sábado, 3 de setembro de 2016

Voto não tem preço, tem consequência

 VOTO É COISA SÉRIA


Sergio Ronco
Um dos momentos mais importantes de uma democracia está chegando. Esse momento é aquele em que você digita o número na urna eletrônica e consequentemente aparece na telinha a fotografia do candidato que escolheu.

É tão rápido quanto o resultado final divulgado pelo TSE. Image os amigos que depois desse ato rápido, os candidatos tomam posse e passam a governar o município por 4 anos. Se escolhermos mal, teremos que aguentá-los por esse período.

Para que não bata o arrependimento depois, o mínimo que devemos fazer é analisar friamente a vida de cada candidato. É isso mesmo! Análise a fundo, sem qualquer vínculo de amizade ou de troca de favores, afinal, lembre-se serão 4 anos no poder.

Algumas questões são básicas nesse momento de reflexão antes do voto:

*** Esse candidato é capaz?
*** Ele estará alinhado com os anseios da comunidade da qual pertence?
*** Será um bom administrador?
*** Você daria a ele uma procuração para gerir os seus bens particulares?
*** O grupo que está por trás dele é um grupo de pessoas honestas?
*** Você confia no grupo?
*** Esse grupo, junto com o candidato já mostraram do que são capazes?
*** No caso do candidato a vereador, você acha que esse candidato em que você está pensando em dar o voto, sabe realmente qual o papel do vereador?
*** Você acha que ele como seu representante, poderá defender os seus pontos de vista na câmara?
*** Esse candidato é realmente capaz? Na hora de uma discussão na câmara ele saberá se impor? Ou será que vai com o que diz a maioria?
*** Esse candidato a vereador é honesto? Já pesquisou a vida dele?
*** Você sabia que o papel principal de um vereador é fiscalizar o Prefeito. Eu pergunto, esse candidato terá coragem para enfrentar o prefeito se for necessário?
*** Caso esse candidato já tenha sido vereador, como foi o trabalho dele na câmara? Defendeu os interesses da população? Fiscalizou o prefeito? OU SERÁ QUE LÁ ESTEVE SOMENTE PARA GANHAR O SALÁRIO?

Caros amigos, não se deixem levar por falsas promessas, não se iludam com o tradicional tapinha nas costas, promessas de emprego etc. Cuidado com aquele candidato que paga conta de luz, de gás, cesta básica e deixa no posto de combustíveis autorização para você encher o tanque de seu carro. Esse tipo de político vai com certeza querer de volta o que gastou e a única maneira é depois desviar recursos públicos. MUITO CUIDADO!!!

Ouça as propostas dos candidatos, analise e discuta com sua família quem realmente é o merecedor do seu voto.

O Ministério Público é o guardião das eleições, caso você identifique algum candidato que esteja querendo comprar o seu voto, DENUNCIE, pois é crime, e você poderá ser cúmplice se aceitar.

ELEIÇÕES é coisa séria! Estaremos autorizando àqueles em quem votamos, os mais diversos poderes, incluindo administrar a cidade. Daremos a ele as chaves dos cofres públicos, onde anualmente chegam milhões de reais.

Bom voto! Boa escolha!

Nenhum comentário: