segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dimas Tadeu Lima, Presidente da Câmara de Ribeirão Bonito, fala com o Blog do Ronco

O Blog do Ronco realizou entrevistas com políticos de Ribeirão Bonito, e entre elas, o Prefeito Chiquinho Campaner(PSDB), o vice-Prefeito Nanado(DEM) e agora chegou a vez de entrevistar o Presidente da Câmara Dimas Tadeu Lima. Conversamos por um período de 40 minutos, oportunidade em que Dimas falou dos trabalhos do Legislativo e a avaliação que faz do governo Chiquinho Campaner.

Denúncias encaminhadas à Câmara
A câmara recebeu de um cidadão de Ribeirão Bonito 4 denúncias de possíveis irregularidades cometidas na gestão atual do prefeito Chiquinho Campaner:
1-Irregularidades na contratação de coletores de lixo
2-Falta de tratamento adequado na água que abastece toda a cidade
3-Polêmica envolvendo funcionários públicos e sindicato Sismar
4-Dispensa de médicos e servidores da área da saúde.

Das 4 denúncias, duas delas já receberam as assinaturas necessárias para a formação de comissões que avaliarão as possíveis irregularidades dos dois primeiros itens citados acima. Assinaram a abertura de CEI – Comissão Especial de Inquérito: Dimas Tadeu Lima(DEM), Erado Chiavoloni(DEM), Armando Simões(PTN) e Leandro Mascaro(DEM). De acordo com Dimas, as 4 denúncias foram colocadas à disposição dos vereadores para a coleta de assinaturas, porém como não há condições de trabalho para simultaneamente apreciar todas ao mesmo tempo, foram apresentadas as duas primeiras.

Mesmo dando a devida atenção as 4 denúncias, para Dimas a questão da água lhe parece ainda mais grave, por ser crime contra a saúde. O prazo para  assinaturas dos parlamentares corre até o dia 17 de abril próximo, data da próxima sessão, quando serão sorteados os membros que farão  parte das comissões.

“A obrigação da câmara é investigar os atos do prefeito”, disse Dimas, que contou que esteve com outros vereadores, Valdinei de Oliviera(DEM) e João Victor(PSDB) no Tribunal de Contas do Estado TCE, onde foram alertados para que fossem tomadas as devidas providencias, pois havia no Ministério Público inquérito civil e denúncia formalizada no legislativo. “Aqui não tem ninguém para cassar ninguém, a gente não quer ser prefeito, a gente quer levar as coisas certas para o município andar certo”, disse o presidente da câmara.

De acordo com Dimas Lima, os demais vereadores que ainda não assinaram a abertura de CEI, deverão fazê-lo até o dia 17 próximo. “Eu acredito neles...tem que ser investigado as coisas, se não for investigado para que existe câmara?”, falou Dimas que completou: “Todas as denúncias, com base legal, tem que ser investigadas”. Para Dimas até mesmo o vereador da base aliada ao Executivo, Nelson de Souza(PSB), deverá assinar a abertura de CEI.

Ainda sobre a denúncia da falta de tratamento da água na cidade, Dimas falou que agora o crime já teria sido cometido e que portanto, deverá responder por ele, se referindo ao período em que a prefeitura deixou de tratar a água com produtos químicos devidos.

Avaliação do Governo Chiquinho Campaner
O presidente da câmara Dimas Tadeu Lima faz uma avaliação negativa nesses primeiros 100 dias de gestão do governo Chiquinho Campaner. Para Dimas tudo o que foi dito em campanha, ainda nada foi feito, com o agravante de ações tempestivas como as  4 denúncias apresentadas por morador da cidade. “Ele só pensa em juntar dinheiro...dinheiro e não quer pagar ninguém”, avaliou Dimas. Perguntado se nesse período poderia ter sido diferente e ter mostrado para população algo diferente, Dimas foi categórico em dizer que a equipe era excelente para trabalhar juntos e mostrar que seria uma administração realmente diferente das demais.

“Era para ser o melhor prefeito(Chiquinho Campaner), porque ele foi presidente de câmara, foi vereador por 4 ou 5 vezes, foi assessor de deputado é advogado formado, fazer isso daí...? Para mim ele é suicida”, disse Dimas

Dimas disse que por várias oportunidades procurou o prefeito Chiquinho e conversou sobre as ações que vinha sendo tomadas pelo chefe do Executivo, porém o prefeito não ouvia, chegando até mesmo à discussão entre ambos. “O que ele fala aqui, não sustenta lá na frente...não sustenta a palavra”, falou Dimas, e disse ainda, que a prefeitura estaria abandonada, que não teria ninguém para atender no gabinete, que muitas vezes o prefeito não está em período integral.

Avaliação da área da Saúde
A avaliação da área da Saúde pelo presidente da câmara, Dimas Lima, é péssima. “Nós estamos sem pediatra faz 100 dias, que é obrigação do município ter o pediatra, é o básico, ter pediatra, ginecologista e o clínico, e não tem...”  Dimas disse que faltam medicamentos nos postos de saúde, afirmou que a licitação para compra de medicamentos está parada e que falta manutenção nas ambulâncias. “Tudo deteriorado, tudo quebrado”, disse Dimas.

Perguntamos sobre os comentários que surgem na cidade sobre a influência que  teria na área da saúde. “Faz mais de 20 anos que estou na área da saúde, tenho bastante contato com hospitais grande, pessoal da UTI, com médicos, tenho super-relacionamento com médicos de Jau, São Carlos Bauru, São Paulo...em qualquer área que abrange nossa região eu tenho bastante contato”, falou Dimas.

Perguntamos se interfere no trabalho da Santa Casa e na área da saúde, na dispensa de funcionários, Dimas foi categórico: “Não compete a mim isso aí”.

Dimas fez elogios a ex-secretária da Saúde Regina Cano, dizendo de sua competência e presteza com pacientes.

Dimas concorda com o prefeito pelo corte feito de funcionários, médicos e dentistas, mas não da maneira como foi feita. Para Dimas, haveria a necessidade de ser feito um caixa para depois demitir. "Da forma que foi feito, gerou despesas para o município com multas e correções", avaliou
Salários de secretários
O presidente do Lgislativo não concorda com salários de secretários da ordem de R$ 1.200,00. “Como é que você pode ganhar menos que um subordinado seu?”, pergunta Dimas. Para ele fica muito difícil a contratação de pessoas capacitadas com salários baixos. Disse ainda que está tendo muita colaboração dos atuais secretários que estão se sujeitando a ganhar apenas R$ 1.200,00 por mês para colaborar com o município. Para Dimas, de maneira geral, os funcionários estariam descontes.

Possíveis Dossiês
Segundo Dimas Lima, se o jornalista Marcel Rofeal publicou que o prefeito Chiquinho teria dito que possuía dossiês de vereadores(mesmo o prefeito tendo negado), é porque o jornalista tem provas. “A câmara tá firme, não tem medo disso aí não...agente não deve nada para ninguém. Ele que apresente o dossiê contra nós, tem que ter prova...mostra!”

Dimas ponderou dizendo que mesmo sendo péssima a avaliação dos 100 primeiros dias, que se o prefeito Chiquinho ouvir mais sua equipe, que a situação pode melhorar e que estaria disposto a conversar caso haja necessidade. “Estou à disposição”! Falou ainda que todos os vereadores estão dispostos a ajudar a cidade.

Ajuda de custo de alunos que estudam fora
Dimas disse que o prefeito teria dito que não tem recursos no momento e que não poderia ajudar. Para Dimas o valor é pequeno e  bem que o prefeito poderia ajudar os estudantes.

Câmara de Ribeirão Bonito
De acordo com Dimas, o trabalho dos vereadores está perfeito. Avalia que os novos parlamentares têm correspondido à altura em beneficio do município.

Conselho ao prefeito
“Parar de atropelar os outros e escutar mais as pessoas que estão do lado para ajudar ele, a equipe dele”
Mensagem para a população
Desculpa de ter apoiado esse prefeito, me desculpe!”

Nenhum comentário: