domingo, 24 de maio de 2020

Premier Pet adota mais de 40 medidas como prevenção ao Coronavírus na empresa com sede em Dourado


Sergio Ronco
Bem amigos, o Coronavírus tomou todo o espaço da mídia mundial, e no Brasil não está sendo diferente. Ocorre que o país não pode parar, sabendo da responsabilidade que temos cada um de nós com os cuidados que devemos tomar para enfrentarmos esse inimigo.
 A cidade de São Paulo tem o maior índice de infectados pelo Covid 19, e as pequenas cidades do interior já apresentam os primeiros sinais do Coronavírus. Ribeirão Bonito recentemente registrou o seu primeiro infectado. Dourado aparece na estatística neste momento, com dois casos. Boa Esperança do Sul com dois infectados e Trabiju com um caso positivo. Essas são as cidades que compõem a comarca de Ribeirão Bonito.

Em Dourado a maior concentração de trabalhadores, presta serviços à empresa Premier Pet. São Mais de 850 colaboradores diretos , sendo a maior empresa privada da região.  O Blog do Ronco entrou em contato com o Presidente da Premier, o industrial Flavio Maluf para sabermos como a empresa está fazendo para proteger todo o seu pessoal. Flavio então nos convidou, para de perto, conhecer o trabalho e as ações que vem sendo desenvolvidas internamente.

Na última quinta (21) estivemos visitando a Premier. Ao chegarmos à portaria principal, notamos de início, que as regras internas estão sendo rígidas e que seguem um plano bem elaborado no combate e na prevenção do Coronavírus. Apresentamo-nos ao atendente e logo recebemos uma máscara. Antes de entrarmos, passamos por um totem com álcool gel que é acionado com os pés, e não com as mãos. Uma enfermeira mediu a minha temperatura com um termômetro digital. Ao me dirigir ao escritório central, percebi que todos os colaboradores com quem cruzei pelo caminho, usavam máscaras. Fui recebido pelo presidente Flavio Maluf em sua sala, onde por mais de hora pudemos conversar com relação aos cuidados especiais que a Premier vem adotando na empresa.

Flavio nos disse que a Premier hoje, já adotou mais de quarenta medidas de prevenção ao Coronavirús e continua aumentando à medida que surgem novas formas de prevenção do vírus. Registrei algumas delas -  o uso de máscaras, de álcool gel, distanciamento entre mesas no refeitório com separação em  divisórias em acrílico, banheiros químicos dispersos por toda a fábrica, medição de temperatura e de oxigenação, testes rápidos para detectar possíveis contaminados, desinfecção geral no parque fabril, pedilúvio, desinfecção em ônibus e vans, contratação de mais conduções evitando aglomerações na mesma condução, intensificação na limpeza interna com produtos próprios a base de amônia quaternária, janelas abertas para melhor ventilação, diversos totens com álcool gel espalhados por toda a área, distribuição de luvas, desativação da biometria, fechamento de áreas comuns, sinalização para distanciamento, home office, suspensão de jovens aprendizes, monitoramento de risco, testagens, palestras com infectologistas etc. Duas cabines de desinfecção estão sendo adquiridas para o reforço de desinfecção dos uniformes.
 Restaurante com divisória de acrílico e distanciamento entre mesas

No início de nossa conversa, Flavio nos informou que a grande maioria dos seus colaboradores já havia recebido a dose da vacina de gripe H1N1, antes mesmo de o município disponibiliza-las. Os que não receberam foram por vontade própria. Essas vacinas foram adquiridas e aplicadas pela própria Premier com profissionais contratados da área da saúde. Vale aqui registrar, que a empresa contratou três enfermeiras por turno, que vão monitorar periodicamente as condições de saúde dos trabalhadores. Um laboratório bem equipado está à disposição dos que dele necessitam.

Na chegada dos colaboradores à empresa, é obrigatória a medição de temperatura e o nível de saturação de oxigenação do sangue. A  partir do dia 27 próximo, irão ter que passar por dentro de uma cabine de desinfecção. Se porventura houver alguém com problema, imediatamente é encaminhada ao ambulatório que faz as recomendações necessárias, retornando imediatamente esse colaborador, para sua residência. Por toda a empresa há informação sobre o Coronavírus.


“ A Premier é uma empresa segura para trabalhar. O vírus poderá vir de fora para dentro e não o contrário”, disse Flavio, e completou “Nós recomendamos a todos, que ao sair da empresa, procurem ficar em casa e só saiam se for estritamente necessário, com todo os cuidados de prevenção. Não controlamos a vida de cada colaborador, fora da empresa, somente dentro dela. As estatísticas mostram que duas pessoas que estejam usando máscara e tomando todos os cuidados de higienização das mãos tem apenas 5% de chance de contrair o vírus, por isto que implementamos todas estas medidas dentro da fábrica. Além disto, existe o grupo de risco que são pessoas acima de 55 anos com diabetes e pressão alta. Estamos deixando em casa todo este grupo de risco que trabalha na empresa. Recentemente afastamos por prevenção os colaboradores cuja esposa ou marido trabalhem em hospitais ou clinicas também. Todas estas medidas nos dão segurança para trabalhar normalmente.  Existem países que já estão afrouxando a quarentena implementando estas precauções”.

“Sergio, uma coisa complicada que a gente enfrenta, são as notícias falsas. Nós identificamos diversas notícias falsas que foram repassadas em redes sociais e WhatsApp, que acabam prejudicando a comunidade e o ambiente de trabalho, trazendo insegurança para as famílias. Quando as pessoas estão na fábrica, com certeza estão mais seguras que na rua,” comentou Flavio.

Ronco – A Premier teve casos confirmados de Covid 19?
Flavio – Na Premier teve dois casos confirmados de colaboradores moradores em Boa Esperança do Sul, com sorologia positiva e que estão afastados há 8 dias, devendo retornar em breve ao trabalho. Tivemos um caso fatal de uma empresa terceirizada que trabalha na fábrica e era de Américo Brasiliense. ficamos sabendo depois que ele fazia parte de grupo de risco. Afastamos toda a empresa por 20 dias e pedimos exame de todos os colaboradores antes dela retornar as atividades.

Ronco – A Premier tem colaboradores afastados desde o início da pandemia?
Flavio – Sim, temos mais ou menos umas 60 pessoas afastadas não por conta do Coronavíus e sim por prevenção, pois são pessoas de risco ou que preferimos mantê-las no sistema Home Office. As de risco ficam em casa, recebendo normalmente da empresa sem trabalhar. Acima de 55 anos e com algum problema de saúde estão todas afastadas, desde o mês de março. É claro que se tratando de pandemia, uma hora poderá chegar até nós, porém estamos fazendo o máximo para que menos pessoas possam ser atingidas pelo vírus, com toda a segurança que estamos oferecendo. A idade média do pessoal da fábrica é abaixo dos 35 anos, isto nos deixa mais tranquilos também. O ambiente dentro da Premier é bom, estamos confiantes com as medidas que estão sendo adotadas na prevenção da saúde de todos para a tranquilidade de seus familiares.

Ronco – Como você vê o poder público em geral, na atuação de colaboração junto aos trabalhadores?
Flavio – O governo federal vem ajudando com recursos aos Estados e Municípios. Fora isso os prefeitos tem a obrigação de ajudar a população com a prorrogação e parcelamento dos impostos municipais principalmente o IPTU e atuar em cima da fiscalização de aglomerações e na abertura de bares e restaurantes. Não dá para fingir que protege o povo e  cumpre a lei. Recentemente mudamos nosso ponto de ônibus em Dourado por que na frente tinha um bar que estava sempre aberto cujos donos pegaram Covid 19 . É uma ação em conjunto onde o poder público tem que ser austero para poder sobrar dinheiro para combater o vírus, senão depois o vírus passa e a prefeitura fica quebrada querendo aumentar o imposto. Além das medidas de segurança na fábrica a Premier tem ajudado as cidades da comarca com distribuição de cestas básicas e vai distribuir leite para famílias com crianças até 5 anos a  partir de maio para população mais carente. Estas famílias foram escolhidas pelos colaboradores da fábrica.

Ronco – Como você avalia o papel da Premier na região?
Flavio – Sabemos da nossa importância e responsabilidade como empresa para região. Contribuímos com os municípios na geração de empregos diretos e indiretos e no pagamento dos impostos. Somos de longe os maiores contribuidores de impostos em Dourado com 30 % de tudo que a prefeitura arrecada. Para cada emprego direto geramos um indireto na região , através dos prestadores de serviço de transporte , refeição da fábrica , serviços diversos contratados de obras e compra de matérias . Nossa responsabilidade com toda comunidade é enorme e temos plena consciência disso. Com toda a crise que estamos atravessando, não dispensamos nenhum colaborador pelo fato da pandemia e com a ajuda de todos os colaboradores estamos trabalhando normalmente. Tenho muito orgulho pela maturidade, responsabilidade e capacidade  dos colaboradores da Premier e acho que a reciproca deles para empresa e a mesma .
  
Ronco – Qual a mensagem que você deixa em plena crise do Coronavírus?
Flavio Maluf – A crise é gravíssima, temos que ter calma, criatividade e não jogar a toalha. Ela vai passar e a vida vai voltar ao normal e quem sabe de uma maneira melhor. Estamos com mais de 150 pessoas trabalhando de casa no grupo e continuamos a operar normalmente. Isto nos ensina que podemos fazer a mesmas coisas sem estar fisicamente no local.

Ronco – Você trabalha com a possibilidade de ter que parar algum período pelo Covid 19 na fábrica?
Flavio – Não, não trabalhamos com essa possibilidade por todas as medidas que já tomamos. Dentro da fábrica temos um ambiente seguro. Meu medo é fora da fábrica. Imagine que você pare uma indústria por 15 dias por causa de casos de Covid 19 . O que garante que na volta os colaboradores não vão estar com covid 19 sendo que 80 % dos casos são assintomáticos. Já fizemos mais de 100 exames por prevenção.  Quem garante que o colaborador vai ficar no isolamento tomando todas as precauções fora da empresa? É por isto que o poder público tem que fazer a parte dele. Na empresa com as medidas que tomamos o colaborador está 95% seguro segundo as estatísticas. Na Premier mais do que isto por que afastamos o grupo de risco.
  
Ronco – Obrigado pela entrevista exclusiva ao Blog do Ronco
Flavio – Eu que agradeço a oportunidade.

Nenhum comentário: