sábado, 4 de agosto de 2018

Fogos de artifício e seu impacto ambiental

Como será que esse espetáculo pirotécnico interfere no meio ambiente? A queima de fogos possui algumas características problemáticas: Milhares de partículas de dióxido de carbono (CO2) são espalhadas pelo ar; e assim aumenta as emissões para a atmosfera; O foguete libera estrôncio, uma perigosa substância tóxica; Sua queda pode provocar incêndios; Forte poluição sonora (120 decibéis - limiar da dor)

Assusta as aves e outros animais que mudam os seus comportamentos, alterando a rotina e, muitas vezes, provocando a migração. Esses impactos podem alterar de forma significativa o meio ambiente. Em Portugal, o presidente da gestora de resíduos Lipor, Macedo Vieira, afirmou que uma noite de fogos de artifício em Londres polui mais do que uma incineradora durante um ano. Até mesmo alguns eventos onde os fogos sempre tiveram lugar de destaque já estudam formas de reduzir os impactos ambientais causados pelas explosões.
Além das substâncias tóxicas liberadas pelos fogos outros problemas são encontrados, como em 1988, na abertura de Seul, onde várias pombas morreram após terem sido mal acondicionadas e outras queimadas ao serem soltas e voar em direção à pira olímpica. Outro ponto crítico é que o material utilizado para fazer os fogos é dificilmente reciclável, as substâncias tóxicas dificultam o processo, pois seu manuseio pode ser danoso a saúde. Potássio, cobre e bário, usados em muitos tipos de fogos de artifício causam a poluição do ar quando liberados. E ainda existe o risco de partes não acionadas do explosivo, virem a explodir durante a reciclagem. Por isso as empresas recicladoras não recebem fogos de artifício.

O importante é lembrar que para festejar plenamente, todos os envolvidos devem estar satisfeitos, inclusive o planeta

Para os Cães, Gatos e Animais Silvestres 
É do conhecimento de todos que os animais domésticos e de criação se afligem bastante com o barulho das explosões de fogos de artifício. Há relatos de cães que fugiram, se machucaram e tiveram ataques de pânico e desmaios durante um show pirotécnico nas proximidades. Os ouvidos super sensíveis dos cães e dos gatos, bem como de muitos animais silvestres, tornam o ruído dos estouros muito mais perturbador e assustador. E há os casos de pets que apresentam problemas neurológicos ou cardíacos. O estresse e o medo podem causar vômitos, falta de ar, convulsões e arritmias cardíacas nesses casos

2 comentários:

  1. Se Dourado tem Vereadores (os que votaram contra), que só cuidam de causas próprias, ou do executivo, só pode dar nisso. Escolham melhor os Vereadores, porque estes não defendem a cidade.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena esses vereadores pensarem só neles, basta a população Douradense ver quem foi contra e na próxima eleição deixar de fora, pois não merece respeito, muito menos sentar na cadeira da Câmara representando a população !!!

    ResponderExcluir