sábado, 21 de maio de 2016

Momento Pet - Pseudociese em cadelas (gravidez psicológica) - Lilian Speranza

A Pseudociese é considerada uma síndrome que acomete animais não gestantes. É muito comum a sua ocorrência em cadelas, geralmente entre 6 a 14 semanas após o período de cio.

Os sinais observados são: aumento das glândulas mamárias com ou sem produção de leite, adoção de objetos ou de filhotes de outras fêmeas, preparação do "ninho" para o local do "parto", lambedura do abdômen, agressividade, ganho de peso e/ou anorexia.

Pode ocorrer também vômito, diarréia, distenção da parede abdominal, aumento do volume de urina, sensação de sede, aumento do apetite.
Estes sintomas podem durar de 4 a 8 semanas. O diagnóstico se dá através dos sinais clínicos e comportamentais apresentados pela fêmea algum tempo após o período de cio.

O tratamento pode ser feito com uso de fármacos esteróides ou antiprolactínicos, assim como um tratamento conservativo, com uso de colar elizabetano para evitar estímulo das glândulas mamárias pelo ato de lambedura e também restrição hídrica por um período de 5 a 7 noites.

Quando o comportamento materno é exagerado convém desviar a atenção do animal estimulando atividades físicas.

Em fêmeas que apresentam estas alterações em todos os ciclos estrais é recomendado a castração, para evitar futuramente o aparecimento de tumores de mama.
Lilian Speranza

Nenhum comentário: