terça-feira, 12 de abril de 2016

Escola municipal em Ribeirão Bonito incentiva horticultura


Com apoio voluntário, projeto promove alimentação saudável

   Uma horta educativa foi implantada nas dependências da Escola Municipal Maria Olimpya Ramos Fabbri. Um projeto importante para os alunos, pois contam com uma horta completa, com verduras e legumes de qualidade, sem agrotóxicos, complementando, inclusive, o cardápio da merenda escolar.

   O Projeto Horta objetiva intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes com base no entendimento de que é possível promover a educação de crianças da escola por meio das hortas, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável à prática pedagógica.

   De acordo com a diretora da escola, Maria Izabel Castro da Silva, “as crianças abraçaram o projeto muito bem, e a rejeição das hortaliças e verduras na merenda diminuiu consideravelmente. O resultado disso são essas mesmas crianças levando o conhecimento adquirido pra casa. Elas cobram uma horta em casa aos pais”.

   O projeto foi idealizado pela Direção da Escola e conta com o apoio voluntário do aposentado José Roberto de Almeida, o Zé Lagoa, que diariamente colabora com o cultivo dos canteiros e da professora Tereza Apolari, além da participação dos demais professores, alunos e funcionários. Os alunos participaram desde o início na formação dos canteiros, no preparo do solo, o plantio e cultivo.

“O projeto visa mostrar aos alunos a necessidade de uma alimentação saudável e a arte de cultivar”, explica a diretora Maria Izabel Castro da Silva. 
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: