segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O que se espera do novo prefeito em Ribeirão Bonito?

Sergio Ronco 
Com o trágico ocorrido em Ribeirão Bonito com o assassinato a tiros no prefeito Francisco José Campaner(PSDB), assumiu o governo municipal Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato que recentemente deixou o DEM e se filiou ao Patriotas. Nanado como é conhecido, não frequentava o paço municipal, ou pelo menos, poucas vezes isso ocorreu. Voltando ao tempo, no dia 24 de março de 2017, Nanado concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Ronco(Veja AQUI), onde disse ao então Chiquinho Campaner  "Você vai para o buraco, mas eu não vou junto com você". 

O caso 
No dia 23 de fevereiro(2017),  Nanado entrou no gabinete do prefeito Chiquinho, trancou a porta e disse ao chefe do Executivo: "Essa situação não pode persistir, ou você resolve o que tem que ser resolvido, dentro das recomendações jurídicas e das recomendações que temos do Tribunal de Contas, ou eu estou fora". Nanado disse que teria usado um termo forte com o companheiro de chapa: "Você vai para o buraco, mas eu não vou junto com você" e, completou: "Vou manifestar a minha discordância em tudo". Essa conversa áspera  foi ouvida por funcionários que estavam do lado de fora da sala, pela forma e pelo tom do diálogo.

De acordo com Nanado à época no DEM,  a divergência com Chiquinho Campaner(PSDB) teve início, depois da eleição, antes da posse, quando foi planejado os rumos que seriam adotados  na administração da cidade. Ainda segundo  Nanado, o prefeito Chiquinho Campaner teve a ideia de regulamentar os cargos comissionados,  criando mais cargos e baixando os salários dos servidores comissionados. “Eu fui absolutamente contra desde a primeira reunião”,disse Nanado. O vice-prefeito comentou que em 2012 houve uma reforma administrativa na gestão do prefeito Paulo Veiga, julgando ser uma reforma muito boa. “Não haveria necessidade de se mexer em nada daquela Lei”, disse.

Pois bem, voltemos aos dias atuais. Nanado ao assumir o governo, disse ao Blog do Ronco  que a primeira medida seria  se reunir com o jurídico, financeiro e funcionários públicos, com o objetivo de tomar conhecimento como estaria pegando a prefeitura. Chegou a falar em uma auditoria. Nanado disse que sem esse levantamento não era possível(naquele momento) ter decisão formada. Passados 14 dias dessa conversa, sabe-se que muitas reuniões foram realizadas com o jurídico, com o departamento financeiro e com funcionários, como queria o chefe do Executivo.

Três servidores em cargos comissionados foram exonerados. Alguns remanejamentos estão em andamento. Uma contratação foi realizada, Eder Bramé.

A administração Chiquinho Campaner foi pautada por inúmeros indícios de irregularidades, tanto é fato que no Ministério Público tramitam denúncias relacionadas a administração Campaner. Recentemente um dos delegados que preside o inquérito sobre a morte de Chiquinho, disse em coletiva de imprensa  que há irregularidades em licitações e processos de pregão eletrônico que precisam ser investigados. Pelo pouco tempo que a polícia esteve na prefeitura já teria visualizado indícios e esses indícios tem que ser apurados e, espera-se que o atual prefeito colabore nesse sentido. Funcionários públicos foram ouvidos na Procuradoria Geral de Justiça. Afinal disse que a transparência será total.

A Amarribo Brasil tem audiência marcada na Procuradoria Geral de Justiça,  em São Paulo amanhã, terça(14). A pauta dessa reunião com autoridades, são as denúncias encaminhadas ao MP e outros assuntos relacionados a Comarca.

É claro que a cidade não pode e não deve parar para essas apurações, a vida segue, e os compromissos são diários. Nanado tem pouco tempo sob sua gestão.

A Amarribo Brasil encaminhou um ofício ao prefeito onde sugere que sejam repassados os pagamentos que foram realizados durante o governo Campaner.. A entidade ao final da carta, diz que está disposta a colaborar com o que for possível no interesse do município, nas investigações de suspeitas de possíveis irregularidades e na adoção de práticas que garantam o melhor emprego do dinheiro público.

Nanado por sua vez, já comunicou que está preparando todo o material sugerido pela Amarribo e tão logo fique pronto fará a entrega em arquivo próprio.

Medidas tomadas e em andamento pelo prefeito Nanado
As últimas informações vinda do próprio chefe do Executivo,  dão conta de que havia um débito pela compra de massa asfáltica do governo anterior e que esse débito já foi quitado. Uma nova aquisição de 20 toneladas desse material está em andamento e tão logo as chuvas derem uma trégua, os serviços serão realizados no chamado "tapa-buracos". 

O setor da saúde já possuía um aparelho de ultrassom, faltava a contratação de um profissional médico para operá-lo, o que também já foi autorizado pelo prefeito. Amanhã, terça(14) Nanado deve se deslocar para São Paulo em busca de recursos em emendas parlamentares para compra de pá carregadeira e UTI móvel.

O que podemos esperar do novo governo, é transparência nos seus atos, que cumpra, dentro do possível, o que foi prometido em campanha, afinal fez parte da chapa eleita e o compromisso foi da dupla Campaner/Lucato. Fidelidade ao seu povo, disposição para ouvir a população em suas necessidades, bom relacionamento com a câmara e que administre a cidade com dedicação e seriedade. Dinheiro público é sagrado, é obrigação cuidá-lo com muito critério.

Fotos: Ronco

Nenhum comentário: