de seus trabalhos.


A prefeitura de Dourado, além de sua briga, contou com o apoio da prefeitura de Brotas que enviou prontamente um caminhão pipa. Usinas da região estiveram presentes com suas brigadas. Proprietários rurais que dispunham de caminhão pipa ajudaram muito combatendo o incêndio.

Um avião agrícola foi contratado e despejou várias viagens em voos sobre o fogo.

As poucas chuvas que caíram no domingo, amenizaram o sofrimento daqueles que foram atingidos em suas propriedades pelo incêndio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário