terça-feira, 4 de abril de 2017

A engenharia infantil, memoráveis brincadeiras de crianças

Sergio Ronco
“Ficou bem distante a época que brincávamos com qualquer pedaço de pau ou caixa de papelão. Dávamos asas à imaginação e colocávamos em prática nossas engenharias modernas. Orgulhávamos de nossas proezas e éramos realmente felizes com  muito pouco. As crianças de hoje não brincam como antigamente, afinal estamos na era do celular, computador, watsapp ...com isso o exercício físico também ficou no passado. Experimente tirar de uma criança o aparelho celular....

Para os meninos, o carrinho de rolimã era indispensável junto com a turma, os amigos. Em cada rua, em cada bairro, existia um grupinho. As meninas brincavam de casinha, com bonecas de pano. Não era preciso ter recursos financeiros para tanto. A bicicleta talvez fosse a mais cara. Quem era dono de uma Monark, era um privilegiado.

Natal era época de brinquedos mais sofisticados. Em São Paulo a famosa Casa São Nicolau apresentava em sua vitrine  os famosos Brinquedos Estrela, porém não era todo mundo que podia ter acesso a eles. O Natal passava e os velhos e adoráveis de sempre voltavam às ruas. O peão, o telefone fabricados com duas latinhas, o perna de pau, o bilboquê  e outros mais. Jogos em grupo tinha espaço também, quem se lembra do jogo de varetas, que diversão!

A "pelada" ocorria no meio da rua com bola de pano, e cada racha que saía, não? A peteca para as meninas era fabricada com penas e serragem. O cavalinho de pau era moda.

O tempo passou e a criatividade deu lugar aos objetos de consumo prontos. O celular não falta no bolso ou nas mochilas das crianças. Para as meninas de preferência, estão no bolso de trás à amostra. Quanto mais aparece, melhor fica no visual.

Será que realmente a felicidade está com as crianças de hoje ou de antigamente?

Nenhum comentário: