quarta-feira, 21 de março de 2018

Alunos do Senac São Carlos elaboram técnicas e projetos para estimular o uso consciente da água


Ações contemplam também o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março com o objetivo de ampliar a conscientização para o uso desse recurso

Além do fim do verão, o calendário de março é marcado por outra importante data: o Dia Mundial da Água, lembrado anualmente no dia 22. A iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) tem o objetivo de incentivar a conscientização e a preservação do recurso essencial para a sobrevivência do planeta.
Neste ano, a campanha intitulada “A resposta está na natureza” tem como tema o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos e, assim, promover a diminuição do desperdício pela falta de cuidados em diversos níveis.
Em sintonia com as ações voltadas à preservação, os cursos da área de meio ambiente oferecidos pelo Senac São Carlos promovem uma série de atividades para despertar a sensibilização dos alunos. Um dos estudos trabalhados durante as aulas foi o projeto de Rodolpho Antonio Rizzoli, ex-aluno do curso Técnico em Meio Ambiente, que envolveu docentes orientadores e uma pesquisa sobre os índices pluviométricos da cidade de São Carlos.
O trabalho de conclusão de curso de Rodolpho buscava uma solução simples para unir melhores práticas ambientais à economia financeira. Para isso, os dados de consumo de uma família de três pessoas foram estudados e alinhados com a possibilidade de implantação de um sistema capaz de captar a água da chuva que cai sobre o telhado da casa.
“O nosso intuito foi reaproveitar o recurso que chega até nós de forma natural em atividades domésticas que não necessitam de água potável, como regar as plantas, lavar o quintal, roupa, carro, etc. Depois de muita pesquisa, percebemos que apenas em três meses do ano, no inverno, os índices pluviométricos registrados em São Carlos apresentariam precipitações menores que a necessidade da casa. Ou seja, em nove meses do ano seria possível economizar”, conta o ex-aluno, que tem o sonho de implantar a ideia e seguir carreira na área ambiental.
De acordo com Bianca Simoni Kancelkis, docente da área de meio ambiente do Senac São Carlos, a importância da disseminação da ideia de que temos um compromisso com o meio ambiente é um dos principais temas abordados com os alunos.
“Temos registrado grandes ideias que surgem após apresentações com explanações teóricas e demonstrações práticas, como a análise do Rio Monjolinho, na qual uma aluna usou diferentes amostragens através de parâmetros químicos para a recuperação da qualidade da água”, diz Bianca.
 Alunos elaboram projeto em parceria com o Ecoeficiência
            Em parceria com o Programa Ecoeficiência – iniciativa do Senac presente em todas as unidades e campi com o objetivo de evidenciar a importância da preservação ambiental por meio de atividades educativas de sustentabilidade –, os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente desenvolveram o projeto Estação de Tratamento da Água, tendo como norteador a comemoração do Dia Mundial da Água. A ação funcionará nesta semana em uma tenda dividida internamente para simular quatro etapas de tratamento da água: captação; floculação e decantação – tratamento químico para a retirada de impurezas; filtração; e cloração.
            “O objetivo principal da atividade é levar conhecimento para que todos possam entender que a água passa por etapas minuciosas para se tornar potável”, afirma Luciana Firmiano de Jesus, representante do Programa Ecoeficiência da unidade.
Em cada segmento, os diferentes estágios do processo de tratamento serão apresentados aos alunos de outros cursos e funcionários da unidade para a conscientização sobre a importância do consumo consciente deste recurso, evitando o desperdício. Esses exercícios e reflexões de conscientização sobre os cuidados com a limpeza dos rios e consumo consciente fazem parte do projeto pedagógico da instituição nos cursos da área de meio ambiente.
Para saber mais sobre as qualificações, procure o Senac São Carlos ou acesse o Portal:www.sp.senac.br/saocarlos.

Nenhum comentário: