sexta-feira, 7 de abril de 2017

Comemorando o dia internacional da saúde

No dia de hoje, 07 de abril, comemoramos o dia mundial da saúde. E segundo a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tema deste ano é a depressão
                                                                                    Fotos: Divulgação
 É preciso estar alerta, a depressão tem tratamento e o primeiro passo é conversar sobre o assunto. A doença, segundo a entidade, afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.

A depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão sobre o que é a doença pode ajudar a reduzir o estigma associado à condição, além de levar mais pessoas a procurar ajuda. Sendo assim, a secretaria da saúde marcou este dia com uma atividade em grupo, no Posto de Saúde do Jardim Centenário. Esta ação pontual reuniu cerca de 40 pessoas, para um bate papo sobre o assunto, práticas de massagem e automassagem e encerrando com um café da manhã comunitário.
As práticas de massagem e automassagem acontecem, três vezes na semana, no Posto de saúde, são acompanhadas pela fisioterapeuta do município e visam melhorar a qualidade de vida dos participantes.  Após dois anos deste trabalho, realizando a coleta de relatos das experiências dos praticantes dos grupos terapêuticos, pode-se observar uma melhora geral na qualidade de vida com muitos relatos de diminuição da intensidade e frequência da dor, melhora na amplitude do movimento, melhora da qualidade do sono, relaxamento das tensões musculares, melhora da consciência corporal. Muitos Idosos relataram diminuição da sensação de fadiga, melhora do quadro depressivo, inclusive alguns idosos relataram que, após a prática, o médico pode até diminuir a medicação prescrita.

Enfim, estas atividades em grupo são uma porta aberta para conversar sobre assuntos de saúde como a depressão, lembrando que, saúde não é apenas ausência de doença, é um todo, e devemos sempre levar em consideração o bem estar físico, psíquico e social.
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira

Fisioterapeuta- crefito3/49373-F

Nenhum comentário: