quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O crime que chocou Ribeirão Bonito está caminhando para um desfecho. O de Dourado, após mais de 60 dias, segundo informações, continua sendo investigado

O caso do assassinato brutal do prefeito de Ribeirão Bonito Francisco José Campaner(PSDB) caminha para um desfecho, ao menos é o que se deduz após duas coletivas de imprensa , sexta(3) e terça(7), em São Carlos. Três delegados participaram dessas coletivas, sendo um deles o delegado titular de Ribeirão Bonito Reinaldo Machado Lopes.

Um primeiro suspeito preso em São Paulo e trazido para DIG de São Carlos, e um empresário do ramo de transportes, que segundo informações, se entregou na cidade de Limeira em local previamente indicado pelo próprio empresário e hoje encontra-se detido em prisão temporária por 30 dias. Esse pedido poderá ser prorrogado por mais 30 dias se houver necessidade.

É público o áudio que correu na internet já há algum tempo da conversa áspera entre o prefeito Chiquinho e o o tal empresário. Há acusações de ambas as partes nesse áudio. Quem teria vazado esse áudio? O próprio empresário? O prefeito? A verdade é que circulou nas redes sociais na cidade.

A grande imprensa noticiou o fato em rede nacional e internacional, como foi o caso do "El País",  diário espanhol que publicou o ocorrido em Ribeirão Bonito. Sites de grande visibilidade acompanham o fato. Pelo que se sabe, houve a interferência do governo de São Paulo no sentido de que o caso fosse  elucidado  o mais breve possível. Lembrando que Campaner era do mesmo partido que João Doria, o PSDB.

Em Ribeirão Bonito boa parte da população sabia desse desentendimento do passado envolvendo prefeito e o empresário do transporte escolar. O próprio delegado em entrevista coletiva disse que deverá ser investigado condutas administrativas, licitações e contratos na prefeitura de Ribeirão Bonito.

Fala-se em "contrato verbal de Transportes", é fato? O prefeito empossado Luiz Arnaldo Lucato(Patriotas) poderá ajudar a desvendar a veracidade de tais contratos e licitações, afinal agora é o chefe do Executivo. Em 2010,  na gestão do então prefeito Paulo Veiga uma licitação pública já aprovava a documentação de forma regular do empresário que ora se entregou à polícia(TOMADA DE PREÇOS N.º 007/2010). Em outra ocasião(maio de 2017), havia a reclamação de empresários, incluindo o que se entregou à polícia,  que trabalhavam com o transporte escolar sem que tivessem contrato devidamente assinados. Uma ameaça de paralisação do transporte escolar foi aventada até que em regime de urgência foi resolvida a questão à época.

Enfim, cabe à polícia continuar investigando participações nesse bárbaro crime que chocou Ribeirão Bonito. É lógico que nada justifica um ato repugnante e bárbaro como o ocorrido com o prefeito. Por outro lado, como disse, a polícia deve elucidar, se esse desentendimento tem a ver com a morte do chefe do Executivo.

Em Dourado, um caso de assassinato de um dirigente da ONG UNIDO, Marcelo D'Elia, continua sem um desfecho. Marcelo foi assassinado no dia 14 de outubro de 2019,  em seu automóvel particular sendo atingido por um único disparo. As informação  é que continuam investigando. A entidade da qual Marcelo participava espera que esse crime tenha logo um desfecho e que sejam punidos seus autores exemplarmente.

Nenhum comentário: