segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Atenção douradense para essas informações importantes sobre Vacinação contra Febre Amarela

O Blog do Ronco conversou com a Vânia Gastaldi Moreira, responsável técnica da Vigilância Epidemiológica de Dourado, sobre a vacinação que está em curso na cidade, contra a Febre Amarela.
Vânia explica e até recomenda, para aqueles que já foram vacinados contra a Febre Amarela em 2009, ano esse que a cidade disponibilizou a vacina, para que não procurem os postos de vacinação para nova aplicação. Lembrando que o prazo de validade dessa vacina é de 10 anos. "Não há necessidade da antecipação nesses casos", disse Vânia.

O município está atendo ao problema e tem realizado o bloqueio de vetores e também a nebolização. A prioridade é vacinar os moradores na zona rural e os que trabalham nela.

ESQUEMA VACINAL - Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses. Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas, ou sem o comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício desta imunização, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nesta faixa-etária ou decorrente de comorbidades.

Apesar da alta eficácia do imunobiológico, o Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica individual de risco-benefício, não devendo ser realizada em caso de imunodepressão grave.

Perguntamos à Vânia, o caso de suspeita envolvendo um cidadão de Dourado,  Vânia nos disse que ainda não recebeu a resposta do laboratório Adolfo Lutz de São Paulo, onde está sendo analisado. 

Vacinação neta segunda(5)
O município de Dourado está recebendo vacinas e de acordo a chegada dessas vacinas é que estão sendo distribuídas nos locais de vacinação. Hoje, segunda(5), os três postos de vacinação estarão atendo os interessados que  deverão comparecer no horário: das 17h00 às 20h00.

Veja as 32 cidades recomendadas para a vacinação contra a Febre Amarela na região:
Aguaí; Águas da Prata; Américo Brasiliense; Araraquara; Boa Esperança do Sul; Brotas; Caconde; Casa Branca; Descalvado; Divinolândia; Dourado; Gavião Peixoto; Ibaté; Itobi; Matão.

Também recomendam a vacinação nestes municípios: Mococa; Motuca; Nova Europa; Porto Ferreira; Ribeirão Bonito; Rincão; Santa Cruz das Palmeiras; Santa Lúcia; Santa Rita do Passa Quatro; São Carlos; São João da Boa Vista; São José do Rio Pardo; São Sebastião da Grama; Tambaú; Tapiratiba; Trabiju e Vargem Grande do Sul.

Nenhum comentário: