segunda-feira, 29 de julho de 2013

IDH das cidades do Brasil avança 47,5% em 20 anos

 O Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil, divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), revela um expressivo avanço do Brasil nos últimos 20 anos, mas também um quadro em que a educação se mantém como o principal desafio do país.

Entre 1991 e 2010, o índice cresceu 47,5% no país, de 0,493 para 0,727. Inspirado no IDH global, publicado anualmente pelo PNUD, esse índice é composto por três variáveis (educação, saúde e renda). O desempenho de uma determinada localidade é melhor quanto mais próximo o indicador for do número um.

Veja o IDH de Dourado e de Ribeirão Bonito(clique nas imagens)


O IDH de Dourado se apresenta melhor do que o de Ribeirão Bonito.

A classificação do IDHM do Brasil mudou de 'muito baixo' (0,493 em 1991) para 'alto' (0,727). É considerado 'muito baixo' o IDHM inferior a 0,499, enquanto que a pesquisa chama de 'alto', o indicador que varia de 0,700 a 0,799.

Um comentário:

Elvio disse...

Mas como assim, que o IDH vem melhorando nos últimos 20 anos? O Barbudo insiste que o Brasil foi descoberto em 2002!!!, com a eleição do governante dos PTralhas! "Nunca antes nesse país" houve nada que fosse bom?! Está aí o resultado da "lambança" e dos desmandos dos malandros que sempre bateram no peito e gritaram que eram contra. Colheram o período de bonança do início da estabilização econômica do país, não tiveram a capacidade de evoluir o sistema e agora estão jogando a conta no nosso colo. E ainda tem a cara de pau de iniciar um movimento "VOLTA LULA"!! Seria o apocalipse?