segunda-feira, 6 de maio de 2019

Dourado: O sonho realizado da Casa Própria

Na última sexta(3) 100 pessoas realizaram o sonho de adquirir através de sorteio a tão almejada casa própria. O Blog do Ronco acompanhou desde as primeiras horas da manhã, toda a movimentação dos funcionários do CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, encarregados de preparar o ambiente para o sorteio propriamente dito. Na realidade, a montagem teve início no dia anterior.
Público presente ao sorteio das Casas Próprias

O tempo amanheceu nublado e no decorrer da manhã o sol já brilhava no azul do céu. Nada mais propício para aqueles que aguardavam há tanto tempo para esse dia de glória. Se alguns acham que é exagero o linguajar, é porque não tiveram a oportunidade de testemunhar o que lá presenciei.

Transmitimos ao vivo via facebook todos os momentos desse dia importante para a população douradense. Estava marcado para às 10h30 o início do sorteio, porém, às 9h00 foram abertos os portões para que as 550 pessoas inscritas pudessem depositar suas senhas nas urnas.

“Ronco meu coração parece que vai explodir”, disse uma senhora que chegou às 7h30 e aguardou a abertura dos portões.

Outro morador, muito preocupado me procurou dizendo que havia perdido sua senha. Encaminhamos à direção do CDHU e o mesmo obteve uma segunda via e dessa forma acabou participando do sorteio.

A organização do evento merece nota 10. Pois tudo foi planejado com a devida antecipação, como normalmente é feito em todas as cidades que recebem o benefício das casas populares. Sim,  populares, pois esse é  um plano de moradia para famílias de baixa renda. Lembrando que a renda familiar não pode ultrapassar R$ 1.800,00 mensais. Outros requisitos também são exigidos para que a pessoa possa legalmente participar e receber as chaves da moradia. 

O Estádio Parque São Pedro em Dourado foi o palco escolhido pela atual administração para a realização do evento. Cadeiras foram colocadas à disposição dos presentes para melhor comodidade ao público.

O locutor oficial abrilhantou a apresentação com bom humor e, claro deixando mais ainda os inscritos esperançosos e confiantes na sorte que estava por vir. Por várias vezes foram explicadas as regras necessárias para que os participantes pudessem literalmente levar as chaves das casas. Como dissemos, o objetivo principal dessas moradias é para famílias de baixa renda e quem não se enquadrar nas regras pré-estabelecidas, estão fora do sorteio e se forem sorteadas correm o risco de desclassificação.

Bom, mas aquela dúvida vem a mente de muitos: E SE A PESSOA QUE FOR SORTEADA NÃO CUMPRIU TODAS AS EXIGÊNCIAS E NÃO PODERIA TER PARTICIPADO DO SORTEIO?

A Caixa Econômica terá a tarefa de verificar a lista dos 100 sorteados e verificar se não há em nome do inscrito algum outro imóvel em nível nacional. Na Comarca, essa tarefa ficará a cargo da prefeitura de Dourado, assim foi nos passado. 

Foi dito também, que reclamações serão aceitas após 15 dias do sorteio. A Regional do CDHU, onde Dourado pertence, fica localizada na cidade de Araraquara no endereço abaixo: 
  • Gerência Regional de Araraquara
  • Núcleo de Atendimento Habitacional de Araraquara
    Avenida Mariano Mingotti, 40 - Vila Harmonia - CEP 14802-630 - Araraquara – SP
    Telefone: (16) 2108-2662
    Horário de Atendimento:
     de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h30
O sorteio teve início pontualmente às 10h30 com autoridades presentes, incluindo o represente do governo de São Paulo, dirigentes e diretores do CDHU,  o presidente da câmara Osvaldo Roganti, vereadores e o prefeito Juninho Rogante.

As 100 casas foram sorteadas e outros 200 nomes foram chamados para suplência. A cada nome sorteado uma emoção. Gritos de alegria e muito choro. Foi um momento único e realmente emocionante. O palco deu um susto em todos que ali estavam, pois houve uma movimentação, mas para sorte dos presentes, não passou disso.

“Ronco não fui sorteada nem para a suplência, não estou triste e nem desanimada, acho que minha hora vai chegar um dia, e para essas pessoas que foram sorteadas, o meu cumprimento e que Deus as abençoe, disse Ana Marta, uma das inscritas.

O Blog do Ronco cumprimenta a todos os envolvidos no evento – CDHU, Caixa e Prefeitura. Aos sorteados, que sejam felizes nessa importante conquista.

Reveja Aqui o Edital de convocação para as 100 casas em Dourado.

A lista oficial dos sorteados será divulgada pelo CDHU nos próximos dias. O Blog do Ronco estará postando o nome dos 100 ganhadores e os 200 suplentes.

Nenhum comentário: