sexta-feira, 13 de maio de 2016

Momento Pet - Lilian Speranza

                                                           Erliquiose canina (doença do carrapato)

A Erliquiose canina é uma doença causada por bactérias (gênero Ehrlichia). Essas bactérias são transmitidas ao animal através da picada de carrapatos contaminados.

Os sintomas da Erliquiose incluem febre, falta de apetite, secreção nasal, depressão e vômitos em sua fase aguda, porém se o sistema de defesa do animal estiver bom, vai evoluir para uma fase crônica. Portanto, ao fazer um hemograma (exame de sangue), uma série de alterações serão encontradas.

Na fase crônica, os sintomas são os mesmos da fase aguda, mas mais atenuados. O animal fica triste, caquético e susceptível a infecções secundárias. Anemia severa e sangramentos por baixa de plaquetas também são comuns.

Pra se ter certeza de que o animal apresenta a doença, além do exame clínico são necessários exames laboratoriais (exames de sangue).

A Erliquiose tem tratamento, que geralmente é feito com antibióticos e algumas aplicações feitas pelo médico veterinário. Quanto antes o tratamento com antibióticos se iniciar, melhor!
Em alguns casos se faz necessária até mesmo transfusão sanguínea. Além disso, uma alimentação especial e algumas vitaminas também ajudam na recuperação, assim como fluidoterapia (aplicação de soro).

Esse tratamento pode durar de 3 a 4 semanas, se estendendo por até 8 semanas. Não existe vacina para Erliquiose. O essencial é o controle dos carrapatos e pra isso é necessário manter seu animal livre deles, com uso de coleiras carrapaticidas e produtos tópicos.

Eliminar os carrapatos do ambiente também é muito importante, lançando mão de pulverizações periódicas. É importante observar que os sintomas da Erliquiose podem ser confundidos com os de outras doenças, por isso é primordial que ao notar algo errado, você leve seu cãozinho ao médico veterinário para que se faça o tratamento adequado!
Lilian Speranza

Nenhum comentário: