quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Magdalena coloca no ar o prefeito Chiquinho Campaner e o sindicalista Marcelo Roldan para esclarecimentos em discussão ocorrida em Ribeirão Bonito

O Jornalisma José Carlos Magdalena no Jornal da Morada, veiculado pela Rádio Morada do Sol, entrevistou nesta quarta(25) o prefeito de Ribeirão Bonito Chiquinho Campaner(PSDB) e o sindicalista Marcelo Roldan, dirigente do SISMAR – Sindicato dos Servidores de Araraquara e Região. A entrevista teve o objetivo de esclarecer o ocorrido em reunião do sindicato com funcionários públicos de Ribeirão Bonito, na última segunda(23), na Praça da Matriz, local em que houve discussão entre os dois entrevistados.

De início, Magdalena perguntou ao prefeito Chiquinho Campaner qual era a posição do chefe do Executivo diante da acusação da direção do SISMAR , de que o chefe do Executivo havia dito que os sindicalistas eram petistas, comunistas e vagabundos Magdalena perguntou: Chiquinho foi isso mesmo ou tem algum exagero por parte do sindicato.
                                                                     Marcelo Roldan - Foto divulgação
Campaner deu o seu relato dizendo que estava passando pela praça da matriz, quando  foi surpreendido pelo número de funcionários ali reunidos, estacionou o seu veículo e deparou que havia alguns membros do sindicato de Araraquara dialogando com os funcionários, e segundo Campaner, as palavras foram bem claras: "Vocês fiquem espertos com o sindicato. Vocês verificam o que eles conquistam para vocês, e não se esqueçam das dificuldades financeiras que o município está atravessando".

Chiquinho disse que o sindicalista perguntou quem era ele. Chiquinho respondeu que não interessava de quem se travava, e que só teria deixado um recado para os funcionários e ainda alertou para que ficassem acordados com a atitude do sindicato.

Chiquinho disse que conseguiu fazer o pagamento para os funcionários ligados á Saúde, somente no dia de ontem, terça(24), mostrando claramente a dificuldade financeira do município. O chefe do Executivo de Ribeirão Bonito disse que em apenas 20 dias de mandato, está tentando colocar a casa em ordem e reclamou do sindicato que estaria por trás insuflando."É possível se trabalhar dessa maneira?",. perguntou Campaner, que ainda declarou que o sindicato está querendo tumultuar a administração pública.

Campaner disse que foi chamado de coronel pelo sindicalista. "Aqui tem que ter comando, direção, era o que estava faltando em Ribeirão Bonito", disse o prefeito. "Se o sindicato quer dialogar é uma coisa, agora insuflar é bem diferente", completou.

O jornalista Magdalena perguntou ao prefeito Campaner se existiu a frase onde o prefeito teria chamado os sindicalistas de petistas, comunistas e vagabundos.

Campaner iniciou a resposta perguntando se eles(sindicalistas) poderiam tê-lo chamado de coronel. Disse ainda que a resposta foi a altura: "Eu chamei de bando de petistas, comunistas e desocupados".

Nesse momento o jornalista Magdalena abriu espaço para o sindicalista da SISMAR, Marcelo Roldan, que esteve em Ribeirão Bonito no dia da reunião com funcionários e foi quem teve a discussão com o prefeito Campaner.

Roldan iniciou sua fala dizendo que a postura do prefeito Chiquinho Campaner é de coronel mesmo. Marcelo Roldan fez um histórico da participação do sindicato em Ribeirão Bonito que remonta ao ano de 2012 e que sempre foi muito bem atendido pelo prefeito da época Paulo Veiga e pelos funcionários da prefeitura. Citou sobre a reforma administrativa que passaria a estatutário. Segundo Roldan, o sindicato conseguiu reformular a reforma administrativa, e disse ainda que Ribeirão Bonito tem um plano administrativo dos mais modernos da região.

Na gestão do prefeito Nenê Forte, segundo Roldan,  o sindicato continuou com as tratativas com os trabalhadores normalmente sem problemas. Ouvem os trabalhadores nas suas reivindicações e acabam fazendo o meio de campo entre a prefeitura e os funcionários, sempre de forma democrática. " A gente não vai para insuflar ninguém, tumultuar, muito pelo contrário", disse Roldan.

Marcelo Roldan confirmou que o prefeito teria chegado ao local da reunião com funcionários públicos, esbravejando com os mesmos, dizendo que quem fosse atrás do sindicato seria prejudicado, e que sindicato não faz nada....ameaçando. Roldan afirmou ter perguntado ao prefeito Campaner se ele pensava que era algum coronel. Um funcionário público que estava no local, segundo Roldan, teria dito que aquela não era postura de um prefeito. Rondam concordou que aquela postura era desapropriada.

Roldan disse que não sabe como era o comportamento do empresário Chiquinho Campaner com o sindicato que lida em Boa Esperança do Sul e como trata os seus trabalhadores. Chiquinho Campaner é proprietário de uma fábrica de barbantes em Boa Esperança do Sul. Segundo Roldan, o sindicato defende tanto os trabalhadores quanto a excelência no serviço público.

Roldan disse que irá representar o prefeito Chiquinho Campaner na justiça comum, com uma queixa crime. Disse também que esteve na delegacia local e teve a orientação do procedimento legal para a elaboração de um boletim de ocorrência. Alguns servidores que estavam presentes teriam se prontificado a testemunharem o ocorrido, segundo o sindicalista.

Magdalena interrompeu o relato do sindicalista perguntando o que o prefeito Campaner achava da explanação do sindicalista.

Campaner disse: “Eu fiquei tão emocionado(com o relato feito pelo sindicalista) que quase cheguei às lágrimas”. “ Magdalena, eles precisam de ibope para continuar trabalhando. Eu vou fazer as tratativas com o quadro dos funcionários, vou expor da real situação financeira do município, as condições que vamos poder trabalhar e daqui um tempinho vamos verificar as conquistas que o sindicato conseguem para os funcionários públicos municipais de Ribeirão Bonito”

Campaner continuou: “Vou colocar a situação financeira do município em ordem, vou ter que tomar algumas medidas amargas e serão tomadas, isso agradando ou não, mas terão que ser tomadas e serão feitas, e após eu ter o posicionamento do funcionalismo público eu me comprometo a me dirigir a você(Magdalena), quanto ao sindicato eu não tenho nada a tratar com eles”, disse Campaner.

Roldan, após a fala de Campaner disse que não é dessa forma que se age. “ A gente lamenta, afinal ele não é rei, é apenas um prefeito, inclusive está com dois processos de impugnação da candidatura dele, pelo que li o relato do juiz que acatou a denuncia da justiça eleitoral, ele provavelmente será cassado nem vai continuar lá...e isso que fez com os trabalhadores, não é comigo, não é com o SISMAR, Magdalena, o que ele fez foi ameaçar os trabalhadores.

Fonte: Entrevista à Rádio Morada do Sol.

Veja na íntegra a entrevista com José Carlos Magdalena no vídeo abaixo:


Nenhum comentário: