quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Histórias que a vida conta: José Lozano Araújo, de família tradicional de Dourado, foi o primeiro prefeito de Paulínia-SP

Dona Chiquinha e o marido José Lozano Araujo

Nascido em Dourado em 28 de fevereiro de 1898, José Lozano Araújo, foi primeiro prefeito da cidade de Paulínia, entre 21 de março de 1965 e 22 de março de 1969. Lozano foi líder do movimento de emancipação desvinculando-se do município de Campinas criando uma nova cidade.

Um dos grandes feitos de Lozano foi trazer para Paulínia a maior refinaria da América Latina, a Petrobras.  José Lozano era filho de espanhóis: Antonio Lozano e Adoracion Carrascosa, sendo casado com a professora Francisca Rubino. Em Dourado, trabalhou ainda muito jovem como caixeiro balconista na Casa Comercial Tavano. 

Aprendiz de marceneiro nas oficinas da Estrada de Ferro Douradense,  foi proprietário do cinema local. Juntamente com Antonio Prado fundou em Dourado o Partido Democrático em 1930. Mais tarde foi nomeado Delegado de Polícia da cidade. Em 1932, na Revolução Constitucionalista, comandou a 1ª Companhia de Jau. 

Terminada a revolução, ainda comandou a tropa de Ourinhos, até a retirada geral das tropas. Nessa época foi para a capital onde trabalhou e ocupou importantes cargos na Assembléia Legislativa do Estado até 1956, quando se aposentou e depois adquiriu uma propriedade rural no Distrito de Paulínea, onde veio a ser o primeiro prefeito. A emancipação ocorreu no ano de 1964, quando Lozano foi aclamado prefeito. José Lozano faleceu em 1974 e é lembrado como o melhor prefeito que Paulínea já teve e acabou emprestando seu nome ao Forum local, escola e até uma rodovia que liga Paulínea a Via Anhanguera. Lozano é orgulho para os douradenses pela sua capacidade, competência e pujança. 

Paulínia quando foi emancipado tinha pouco mais de 10 mil habitantes, hoje com mais de 100 mil habitantes e com uma das maiores arrecadações do país.

Nenhum comentário: