segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017 - Ribeirão Bonito

Após uma parada em 2016, o carnaval 2017 saiu às ruas com muita empolgação e descontração. O domingo, o dia mais aguardado por todos, foi palco de um desfile que mexeu com o público presente.
Escola Unidos de Ribeirão sob o comando do Mestre de Bateria Dentão

A Escola Unidos de Ribeirão, coordenado pelo Pelego e tendo a frente da bateria o Mestre Dentão, desceu a rua São Paulo sob aplausos da população. Com 30 integrantes, atentos aos apitos do carnavalesco, o som ecoava com a batida forte e compassada dos músicos.
Passistas se preparam para a apresentação da noite de Domingo

Atrás da bateria, e com carros de som, os grupos animavam a plateia. O mais antigo deles “As Lacraias”, coordenado pelo Galego era o mais esperado. Em determinado ponto da rua principal, a ordem era deitar no chão e realizar algumas ginásticas. Foi o ponto alto da apresentação e do clima alegre do grupo que completou 12 anos.
 As Lacraias mais uma vez levantaram o público presente com muita alegria e descontração

A prefeitura de Ribeirão Bonito apoiou o evento que voltou às ruas. O prefeito Chiquinho Campaner(PSDB) acompanhou o desfile até o final.
Prefeito Chiquinho Campaner cumprimenta o Rei Momo

A tarde do domingo foi de decepção para alguns grupos que foram se posicionando nos locais tradicionais de folia, no centro da cidade. “As Lacraias” e a “Turma do Varejão” estavam próximo ao coreto na  Praça da Matriz.  Em frente ao Ribeirão Bonito Clube, estavam  “Os Barraqueiros” e “Os Embrahmados”.

 As Lacrais na Praça da Matriz - Tristeza com a falta de sensibilidade de alguns

Uma viatura da PM foi até o local e solicitou aos foliões que abaixassem o volume de seus automóveis e caixas de som, pois a informação passada, foi de que havia reclamação de moradores da redondeza. Uma opção dada pelos militares era para que fossem ao Recinto de Exposições, local apropriado para receber os grupos.
Os Barraqueiros

Os grupos acataram a determinação da Polícia Militar, porém ficou visível a decepção  com os reclamantes.
 Galego e Herbert decepcionados com a falta de sensibilidade de alguns moradores

Apesar de saberem antecipadamente dos horários permitidos para ligarem os aparelhos de som, integrantes dos diversos grupos resumiram a reclamação como falta de sensibilidade daqueles que não apreciam o carnaval.

“ A PM está fazendo o papel dela, porém sentimos a falta de bom senso daqueles que reclamam de som alto, afinal estamos no domingo de carnaval e em um horário que não há como prejudicar as pessoas. São 3 horas da tarde, por isso que o carnaval em Ribeirão Bonito vai acabar”, disse Galego, um dos integrantes do grupo “As Lacraias”.

“ Um absurdo isso! Não estamos fazendo nada de mais, apenas nos divertindo em pleno carnaval sem briga e sem desordem” Disse Herbert, do grupo Turma do Varejão.

As Lacraias, 12 anos  desfilando pelas ruas de Ribeirão Bonito
As Lacrais completa 12 anos de fundação. O início foi em 2005 e o grupo contava com apenas 12 integrantes que esperavam a Escola de Samba sair pelas ruas, quando caiu uma chuva intensa e a escola acabou não saindo. 

Era domingo de carnaval,  os 12 foliões não se importaram com a chuva, saíram desfilando pelas principais ruas da cidade e acabou levantando o público presente pela originalidade e pela alegria de seus componentes.

Na terça de carnaval, o grupo voltou às ruas, só que desta vez havia mais de uma centena de seguidores que gostaram da animação do domingo e se integraram ao grupo. A partir daí todos os anos posteriores foram disputados para vestir a camisa das Lacraias.

Galego, o coordenado e fundador do grupo disse que se não houver um incentivo maior, o carnaval de Ribeirão Bonito terá um final triste, após longos anos de animação.

Acidente
A notícia triste do domingo foi a morte de um jovem na SP-215 que bateu seu veículo fortemente em uma árvore no KM 186, em frente a Fazenda Boa Esperança, município de Ribeirão Bonito.

Momentos do domingo de carnaval em Ribeirão Bonito
   Fotos: Ronco

Nenhum comentário: